Aumentar a longevidade e qualidade de vida
Data de publicação

Como viver mais e melhor? A resposta pode estar na intersecção entre exercício físico, alimentação equilibrada e acompanhamento médico. É essa a proposta do seminário que, a 22 de maio, junta em Viana do Castelo especialistas de referência para debater a tríade essencial da longevidade.
A iniciativa é promovida no âmbito do mestrado em Fisiologia do Exercício e Promoção da Saúde.
“A tríade da longevidade e qualidade de vida: Exercício, Nutrição e Medicina” é o tema do seminário que irá decorrer já na próxima quinta-feira, 22 de maio, a partir das 10h, no auditório do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo. A iniciativa, organizada no âmbito do Mestrado em Fisiologia do Exercício e Promoção da Saúde, da Escola Superior de Desporto e Lazer e da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, irá contar com a participação de convidados nacionais e internacionais de referência.
Durante a manhã, os participantes terão a oportunidade de ouvir especialistas como o fisiologista José Vidal, os nutricionistas Paloma Ocaña e César Leão, e a médica endocrinologista Ana Maia. As intervenções irão incidir sobre as melhores e mais atuais práticas para promover uma maior longevidade e melhorar a qualidade de vida das populações.
A sessão da tarde será dedicada à apresentação de trabalhos dos estudantes do mestrado organizador, que abordarão o impacto do exercício físico em contextos como as tendinopatias, diabetes e a saúde no pré e pós-parto.
O seminário é gratuito e destina-se a fisiologistas do exercício, médicos, nutricionistas, enfermeiros e todos os interessados nas áreas da saúde, longevidade e rejuvenescimento.
A iniciativa surge com o propósito de divulgar conhecimento científico atualizado e promover o diálogo entre profissionais das diferentes áreas da saúde, reforçando o papel central da multidisciplinariedade na promoção do bem-estar e da longevidade.