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Apresentação
A formação microcredenciada em Autobiografias: Antropologia, Cinema e Educação terá a duração de 60 h (em regime B-learning) e abordará o tema das autobiografias em diferentes campos, como as artes, o cinema, as ciências sociais, as humanidades e a educação.
A estrutura desta formação será dividida em duas dimensões complementares: uma teórico-prática (30 horas – em regime online, síncrono) e outra prática (30 horas – em regime presencial).
A dimensão teórico-prática oferecerá um enquadramento dos grandes debates sobre autobiografias (reflexões do sujeito sobre a própria vida), autosociobiografias (reflexões sobre a vida no contexto social) e autogeosociobiografias (reflexões sobre a vida considerando as interações entre o eu, os contextos geográficos e sociais). Estes conceitos serão explorados no contexto da Antropologia Visual, do Cinema, das Artes e da Cultura Visual, das Humanidades e da Educação, com destaque para métodos e técnicas de investigação visual, sonora e audiovisual, além da edição e construção do discurso autobiográfico.
A formação em Autobiografias: Antropologia, Cinema e Educação adotará uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, integrando saberes das Artes e Expressões Artísticas, das Ciências Sociais, da Educação, do Cinema e da Antropologia. A componente teórico-prática será realizada online e será comum a todos os estudantes das instituições de ensino superior participantes do projeto. Já a componente prática será realizada presencialmente, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Esta formação fomenta uma abordagem educativa inovadora e diferenciada promovendo a Interdisciplinaridade, já que integra saberes e práticas das áreas de Antropologia, Cinema, Artes, Ciências Sociais, Humanidades e Educação, e a Integração Académica, já que está inserido em diversos programas educacionais, potenciando assim a empregabilidade.
Facilita ainda uma conexão com a Sociedade já que está ancorada em parcerias entre instituições de ensino superior (Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; Universidad Rey Juan Carlos, Espanha) e organizações culturais (AO NORTE – Associação de Animação e Produção Audiovisual, Portugal; Unión de Cineastas, Espanha; Educar la Mirada, Espanha; RIAA – Rede de Investigadores em Antropologia Audiovisual, Brasil; Rede Cultura Visual, Brasil; Associação Olho Largo, Cabo Verde).
Integra também uma abordagem de Investigação pela prática artística envolvendo núcleos de investigação (GECND – Grupo de Estudos em Cinema e Narrativas Digitais da AO NORTE, Portugal; NuPAA – Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, Brasil). Estas promovem a Internacionalização, num diálogo entre América Latina, Europa e África, propiciando a troca de saberes e experiências numa perspetiva global e desenvolvendo uma abordagem diferenciadora no Espaço Europeu.
A formação centra-se no participante, utilizando metodologias ativas para o desenvolvimento de competências, o estímulo ao processo criativo e a apresentação pública dos resultados, envolvendo os participantes em eventos relevantes da área, tais como os Encontros de Cinema de Viana do Castelo, o MDOC-Festival Internacional de Documentário de Melgaço, o Festival do Filme Etnográfico do Recife, o Festival do Filme Etnográfico do Pará e o Encontro de Antropologia Visual da América Amazónica.
Metodologias de ensino e aprendizagem
A formação microcredenciada em Autobiografias: Antropologia, Cinema e Educação assume uma abordagem pedagógica inovadora, ativa e integrada, alinhada com o projeto institucional do IPVC e da ESE-IPVC.
As metodologias de ensino combinam teoria, prática e reflexão crítica, proporcionando uma experiência de aprendizagem dinâmica e adaptada aos desafios educacionais atuais e às necessidades dos estudantes.
A diversidade de métodos visa desenvolver o espírito criativo e a autonomia dos estudantes, incentivando a experimentação e a colaboração interdisciplinar.
As metodologias de aprendizagem incluem:
Calendário
Março de 2025 a maio de 2025
60 horas de contacto: 30 horas – em regime online, síncrono e 30 horas – em regime presencial
A formação confere 4 créditos (ECTS).
Mais informação sobre o PRR|Baits: Ativar (ipvc.pt)
Acesso
Esta formação destina-se a estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo inscritos em qualquer curso conferente de grau ou diploma.
Conteúdos programáticos
A formação microcredenciada em Autobiografias: Antropologia, Cinema e Educação está estruturada em módulos interligados, que fornecem uma visão abrangente e prática das abordagens contemporâneas à Autobiografia. Os conteúdos estão estruturados em módulos e são pensados para estimular a reflexão crítica, a experimentação e o desenvolvimento de projetos artísticos que integrem tecnologias e metodologias inovadoras, nomeadamente:
Objetivos
Perfil do diplomado
Esta formação microcredenciada destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação que vejam no curso formas de integrar as suas metodologias e conteúdos em trabalhos académicos e/ou artísticos.
Cineastas documentaristas, educadores, artistas e cientistas sociais motivados para desenvolver as práticas e as suas fundamentações em projetos e produções artísticas e culturais.
Outros interessados na temática do curso.
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
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Autobiografias: Antropologia, Cinema e Educação | ADH | S2 | TP:60.00 | 4.00 | Consultar |
Frederico Dinis | fredericodinis@ese.ipvc.pt
Hélder Dias | hdias@ese.ipvc.pt
Filipe Rodrigues | f.rodrigues@ese.ipvc.pt
José da Silva Ribeiro | jsribeiro.49@gmail.com
Alfonso Palazón Meseguer | alfonsopalazon@gmail.com
Thelma Panerai Alves | tpanerai@gmail.com