Apresentação
O Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em “Marketing Agroalimentar” (MKTA), visa contribuir para a melhoria das estruturas e dos contextos de valorização comercial dos produtos agrícolas e agroalimentares produzidos no nosso país, e, em particular, na área de influência geográfica da ESA-IPVC.
Neste contexto, emergem particularmente as fileiras do vinho e dos produtos lácteos, cárneos e hortícolas.
Particular atenção merecem também as fileiras do azeite, do mel e do pescado.
Orientado para o mercado, o presente curso disponibiliza as ferramentas básicas e fundamentais necessárias para que os alunos sejam capazes de identificar estrangulamentos comerciais, propor a sua resolução e, em alguns casos, delinear e implementar planos de marketing.
Neste contexto, o curso estará fundamentalmente orientado para as abordagens operacionais, com efetiva concretização no terreno.
Organizado em vinte unidades curriculares, o CTESP em MKTA apresenta uma estrutura especialmente focada nas temáticas do marketing, em particular, naquelas que relevam da utilização de modernos sistemas de relacionamento com o cliente ou com o consumidor final.
Particular interesse é igualmente prestado aos temas da rastreabilidade, da segurança alimentar, da comunicação digital, do relacionamento interpessoal e da gestão de empresas.
Embora o curso em MKTA considere com especial relevância a valorização dos produtos agrícolas transformados, o mesmo proporcionará também, a todos os formados, uma sólida compreensão dos fenómenos genéricos de marketing, permitindo-lhes desta forma o desempenho de funções nesta área do conhecimento, em qualquer setor económico.
Acesso
Podem-se candidatar-se:
Também os maiores de 23 anos que tenham sido aprovados nas provas destinadas a avaliar a capacidade para frequência no Ensino Superior podem candidatar-se.
Contingentes
Candidatos nacionais ou equivalente;
Candidatos internacionais (candidatos que, cumulativamente, não tenham cidadania Portuguesa, não sejam cidadãos de um Estado Membro da União Europeia, não sejam familiares de portugueses ou de cidadãos de um Estado Membro da União Europeia, não vivam ininterruptamente em Portugal há mais de 2 anos em 1 de janeiro do ano de candidatura, não sejam beneficiários, em 1 de janeiro do ano de candidatura, do estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional, não requeiram o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais de acesso e ingresso).
Todos os candidatos estrangeiros terão que solicitar a equivalência das habilitações ao nível do ensino secundário do pais de origem, junto de uma Escola Secundária Portuguesa. A equivalência do seu certificado ao ensino secundário Português é condição obrigatória para a candidatura. Consultar: https://eportugal.gov.pt/servicos/pedir-equivalencia-de-habilitacoes-estrangeiras-do-ensino-basico-e-secundario
Objetivos
O Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em “Marketing Agroalimentar” (MKTA), visa contribuir para a melhoria das estruturas e dos contextos de valorização comercial dos produtos agrícolas e agroalimentares produzidos no nosso país, e, em particular, na área de influência geográfica da ESA-IPVC. Neste contexto, emergem particularmente as fileiras do vinho e dos produtos lácteos, cárneos e hortícolas.
Perfil do diplomado
Em termos específicos, o presente curso visa formar técnicos com conhecimentos, competências e atitudes para:
Saídas Profissionais
O CTSP em Marketing Agroalimentar visa dotar os alunos com as competências necessárias para desenvolverem atividades profissionais nos seguintes locais:
Prosseguimento de Estudos
Os Diplomados com o CTSP em Marketing Agroalimentar podem candidatar-se, com dispensa de prova de ingresso, às seguintes licenciaturas do IPVC:
Agronomia (ESA)
Enfermagem Veterinária (ESA)
Biotecnologia (ESA)
Plano de Equivalências
Equivalências | |||
---|---|---|---|
Marketing Agroalimentar | Agronomia | ||
UCs | ECTS | UCs | ECTS |
Gestão de Empresas | 6 | Economia e Gestão | 6 |
Plano de Negócios | 6 | ||
Introdução à Produção Agrícola e Agroalimentar | 6 | Políticas e Mercados Agrícolas | 5 |
Marketing de Produtos Agroalimentares | 6 | ||
Gestão de Marketing II | 6 | Planeamento e Análise de Projetos | 5 |
Gestão Orçamental | 3 | ||
TOTAL ECTS | 33 | 16 |
Biotecnologia (ESA-IPVC) | |||
---|---|---|---|
UCs do CTESP | ECTS | UCs da Licenciatura | ECTS |
Rastreabilidade e Segurança Alimentar | 3 | Segurança Alimentar | 6 |
Inovação no Setor Agroalimentar | 6 | ||
Gestão de Empresas | 6 | Economia e Gestão | 6 |
Plano de Negócios | 6 | ||
TOTAL ECTS | 21 | 12 |
Gestão (ESTG-IPVC) | |||
---|---|---|---|
Disciplinas do CTESP | ECTS | Equivalências | ECTS |
Técnicas de Negociação e Relação com Clientes | 3 | Técnicas de Negociação e Gestão Comportamental | 3 |
Tecnologias da Informação e da Comunicação | 3 | Sistemas de informação | 3 |
Gestão de Marketing I | 6 | Marketing | 6 |
Gestão de Empresas | 6 | Introdução à Gestão | 6 |
Plano de Negócios | 6 | Empreendedorismo | 3 |
TOTAL ECTS | 24 | 21 |
Marketing e Comunicação Empresarial (ESCE-IPVC) | |||
---|---|---|---|
Disciplinas do CTESP em MKT Agroalimentar | ECTS | Equivalências em MKT e Comunicação Empresarial | ECTS |
Gestão de Empresas | 6 | Organização de Empresas | 5 |
Marketing e Comércio Eletrónico | 3 | Web Marketing e Comércio Eletrónico | 5 |
Ferramentas de Comunicação e Promoção Digital | 3 | ||
Gestão de Marketing I | 6 | Princípios de Marketing | 5 |
Gestão da Cadeia de Distribuição | 6 | Distribuição e Gestão de Vendas | 4,5 |
Gestão da Comunicação | 3 | Comunicação Integrada de Marketing | 5 |
Comunicação Efetiva de Marketing | 3 | ||
TOTAL ECTS | 30 | 24,5 |
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Biologia | CB | S1 | T:16.00 | P:48.00 | 6.00 | Consultar |
Gestão de Empresas | OLM | S1 | T:15.00 | P:49.00 | 6.00 | Consultar |
Gestão de Marketing I | OLM | S1 | T:16.00 | P:48.00 | 6.00 | Consultar |
Introdução à Produção Agrícola e Agroalimentar | CAV | S1 | T:14.00 | P:50.00 | 6.00 | Consultar |
Rastreabilidade e Segurança Alimentar | EA | S1 | T:8.00 | P:24.00 | 3.00 | Consultar |
Tecnologias da Informação e da Comunicação | EIM | S1 | T:32.00 | 3.00 | Consultar |
Ferramentas de Comunicação e Promoção Digital | EIM | S2 | T:32.00 | 3.00 | Consultar |
Gestão de Marketing II | OLM | S2 | T:16.00 | P:48.00 | 6.00 | Consultar |
Inovação no Setor Agroalimentar | EA | S2 | T:9.00 | P:55.00 | 6.00 | Consultar |
Marketing de Vinhos | OLM | S2 | T:7.00 | P:25.00 | 3.00 | Consultar |
Marketing em Feiras e Eventos | OLM | S2 | T:13.00 | P:51.00 | 6.00 | Consultar |
Marketing Pessoal | OLM | S2 | T:6.00 | P:26.00 | 3.00 | Consultar |
Técnicas de Negociação e Relação com Clientes | OLM | S2 | T:7.00 | P:25.00 | 3.00 | Consultar |
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Comunicação Efetiva de Marketing | OLM | S1 | T:32.00 | 3.00 | Consultar |
Gestão da Cadeia de distribuição | OLM | S1 | T:13.00 | P:51.00 | 6.00 | Consultar |
Gestão da Comunicação | OLM | S1 | T:7.00 | P:25.00 | 3.00 | Consultar |
Gestão Orçamental | EFC | S1 | T:8.00 | P:24.00 | 3.00 | Consultar |
Marketing de Produtos Agroalimentares | OLM | S1 | T:8.00 | P:56.00 | 6.00 | Consultar |
Marketing e Comércio Eletrónico | EIM | S1 | T:7.00 | P:25.00 | 3.00 | Consultar |
Plano de Negócios | OLM | S1 | T:11.00 | P:53.00 | 6.00 | Consultar |
Parcerias e estágios