Skip to main content

Lista de notícias

Iniciativa para toda a comunidade

As inscrições para a aula de defesa pessoal estão já a decorrer e podem ser feitas até 21 de abril. Porque a segurança e a defesa pessoal são preocupações de todos, a aula insere-se na política de criação de criação de um ambiente académico seguro, onde os estudantes se sentem bem e integrados. Em resposta às expectativas da comunidade que representa, a Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo vai promover uma aula de defesa pessoal. A iniciativa, que conta com o apoio da Guarda Nacional Republicana (GNR), vai decorrer no próximo dia 24, a partir das 14h30, no ginásio da Escola Superior de Educação do IPVC. Embora organizada pela Associação de Estudantes (AE ESE-IPVC) daquela Escola, a iniciativa “é aberta a toda a comunidade do Politécnico de Viana do Castelo, desde estudantes, docentes e não docentes”, explica a vice-presidente da AE ESE-IPVC, Mariana Pires. A participação na aula de defesa pessoal é gratuita, mas sujeita a inscrição, através do preenchimento de FORMULÁRIO. “A iniciativa vai decorrer numa quarta-feira, dia em que não temos aulas, precisamente para facilitar a participação do máximo número de pessoas possível”, acrescenta Mariana Pires, que conclui dizendo que o número de inscritos tem sido “bastante positivo”. Atenta às sensibilidades da comunidade académica, a AE ESE-IPVC já tinha promovido um workshop sobre violência no namoro.  

Semana UBUNTU | Inscrições em curso

O Politécnico de Viana do Castelo promove, de 20 a 24 de maio, mais uma Semana UBUNTU, desta vez, destinada a colaboradores/as da academia. As inscrições para esta Semana UBUNTU decorrem até 13 de maio, através da inscrição neste FORMULÁRIO. Tal como aconteceu na última edição, também esta irá decorrer na Escola Superior do IPVC que apresentar mais inscrições. Se quer fazer a diferença, integrando esta Academia de Líderes, esta poderá ser a sua oportunidade!  O que esperar desta Semana? Durante a Semana Ubuntu, há uma partilha contínua baseada no desenvolvimento de cinco pilares centrais – autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço – e também na promoção da ética do cuidado, da construção de pontes e da liderança servidora. Os participantes poderão contar com dias recheados de dinâmicas coletivas e individuais, tais como: jogos, visualização de filmes, testemunhos da vida real, momentos de debate e reflexão! A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de meios desafiantes ou que neles queiram trabalhar. Pretende-se acompanhar, facilitar, enriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de vida. Sobre a Academia de Líderes Ubuntu A palavra “UBUNTU” é uma combinação de dois termos: “Ntu”, que significa pessoa e “Ubu”, que significa tornar-se.

Startups e investidores juntos no IPVC

A Startup Portugal está a visitar todos os distritos e, na próxima terça-feira, faz paragem na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, que será palco, do SIM Circuit, um showcase que coloca no mesmo espaço incubadoras e investidores. O projeto é financiado pelo PRR. O “SIM Circuit”, showcase que junta startups, incubadoras e investidores, financiadas pelo PRR, chega à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, já na próxima terça-feira. A iniciativa, promovida pela Startup Portugal, é uma oportunidade para a comunidade académica ficar a conhecer as boas-práticas de aplicação dos novos vouchers para startups e vales para incubadoras e aceleradoras. Simultaneamente, esta ação, que irá acontecer no Auditório Francisco Sampaio, na ESTG-IPVC, a partir das 14h30, afigura-se como uma ocasião para os participantes interagirem em primeira mão com as startups e as incubadoras em fase de arranque ou em processo de expansão, assim como conhecer potenciais parceiros ou investidores da região. A SIM Circuit, que está a percorrer todos os distritos nacionais até ao final do mês, além de divulgar as boas-práticas de aplicação daqueles instrumentos, pretende, também, apresentar a investidores privados os projetos que tiveram sucesso na captação de investimento através do PRR, potenciando-se a ligação entre investimento público e privado. Mais informações e inscrições AQUI. Confira o programa: 14h30 – Welcome Coffee 15h00 – Abertura: Fireside chat com IPVC e incubadoras locais 15h30 – Vouchers para Startups e Vales para Incubadoras e Aceleradoras: Resultados do Distrito 15h45 – Pitch Session: Startups Apoiadas | c/ Q&A & Feedback 16h15 – A Lei das Startups e Reconhecimento de Startup 16h30 – Investimento para Startups: Conheça o Deal-by-Deal apresentado pelo Banco Português de Fomento 16h45 – Encerramento 17h00 – Networking Cocktail

Programa Erasmus + | Food Chase

Food Chase tem como objetivo construir ecossistemas de cadeia alimentar sustentáveis e reduzir os elevados índices de desperdício, que vão desde a produção ao consumo. Num esforço conjunto para combater o desperdício alimentar em toda a Europa, o Politécnico de Viana do Castelo é um dos membros do Food Chase, um projeto financiado pelo Programa Erasmus+, e que tem a missão de construir ecossistemas de cadeia alimentar sustentáveis e reduzir os elevados índices de desperdício, que vão desde a produção ao consumo. Os dados mais recentes demonstram que o desperdício alimentar acontece em diferentes fases, desde a produção até ao consumo. Por isso, a luta contra este desperdício é uma batalha que requer esforços coordenados em todas as etapas da cadeia de abastecimento. O problema está identificado. É agora preciso encontrar soluções. E a chave reside na criação de fluxos eficientes de informação e na colaboração entre os diversos atores do setor alimentar. É a pensar nesta problemática que surge o Food Chase, projeto do qual o Politécnico de Viana do Castelo faz parte, e que teve o seu arranque na última semana, com um encontro em Viana do Castelo, juntando representantes dos 12 parceiros internacionais. O Food Chase – Food Supply-Chain Ecosystems for Sustainability é um projeto de cooperação internacional no âmbito do programa Erasmus+, que junta parceiros de Portugal, Itália, Grécia, Chipre, Turquia, Roménia e Suíça, e que demonstra o compromisso destas instituições na promoção da educação, da inovação e da sustentabilidade na indústria alimentar. O projeto, com a duração de três anos, assume como principal objetivo colocar à mesma mesa pensamento académico, conhecimento científico, organizações e empresas do setor, para que, juntos, encontrem soluções capazes de promover a sustentabilidade e apoiar a economia circular através da criação de Ecossistemas de Cadeia de Abastecimento Alimentar. Projeto de referência na União Europeia Numa fase inicial, o projeto irá centrar-se na criação de um “Quadro de Competências em Cadeia Alimentar”, que servirá como referência na indústria alimentar a nível da União Europeia. Este quadro será essencial para o desenvolvimento de currículos e guidelines inovadoras e experiências práticas destinadas a atualizar e a melhorar as competências dos profissionais do setor. Além disso, Food Chase visa também identificar uma nova figura profissional, “o Especialista em ‘Do Prado ao Prato’”, centrado na redução da pegada ambiental da cadeia de abastecimento alimentar.

Programa Erasmus + | Food Chase

Food Chase tem como objetivo construir ecossistemas de cadeia alimentar sustentáveis e reduzir os elevados índices de desperdício, que vão desde a produção ao consumo. Num esforço conjunto para combater o desperdício alimentar em toda a Europa, o Politécnico de Viana do Castelo é um dos membros do Food Chase, um projeto financiado pelo Programa Erasmus+, e que tem a missão de construir ecossistemas de cadeia alimentar sustentáveis e reduzir os elevados índices de desperdício, que vão desde a produção ao consumo. Os dados mais recentes demonstram que o desperdício alimentar acontece em diferentes fases, desde a produção até ao consumo. Por isso, a luta contra este desperdício é uma batalha que requer esforços coordenados em todas as etapas da cadeia de abastecimento. O problema está identificado. É agora preciso encontrar soluções. E a chave reside na criação de fluxos eficientes de informação e na colaboração entre os diversos atores do setor alimentar. É a pensar nesta problemática que surge o Food Chase, projeto do qual o Politécnico de Viana do Castelo faz parte, e que teve o seu arranque na última semana, com um encontro em Viana do Castelo, juntando representantes dos 12 parceiros internacionais. O Food Chase – Food Supply-Chain Ecosystems for Sustainability é um projeto de cooperação internacional no âmbito do programa Erasmus+, que junta parceiros de Portugal, Itália, Grécia, Chipre, Turquia, Roménia e Suíça, e que demonstra o compromisso destas instituições na promoção da educação, da inovação e da sustentabilidade na indústria alimentar. O projeto, com a duração de três anos, assume como principal objetivo colocar à mesma mesa pensamento académico, conhecimento científico, organizações e empresas do setor, para que, juntos, encontrem soluções capazes de promover a sustentabilidade e apoiar a economia circular através da criação de Ecossistemas de Cadeia de Abastecimento Alimentar. Projeto de referência na União Europeia Numa fase inicial, o projeto irá centrar-se na criação de um “Quadro de Competências em Cadeia Alimentar”, que servirá como referência na indústria alimentar a nível da União Europeia. Este quadro será essencial para o desenvolvimento de currículos e guidelines inovadoras e experiências práticas destinadas a atualizar e a melhorar as competências dos profissionais do setor. Além disso, Food Chase visa também identificar uma nova figura profissional, “o Especialista em ‘Do Prado ao Prato’”, centrado na redução da pegada ambiental da cadeia de abastecimento alimentar.
Atualizado em 15/04/2024

Arquivo

Desculpe, não há resultados que correspondam à sua pesquisa.
Tente pesquisar um termo diferente ou use os filtros disponíveis para navegar.