Unidade de Intervenção em Saúde

Apresentação

Terapia Sistémica (familiar, casal, individual) | Medicina Chinesa e Acupunctura | Reflexologia e Bem-Estar | Meditação

A UI Saúde (Unidade de Intervenção em Saúde) surge na continuidade da UIS (Unidade de Intervenção sistémica) que alarga agora o seu campo de intervenção tendo por objetivo disponibilizar recursos em saúde por forma a dar resposta aos pedidos de alunos, docentes ou funcionários do IPVC e suas famílias, e ainda à comunidade em geral.

Poderão ser efetuadas intervenções nomeadamente em terapia sistémica (familiar, casal ou individual); em medicina chinesa e acupuntura; em reflexologia e bem-estar, e em meditação.

Saiba mais sobre cada área de intervenção!

Com a abordagem em Terapia Sistémica pretende-se:
Promover o bem-estar e a qualidade de vida das famílias, prevenir comportamentos de risco e otimizar o desenvolvimento pessoal e familiar, nomeadamente em situações de perturbação da dinâmica familiar/casal, conflito, dificuldades de comunicação, doença crónica e situações de luto, entre outras.
A Intervenção Sistémica, ao facilitar a comunicação entre os diversos subsistemas familiares, pretende ajudar a família a reorganizar-se e a alterar os padrões de funcionamento anteriores.
As disfunções que envolvem o sistema familiar/casal podem ser de diversos tipos, quando a família se encontra com dificuldades em adaptar-se a uma nova fase do seu desenvolvimento, como acontece, por exemplo, durante a adolescência ou devido a acontecimentos geradores de stress, por exemplo, situações de divórcio ou pós-divórcio.
A consulta pode realizar-se com um ou vários elementos da família que estejam disponíveis para a terapia e para efetuarem mudanças.

Com a abordagem da Medicina Chinesa e Acupuntura pretende-se:
Intervir ao nível energético no sentido de solucionar e prevenir desequilíbrios com reflexo na qualidade de vida, saúde e bem-estar.
Na medicina tradicional chinesa e acupuntura o corpo humano é considerado como uma entidade orgânica para o qual concorre a interdependência do funcionamento dos diferentes órgãos, tecidos e outras partes e cujo equilíbrio energético depende do funcionamento de cada parte “per si” e a saúde/doença depende do equilíbrio/desequilíbrio destes e das funções energéticas de cada parte.

Com a abordagem da Reflexologia pretende-se:
Desenvolver as potencialidades da massagem das zonas reflexas por forma a restaurar e promover o equilíbrio energético no sentido de controlar e/ou prevenir o aparecimento de doenças. A reflexologia consiste numa massagem terapêutica que identifica no pé, na mão e no pavilhão auricular externo determinadas zonas e pontos reflexos que correspondem às diferentes partes que compõe o corpo humano.

Com a abordagem da Meditação pretende-se:
Desenvolver competências ao nível da mente utilizando e desenvolvendo um pensamento adequado que nos permita aumentar o contacto consigo próprio, rumo a um estado mais profundo de bem-estar e saúde.
A meditação consiste numa técnica mental simples, capaz de nos conduzir a um estado que nos renova no nível mais profundo, permitindo a intervenção em/pós situações promotoras de stress levando à dissolução natural do mesmo.

Todas estas abordagens são opções terapêuticas de entre os diversos sistemas de cuidados de saúde que podem ser usadas de forma isolada ou conjuntamente com as formas terapêuticas convencionais.

Local e Contactos

As consultas serão realizadas em Viana do Castelo, na Escola Superior de Saúde;

No caso da intervenção em terapia sistémica – familiar, casal ou individual.

Toda a comunidade pode aceder a este serviço, necessitando de agendar uma consulta através dos seguintes contactos:

Contacto telefónico (Sofia Velho):

Telefone: 258 809 550;

Telemóvel 965 919 690

Contacto Email:

Terapia sistémica – familiar, casal ou individual

terapiafamiliar@ess.ipvc.pt;

Consulta de Medicina Chinesa, Sessões de Relaxamento e de Meditação

acupuntura@ess.ipvc.ptrelaxamento@ess.ipvc.pt

Preçário

AlunosFamiliares alunosComunidade IPVCExternos
Terapia familiar, de casal e individual5 €17,5 €17,5 €35 €