Início / Aquacultura e Biotecnologia Azul
Presentation
(Português)
Com base nos princípios da economia azul e da Agenda 2030 da ONU, a bioeconomia azul emerge como uma abordagem inovadora para a utilização dos recursos marinhos. Ao explorar o potencial biológico dos oceanos, a bioeconomia azul busca promover o crescimento econômico de forma sustentável, preservando a saúde dos ecossistemas marinhos para as futuras gerações.
Dada a relevância que bioeconomia azul apresenta atualmente e o seu potencial futuro, a ação de curta duração de Aquacultura e Biotecnologia Azul pretende dotar os participantes de uma visão holística sobre a bioeconomia azul, capacitando-os a tomar decisões estratégicas e implementar projetos inovadores.
As(os) participantes que concluam com sucesso esta formação, deverão ser capazes, entre outros, de: identificar oportunidades de negócios e desenvolver projetos inovadores nos setores de biotecnologia azul, aquacultura e algas; avaliar de forma 360º os impactos socioeconómicos e ambientais de diferentes iniciativas na bioeconomia azul; contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a bioeconomia azul sustentável.
Esta formação foi desenhada e será implementada em parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Competência em Economia Azul.
(Português)
Abrangendo todos os ambientes aquáticos, desde os oceanos profundos até os rios e lagos, a bioeconomia azul oferece um leque de oportunidades para diversas regiões. Através da biotecnologia marinha, da aquacultura de peixes e algas, e de outras atividades econômicas relacionadas ao mar, a bioeconomia azul impulsiona o desenvolvimento em regiões costeiras e interiores.
A biotecnologia marinha, por exemplo, permite a criação de produtos inovadores a partir de organismos marinhos. Desde medicamentos e biocombustíveis até materiais biodegradáveis, as aplicações da biotecnologia são vastas e promissoras. A aquacultura, por sua vez, oferece uma alternativa sustentável à pesca tradicional, contribuindo para a segurança alimentar e gerando empregos. As algas marinhas, ricas em nutrientes e com diversas aplicações industriais, também desempenham um papel fundamental na bioeconomia azul, ajudando a mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Ao integrar a biotecnologia, a aquacultura e a produção de algas, a bioeconomia azul contribui para o desenvolvimento sustentável e circular. Essa abordagem holística permite criar um sistema económico mais resiliente e capaz de gerar benefícios sociais e ambientais a longo prazo.
Calendário
28, 29 de maio; 3, 4, 6, 11, 12 e 14 de junho
Horário
Pós-Laboral: 18h30 – 21h30 e uma sessão em formato híbrido presencial/à distância (14 de junho entre as 09h30 – 17h30)
A formação confere 4 créditos (ECTS).
Bolsa Incentivo PRR
Bolsa correspondente a 50% do valor da propina a ser atribuída a quem concluir a formação com sucesso e em tempo útil.
PRR BDA: Blue Design Alliance
Access
(Português)
Podem candidatar-se a esta Formação Microcredenciada:
O reconhecimento a que se referem as alíneas c) e d) do número anterior tem como efeito apenas o acesso à pós-graduação e não confere aos seus titulares a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
Os estudantes finalistas de licenciatura podem ser admitidos condicionalmente, devendo entregar o documento comprovativo da conclusão do curso de licenciatura até ao último dia da pós-graduação.
Goals
(Português)
Esta formação tem como objetivo formar pessoas capazes de impulsionar o crescimento da bioeconomia azul, com foco na biotecnologia azul, aquacultura de peixes e algas. Os participantes adquirirão as competências essenciais para aproveitar o potencial económico, social e ambiental dos recursos marinhos, contribuindo para um futuro mais sustentável.
Graduate profile
(Português)
A formação microcredenciada de Aquacultura e Biotecnologia Azul dirige-se a profissionais de diversas áreas, que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a bioeconomia azul e desenvolver competências de liderança para atuar nesse setor em crescimento. É particularmente relevante para:
Professional outcomes
(Português)
O estudante que concluía esta formação está preparado para aproveitar as oportunidades de emprego que estão a surgir a montante do rápido desenvolvimento que se está a assistir na economia azul sustentável em geral, e na bioeconomia azul, em particular.
Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Aquacultura e Biotecnologia Azul | CB | S2 | TP:28.00 | 4.00 | Consult |
Partnerships and internships
(Português)
Esta formação microcredenciada resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Competência em Economia Azul.
Colaboração
De forma a garantir uma forte ligação entre os conteúdos lecionados à experiências práticas desenvolvidas em contexto real, a formação microcredenciada foi concebida com a preocupação de envolver especialista de entidades de referência nos mais diversos temas lecionados.
Neste sentido, de forma a incorporar conhecimentos e competências altamente especializadas nos temas dos Recursos Marinhos Naturais, Biotecnologia Marinha e Aquacultura Sustentável, a formação microcredenciada de Direito do Mar conta com a colaboração do Blue Bioeconomy CoLAB (B2E CoLAB).
(Português)
Maria Coelho
Maria Coelho is a seasoned professional with a unique blend of biology, research, innovation consultancy, and management expertise. Her career journey began with a solid foundation in biology, culminating in a PhD and post-doctoral research in health sciences. Through her international experiences in prestigious institutions like Pitié-Salpêtrière Hospital and the National Institute for Medical Research, she honed her skills in multicultural environments.
Driven to bridge the gap between research and real-world applications, Maria transitioned into innovation consultancy. Her work at Innovayt exposed her to diverse industries and honed her managerial capabilities.
At B2E CoLAB, Maria has played a pivotal role in business development, stakeholder engagement, and project management in a myriad of topics related to innovation within the fields of aquaculture and marine biotechnology – the main mission being bridging Academia with Market/Industry therefore pushing towards knowledge sharing, valorisation and monetization. Her promotion to Coordinator reflects her strategic thinking and operational expertise. As a key leadership team member, Maria is responsible for shaping the company’s direction and ensuring its continued success.
Tânia Almeida
A Tânia Almeida nasceu em Aveiro é Licenciada em Química Aplicada (ramo Biotecnologia) na Universidade Nova de Lisboa, com Mestrado em Microbiologia Molecular e Doutoramento em Biologia ambos na Universidade de Aveiro. Apaixonada pelo processo de transformar conhecimento em ideias inovadoras e criação de valor, tem um percurso profissional entre a academia e a indústria, com participação em vários projetos de I&D na área da Bioeconomia. No seu percurso acumula experiência como técnica de I&D nos Laboratórios farmacêuticos Medinfar S.A e mais de 5 anos como investigadora e gestora de inovação na Klon S.A, uma empresa com atuação na área da Biotecnologia Vegetal.
Posteriormente foi, durante mais de 3 anos, investigadora da Universidade de Aveiro, no projeto Inpactus realizado em co-promoção com a The Navigator Company e o RAIZ, no qual trabalhou no desenvolvimento de dois protótipos de novos produtos de base biopolimérica para os sectores da cosmética e da embalagem. Em 2023 integrou a equipa do B2E como gestora de inovação.
Ana Rita Ribeiro
Ana Rita A. Ribeiro estudou Biologia na Universidade de Aveiro, Portugal, e licenciou-se em 2005.
Durante o último ano de licenciatura, esteve um ano na Universidade de Bolonha, a monitorizar o impacto de estruturas offshore no norte do Adriático. Entre 2004 e 2005, estagiou em aquacultura e nutrição de peixes no CIIMAR, Porto, enquanto se formou como Técnica de Saúde e Segurança no Trabalho. Durante os 4 anos seguintes, realizou o seu doutoramento em Aquacultura e Nutrição, entre a Universidade do Algarve e o NIFES (Norwegian Institute for Food, Fisheries and Marine Research) em Bergen, Noruega.
Durante esses anos, Ana Rita participou ao mais alto nível científico, apoiou alunos de licenciatura e pós-graduação, participou em conferências nacionais e internacionais, tanto como participante como oradora. Mais tarde, mudou de área e trabalhou diretamente com consumidores finais até 2019, nas áreas de F&B, segurança alimentar, tendências de mercado e novos produtos alimentares, lidando diretamente com clientes e fornecedores em diferentes contextos, criando uma vasta rede de contactos.
Em 2020, Ana Rita Ribeiro integrou a equipa do B2E CoLAB como agente de inovação, trabalhando diretamente em literacia e sensibilização dos consumidores, sobre a aquacultura nacional e contribuindo para a inovação da indústria portuguesa. Ao mesmo tempo, Ana Rita trabalhou na promoção de colaborações estratégicas, na criação de novas alianças e negócios, e no desenvolvimento de projetos pré e pós-award. Atualmente Ana Rita Ribeiro atua com Gestora de Projetos e Inovação no B2E CoLAB, expandindo a sua experiência em inovação e liderança, enquanto mergulha em vários domínios de negócio na Bioeconomia Azul.
Taynara Franco
Taynara Franco é bióloga com mestrado e doutoramento em Biologia Animal – Biodiversidade (2011-2017) e possui cerca de 15 anos de experiência na investigação científica concentrada em ecologia de peixes marinhos e estuarinos. Entre 2017 e 2022 esteve como investigadora de pós-doutoramento. Durante os 15 anos de investigação desenvolveu projetos, orientou investigadores de diferentes níveis de formação, participou de comissões de avaliação e deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação.
Entre 2013 e 2023 atuou como consultora ambiental em levantamentos e monitoramentos de fauna para diversas empresas, responsável por coordenar equipas de campo e escrita de relatórios técnicos. Concluiu uma especialização em Modelação Estatística Computacional na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 2022 e um MBA em Environmental, Social and Governance em 2024. Atualmente faz parte do B2ECoLAB como Gestora de Inovação e Life Cycle Assessment, responsável pela implementação do serviço de LCA, execução de serviços comerciais e desenvolvimento de projetos inovação, busca por oportunidades de financiamento e representação em eventos de divulgação da bioeconomia azul.