Início / Da Consciência Fonológica à Leitura
Apresentação
A importância do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e escrita tem sido destacada ao longo das últimas décadas, havendo evidências de que a falta desta competência poderá ser um preditor de dificuldades na aquisição do modo escrito. Nesta ACD serão explorados conceitos fundamentais, técnicas e recursos para o desenvolvimento da consciência fonológica e a iniciação à leitura.
Esta ação de curta duração terá o seguinte horário:
Esta ação de formação visa munir de ferramentas essenciais para o desenvolvimento da consciência fonológica e da aprendizagem da leitura nos seus alunos. Ao longo da formação, serão abordados conceitos essenciais e explorados estratégias e recursos didático-pedagógicos a usar no desenvolvimento da consciência fonológica e na “remediação de erro” na leitura e na escrita, de modo a promover a mudança das práticas pedagógico-didáticas dos formandos.
Mais informação sobre o PRR|Baits: Ativar (ipvc.pt)
Acesso
Podem candidatar-se a esta ação de curta duração profissionais da área do ensino/educação, especificamente educadores de infância, professores da educação especial, professores do 1.º ciclo do ensino básico e de português no 2.º ciclo do ensino básico que pretendam aprofundar conhecimentos sobre a consciência fonológica e a iniciação à leitura.
Conteúdos programáticos
Objetivos
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Da consciência fonológica à leitura | EFP | A | TP:25.00 | 1.00 | Consultar |
Clara Amorim | Docente da ESE-IPVC | cfamorim@ese.ipvc.pt
Ana Isabel Pinto | Docente ESE-IPVC | aisabelpinto@ese.ipvc.pt