Provedor do Estudante
Nos termos do artigo 40º dos Estatutos do IPVC, o Provedor do Estudante tem como missão a defesa dos direitos e legítimos interesses dos estudantes, desenvolvendo a sua ação em articulação com as associações de estudantes, com os órgãos e serviços do IPVC e com todas as escolas do Instituto.
Compete-lhe defendê-los e promovê-los, respeitando os inalienáveis princípios da independência, imparcialidade e confidencialidade.
Provedor do Estudante IPVC
Professora Doutora Teresa Gonçalves
Contactos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Provedor do Estudante
Rua Escola Industrial e Comercial de Nun’Álvares, n.º 34
4900-347 Viana do Castelo
T: +351 258 809 610 | F: +351 258 829 065
e-mail: provedordoestudante@ipvc.pt
O Provedor do Estudante é nomeado por despacho do Presidente do IPVC e tem como missão principal, sem poder de decisão, defender e promover os direitos e os interesses legítimos dos estudantes do IPVC.
Sempre que o estudante esgote os recursos institucionais disponíveis para a resolução de problemas de ordem administrativa, pedagógica, social, deverá recorrer à figura do Provedor do Estudante.
Como mediador das partes em conflito, compete ao provedor:
O provedor tem uma função de mediação, mas não tem qualquer poder decisório não podendo:
O estudante, consciente dos seus direitos, mas também dos seus deveres face à instituição, nunca deverá desvalorizar a sua capacidade para resolver os seus problemas numa relação direta com os docentes, com o coordenador de curso, com o coordenador de grupo disciplinar, com os Conselhos e com os gabinetes de apoio ao estudante ou com a direção.
Na impossibilidade de solucionar os problemas deste modo, deve recorrer ao provedor em tempo oportuno, evitando ruturas insanáveis com a entidade em conflito.
O estudante poderá fazer o agendamento de entrevista com a Provedora do Estudante do IPVC através do Secretariado da Presidência do IPVC ou via email ou telemóvel, acordando com a mesma a data e o local.
Na data agendada, o estudante será recebido nos Serviços Centrais do IPVC, onde lhe será indicada a sala da reunião.
Poderá também a provedora, caso existam vários pedidos duma mesma Escola, deslocar-se à mesma com acordo prévio da direção.
Após conversa informal com a provedora, e caso daí não resulte solução, o estudante deve apresentar queixa por escrito, preenchendo uma ficha específica da qual constarão os seguintes itens: