Início / Trajetórias (In)Adaptativas do Desenvolvimento
Apresentação
A política educativa em Portugal está claramente comprometida com uma Educação Inclusiva (cf. Dl 54/2018) que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
A Formação Microcredenciada de Trajetórias (In)Adaptativas do Desenvolvimento, creditada pelo Conselho Técnico-científico da Escola Superior de Educação do IPVC, tem como objetivo contribuir para uma formação especializada para profissionais que desejam aprofundar competências neste domínio, capacitando-os para lidar de forma eficaz com a complexidade e as exigências de uma sociedade onde a diversidade se assume, simultaneamente, como um desafio e uma oportunidade para uma melhor educação e formação.
Esta formação pretende oferecer conteúdos teóricos e práticos que permitem aos profissionais compreenderem melhor as necessidades dos alunos com necessidades especiais, desenvolverem estratégias de ensino adequadas para promover a inclusão e a aprendizagem desses alunos, e atuarem de forma mais eficaz na promoção da igualdade de oportunidades educacionais para todos.
A formação de Trajetórias (In)Adaptativas do Desenvolvimento analisa os processos de desenvolvimento psicológico na infância, alicerçados numa leitura contextual, sistémica e ecológica do desenvolvimento humano, enfatizando variáveis, condições, contextos e interações subjacentes à diversidade de trajetórias desenvolvimentais. Pretende-se enfatizar o potencial de desenvolvimento, aprendizagem e plasticidade da condição humana, particularmente na infância e adolescência, no sentido de potenciar uma perspetiva crítica e construtiva da prática educativa inclusiva.
Metodologias de ensino e aprendizagem
Trata-se de uma formação de natureza teórico-prática, constituída por momentos de formação presencial conjunta (9h) e de formação na modalidade de Ensino a Distância (8h de formação online síncrona; 8h formação online assíncrona). Adota uma metodologia ativa de aprendizagem com o objetivo de estimular o desenvolvimento de conhecimentos e de competências de intervenção e de reflexão crítica no domínio das trajetórias desenvolvimentais na infância e adolescência. Caracteriza-se por uma combinação metodológica, constituída nomeadamente por exposição de informação, debate dirigido, análise critica de fontes bibliográficas para aprofundamento dos temas, trabalhos individuais e em grupo.
Calendário
Março de 2025 a junho de 2025.
25 horas de contacto: 9 presenciais e 16 online | 137 horas de trabalho autónomo
A formação confere 6 créditos (ECTS).
Mais informação sobre o PRR|Baits: Ativar (ipvc.pt)
Acesso
Podem candidatar-se a esta ACD:
Docentes dos diferentes níveis de educação e ensino: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores do Ensino Secundário profissionalizados; titulares do grau de licenciado ou equivalente legal no domínio das áreas da educação, social ou da saúde.
Conteúdos programáticos
Trajetórias (in)adaptativas do desenvolvimento: conceitos, quadros de leitura e dimensões estruturantes (não-linearidade, influências múltiplas e complexidade).
Principais quadros desenvolvimentais na infância e adolescência: bases neuropsicológicas, padrões de adaptação e inadaptação, e manifestações comportamentais.
Investigação e intervenção desenvolvimental na infância: implicações para uma prática educativa baseada na evidência.
Objetivos
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
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Trajetórias (In)Adaptativas do Desenvolvimento | EFP | S2 | TP:25.00 | 6.00 | Consultar |
Carla Faria | cfaria@ese.ipvc.pt