SIEFLAS | Debate sobre Educação Física, Lazer e Saúde
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Dezenas de especialistas nacionais e internacionais reuniram-se na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do SIEFLAS 2024, para refletir sobre os desafios e inovações na Educação Física, Lazer e Saúde. O evento, organizado pela ESE-IPVC, ficou marcado pela partilha de boas práticas e propostas de reformas estruturais.
“Construindo pontes, desafiando horizontes” foi o mote do XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS-2024), que decorreu de 17 a 19 de outubro, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). O evento reuniu dezenas de investigadores e especialistas nacionais e internacionais, numa dinâmica de partilha de experiências, pensamento crítico e boas práticas.
Durante os três dias do seminário, foram realizadas conferências, mesas-redondas, simpósios e apresentadas mais de uma centena de comunicações científicas. Entre os temas centrais, destacou-se a “Formação de Professores de Educação Física nas Primeiras Idades” e as “Comunidades Educativas Ativas”, dando especial destaque à necessidade de reformas estruturais, que melhorem a qualidade das práticas de Educação Física, resultantes de uma maior interligação entre todas as entidades envolvidas.
O impacto da Inteligência Artificial no futuro do ensino e do desporto e os avanços da ciência e as suas repercussões nos professores, treinadores e “consumidores educados” da atividade física em geral foram outras temáticas abordadas durante o seminário.
O evento contou com a presença de entidades de referência, nomeadamente do presidente da Associação Europeia de Educação Física, Avelino Azevedo, que sublinhou a importância de uma promoção sustentável da atividade física nas escolas e nas comunidades em geral, do docente Luís Paulo Reis, da Universidade do Porto, e do professor catedrático e presidente da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Luís Sardinha. A participação de investigadores de diferentes instituições, incluindo do Brasil, reforçou o caráter internacional do seminário.
O seminário foi coorganizado com o Instituto de Educação da Universidade do Minho e com o Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED).
Duas mesas redondas trouxeram temas essenciais para a atualidade educacional. A primeira, sobre a Formação de Professores de Educação Física nas Primeiras Idades, contou com a participação de académicos e do Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física que, entre vários aspetos, destacou a necessidade de reformas estruturais na formação de professores e de uma agenda política mais focada nesta área que fomente medidas concretas que garantam uma Educação Física sistemática e de qualidade desde as primeiras idades. A segunda mesa redonda centrou-se no conceito de Comunidades Educativas Ativas singularizando-se projetos de referência nacionais, com a presença de representantes dos municípios da Maia, Sintra e Viana do Castelo, bem como do Presidente da Associação Europeia de Educação Física que analisaram e refletiram sobre princípios, estratégias e parcerias fundamentais para a promoção sustentável da atividade física no contexto escolar e comunitário.
O último dia do evento contou ainda com um workshop prático nos centros náuticos de Viana do Castelo, com ênfase nos projetos “Náutica nas Escolas” e “Náutica para Todos” promovidos pelo Município de Viana do Castelo, em parceria com os Agrupamentos Escolares e a APPACDM.