O que é o Erasmus+?
O Programa Erasmus+ desenvolve-se nos setores da educação, formação, juventude e desporto, abrangendo tanto uma dimensão intraeuropeia como uma dimensão de cooperação internacional. Estes setores são fundamentais para ajudar a enfrentar as mudanças socioeconómicas e os principais desafios que a Europa terá de enfrentar até ao final da década, assim como apoiar a execução da estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego, a justiça social e a inclusão.
Tem como objetivo principal apoiar a criação de um espaço Europeu do Ensino Superior e reforçar o contributo do Ensino Superior e do Ensino Profissional avançado para o processo de inovação.
O programa Erasmus+ 2014-2020, que se prolonga até final de 2021 devido à pandemia Covid-19, não oferece apenas oportunidades aos estudantes. Com efeito, resultante da fusão de sete programas anteriores, este programa alarga as oportunidades a uma grande variedade de pessoas e organizações.
Através do Programa Erasmus+, as Instituições de Ensino Superior podem proporcionar aos seus Estudantes, Docentes e Pessoal não Docente um período de realização de estudos ou de estágios, missões de ensino ou formação em Estabelecimentos de Ensino Superior ou Empresas do Estrangeiro, em países elegíveis pelo Programa, com uma duração mínima de 3 meses e máxima de um ano letivo, enriquecendo desta forma o leque de formação da sua população académica através do contacto com outras culturas e a aprendizagem de outras técnicas e competências nas áreas de especialização a que se destinam.
O IPVC participa no programa Erasmus+ na sequência da aprovação da sua estratégia Europeia, traduzida na Carta Universitária Europeia do IPVC.
No âmbito do Programa ERASMUS+ o IPVC disponibiliza os seguintes tipos de ações descentralizadas, geridas pela Agência Nacional:
Mobilidade de Estudantes
Mobilidade Docente – Missões de Ensino (STA)
Mobilidade de Pessoal – Formação Profissional (STT)
Objetivos
O programa Erasmus+ tem como principais objetivos:
Objetivos operacionais