Início / Energias Renováveis Oceânicas
Apresentação
A energia renovável marinha faz parte das atividades emergentes da economia do mar, assumindo repetida e forte expressão em várias políticas e estratégias nacionais e internacionais.
A formação microcredenciada de Energias Renováveis Oceânicas está orientada na ótica da produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis oceânicas, abordando genericamente as principais tecnologias que se apresentam como sendo as mais relevantes no presente e no futuro, nomeadamente as tecnologias para produção de energia eólica offshore e a produção de energia através das ondas.
Esta formação foi desenhada e será implementada em parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Competência em Economia Azul.
A energia eólica offshore será desenvolvida com maior ênfase, sendo identificadas e diferenciadas as diferentes fases de implementação de projetos, os diferentes intervenientes, a respetiva cadeia de valor e as profissões associadas:
No final deste módulo os estudantes deverão ser capazes de:
A formação de Energias Renováveis Oceânicas tem uma abordagem teórica, embora inclua em vários momentos partilha de experiências práticas e frequentes do mercado/indústria.
O módulo abrange as tecnologias de exploração das energias renováveis oceânicas, como a energia das ondas, marés e eólica offshore. Explora desde os princípios fundamentais de geração e conversão de energia até os desafios de implementação e integração dessas tecnologias em sistemas energéticos sustentáveis.
Os alunos desenvolverão competências gerais para analisar sistemas de energia renovável oceânica, entender as tecnologias envolvidas e sua aplicação prática, além de capacidades de inovação, pesquisa e resolução de problemas complexos no setor energético.
O módulo contribui para a preparação dos alunos para trabalhar em empresas do ramo da energia, dotando os alunos com conhecimento particular sobre projetos de energia renováveis em meio offshore.
Calendário
8, 9, 14, 15, 16, 21, 22 e 24 de maio
Horário
Pós-Laboral: 18h30 – 21h30 e uma sessão em formato híbrido presencial/à distância (24 de maio entre as 09h30 – 17h30)
A formação confere 4 créditos (ECTS).
Bolsa Incentivo PRR
Bolsa correspondente a 50% do valor da propina a ser atribuída a quem concluir a formação com sucesso e em tempo útil.
PRR BDA: Blue Design Alliance
Acesso
O reconhecimento a que se referem as alíneas c) e d) do número anterior tem como efeito apenas o acesso à pós-graduação e não confere aos seus titulares a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
Os estudantes finalistas de licenciatura podem ser admitidos condicionalmente, devendo entregar o documento comprovativo da conclusão do curso de licenciatura até ao último dia da pós-graduação.
Objetivos
Esta formação tem o objetivo de dotar os formandos de conhecimentos especializados no tema das energias renováveis do oceano e no oceano, sendo detalhadas cada uma das tecnologias e aplicações.
Perfil do diplomado
A formação microcredenciada de Energias Renováveis Oceânicas dirige-se a todas as pessoas e organizações que pretendam aproveitar as oportunidades que a economia azul oferece, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. É particularmente relevante para:
Saídas Profissionais
O estudante que concluía esta formação está preparado para aproveitar as oportunidades de emprego que estão a surgir a montante do rápido desenvolvimento que se está a assistir na economia azul sustentável em geral, e nas energias renováveis oceânicas, em particular.
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Energias Renováveis Oceânicas | ET | S2 | TP:28.00 | 4.00 | Consultar |
Parcerias e estágios
Esta formação microcredenciada resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Competência em Economia Azul.
Colaboração
De forma a garantir uma forte ligação entre os conteúdos lecionados à experiências práticas desenvolvidas em contexto real, a formação microcredenciada foi concebida com a preocupação de envolver especialista de entidades de referência nos mais diversos temas lecionados.
Neste sentido, de forma a incorporar conhecimentos e competências altamente especializadas nos temas dos Recursos Marinhos Naturais, Biotecnologia Marinha e Aquacultura Sustentável, este curso conta com a colaboração do Blue Bioeconomy CoLAB (B2E CoLAB).
Clara de Moura Santos | moura.clara@gmail.com
Atualmente encontra-se a colaborar com a Principle Power como Vice-presidente de Operações e Manutenção. Neste papel desempenha funções de definição estratégica, desenvolvimento e gestão de negócio. Adicionalmente, é responsável pela estruturação e negociação de contratos comerciais, que agreguem ambas as equipas de Projeto e as equipas operacionais (O&M), focados na simplificação da logística offshore e melhorias tecnológicas para alcançar redução de custos e aumentar a eficiência dos projetos.
Antes de ingressar na Principle Power, ganhou experiência na indústria de petróleo e gás, desenvolvendo métodos de execução para projetos de IMR (Inspeção, Manutenção e Reparação) offshore no Mar do Norte, bem como na instalação de cabos submarinos para projetos de Offshore Wind no Reino Unido.