Apresentação
O Mestrado em Educação Artística é um Ciclo de Estudos profissionalizante, organizado de acordo com os princípios decorrentes da Declaração de Bolonha.
Este mestrado tem como finalidades promover o aperfeiçoamento/aprofundamento e investigação de competências técnico-profissionais para uma educação artística integradora, que fomentem uma prática profissional inovadora e de maior qualidade, através da abordagem de temas específicos sobre os fundamentos epistemológicos e condições histórico culturais da produção artística e da educação estética, em diversos contextos e formas de manifestação.
Este Mestrado é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente nos termos do artigo 54º do ECD.
Progressão na carreira
Este curso é reconhecido pela DGAE | Direção Geral da Administração Escolar para progressão na carreira dos docentes.
Nível de ensino: Ensino Básico, 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário
Grupos de recrutamento: 100, 110, 240, 250, 530, 600 e 610.
Brochura Educação Artística
Comissão de curso
Acesso
Em casos devidamente justificados, poderão candidatar-se ainda:
Objetivos
O Mestrado em educação artística é um Ciclo de Estudos profissionalizante, organizado de acordo com os princípios decorrentes da Declaração de Bolonha.
Este mestrado tem como finalidades promover o aperfeiçoamento/aprofundamento e investigação de competências técnico-profissionais para uma educação artística integradora, que fomentem uma prática profissional inovadora e de maior qualidade, através da abordagem de temas específicos sobre os fundamentos epistemológicos e condições histórico culturais da produção artística e da educação estética, em diversos contextos e formas de manifestação.
Perfil do diplomado
O curso é dirigido a titulares de uma licenciatura ou grau académico equivalente, provenientes de Cursos de Educação de Infância e 1º Ciclo, DESES, Cursos de Educação Visual e Tecnológica e Musical e Cursos Superiores de Música e Belas Artes e de Áreas afins.
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Inovação e Mudança Educacional | EFP | S1 | T:16.00 | P:16.00 | OT:3.00 | 8.00 | Consultar |
Práticas Perfomativas I | ADH | S1 | T:16.00 | P:32.00 | OT:3.00 | 8.00 | Consultar |
Metodologia de Investigação I | EFP | S1 | T:16.00 | P:32.00 | OT:3.00 | 8.00 | Consultar |
Práticas Inclusivas na Educação | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Sociologia e Antropologia da Cultura | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Teorias e Práticas da Educação Artística | ADH | S2 | T:16.00 | P:16.00 | 7.00 | Consultar |
Práticas Perfomativas II | ADH | S2 | T:16.00 | P:32.00 | 8.00 | Consultar |
Metodologia da Investigação II | ADH | S2 | T:16.00 | P:32.00 | 7.00 | Consultar |
Projecto I | ADH | S2 | S:32.00 | OT:2.00 | 2.00 | Consultar |
Oficina de Dança e Drama | ADH | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Criatividade e Imaginativa Onírica | ADH | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Seminário de Apoio ao Projecto | ADH | S1 | S:32.00 | 5.00 | Consultar |
Empregabilidade
Consulte informação em infocursos.mec.pt.
Parcerias e estágios
– AO Norte. Envolvimento dos estudantes nos Projetos Foto Memória, Cine Poesia e nas Conferências Internacionais de Cinema;
– Associação Krisálida. Envolvimento de estudantes no Festival MALUGA);
– Conferência Internacional das Artes. Envolvimento dos estudantes, em articulação do Curso de Mestrado em educação Artística na promoção e organização do evento;
– Universidade de Cabo Verde. Promoção do curso de Mestrado em Educação Artística. Dinamização de atividades artísticas, workshops, exposições e conferências;
– Vivências Artísticas. Projeto Intra e interinstitucional anual.
Projetos
– Conferência Internacional de Cinema. Da responsabilidade da Associação de Produção e Animação Audiovisual Ao Norte, em colaboração com a Escola Superior de Educação (ESE), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Estudantes do Mestrado em Educação Artística, frequentam e dão apoio na organização das masterclasses, workshops e conferências. As Conferências de Cinema de Viana decorrem na ESEVC, promovendo um espaço de reflexão, e de partilha de experiências, divulgação de projetos relacionados com duas temáticas centrais do cinema – “cinema e escola”, e “cinema: arte, ciência e cultura”;
– Momentos Artísticos na Pediatria do Hospital de Santa Luzia, USLAM. Dinamização de atividades artísticas na Ala Pediátrica do ULSAM, proporcionando vivências artísticas e performativas aos respetivos utentes;
– Projeto “Vivências Artísticas”. Desenvolvido anualmente na Escola Superior de Educação (ESE), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para assinalar o dia Mundial da Criança, conta com a colaboração dos estudantes do curso de mestrado de Educação Artística, entre outros cursos envolvidos, proporcionando uma série de atividades artísticas aos mais novos que frequentam as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Viana do Castelo, sensibilizando a comunidade académica e a comunidade em geral para a importância do papel das artes na formação integral do indivíduo, do trabalho em equipa na consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação através da aplicação prática de atividades educativas, proporcionando às crianças que anualmente visitam a ESEVC, para vivenciarem experiências artísticas inovadoras;
– Projeto Encontro Internacional das Artes. Desenvolvido anualmente na Escola Superior de Educação (ESE), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tendo celebrado em 2020 a sua XV Edição, trata-se de um espaço de diálogo entre estudantes e profissionais das Artes, de diversos continentes, onde se divulga e partilha tudo o que vai sendo feito anualmente em diversos contextos, conduzindo a um fortalecimento de relações humanas e profissionais, ao envolvimento em projetos internacionais sistemáticos, em exposições coletivas, criação de galerias de Arte online, consciencializando os estudantes do Mestrado em Educação Artística para diferentes técnicas e estratégias de promoção de atividades artísticas e culturais, envolvendo-os na organização dos diversos eventos;
– Revista Diálogos com a Arte. Publicação anual da revista com artigos resultantes de produção científica de investigadores nacionais e internacionais, bem como de projetos desenvolvidos por alunos e docentes do curso de mestrado em Educação Artística em regime de colaboração intrainstitucional na ESE-IPVC;
– Rural 3.0: Service Learning for the Rural Development. Resulta da existência de parcerias com outras instituições estrangeiras e das ações de colaboração dentro e fora da Instituição: contém acordos e protocolos com instituições europeias congéneres que persistem ao longo de vários anos e têm vindo a aumentar, como é o caso do projeto Rural 3.0: LAG5 (Croatia), LAG Ammersee (Germany), Kaunas district LAG (Lithuania), Galsinma (Spain), Stichting Schutsluis Alblasserdam (The Netherlands), Plenum (Austria) e LAG L’Altra Romagna (Italy).
Com Acreditação em 2017, por 6 anos | Limite de vagas fixado: 25
Registo inicial: R/A-Ef 675/2011 de 18-03-2011
Acreditação: https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/educacao-artistica-7
NOVO | Com Acreditação por 6 anos, contados a partir de 31-07-2022.| Limite de vagas fixado: 25
N.º do Processo: ACEF/2122/0515537
Grau: Mestre
ECTS: 90,0
Número de Anos de Acreditação: 6
Data da Publicação: 14-07-2023
Acreditação: LINK
Estes cookies são necessários para o funcionamento da Plataforma e não se podem desativar nos nossos sistemas. Este tipo de cookies inclui apenas funcionalidades básicas, sendo que, estes não armazenam qualquer informação pessoal.
Estes cookies permitem que o portal forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.