Skip to main content
Biblioteca

Biblioteca

Apresentação

A Biblioteca da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS) presta apoio bibliográfico e documental a todos os membros da Comunidade Académica do IPVC, bem como a leitores externos.

Funciona em regime de livre acesso, permitindo aos utilizadores consultarem livremente os documentos disponíveis, quer em suporte papel quer em suporte digital.

“A função ideal de uma biblioteca é de ser um pouco como a loja de um alfarrabista, algo onde se podem fazer verdadeiros achados, e esta função só pode ser permitida por meio do livre acesso…se a biblioteca é, como pretende Borges, um modelo do Universo, tentemos transformá-la num universo à medida do homem,…”

                                

História e Missão

Biblioteca da ESS, iniciou a sua actividade em 16 de Novembro de 1976, com a contratação de um funcionário administrativo.

Este funcionário iniciou a sua formação, na área da biblioteca, nessa data, em Lisboa, na antiga Escola de Enfermagem de Ensino e Administração de Enfermagem, com a responsável pelo seu Centro de documentação, a Sra. D. Maria Amélia Hungria, partilhando o mesmo percurso de todas as Escolas de Enfermagem do país.

A criação do serviço Biblioteca, nomeadamente a aquisição do fundo documental e seu tratamento, arrumação e recuperação (numa perspectiva de expansão e crescimento), teve início com a definição uma classificação por grandes temas, ou seja (Enfermagem Comunitária, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem Obstétrica, Administração dos Serviços de Enfermagem, Medicina, Psicologia, Sociologia).

Em 1987, como o sistema utilizado já não respondia às solicitações dos utilizadores, após um encontro entre todos os responsáveis dos centros de documentação das Escolas de Enfermagem do país, criou-se um grupo de trabalho com a finalidade de criar um thesaurus em enfermagem (iniciou-se e concluiu-se até à letra E), quando nesse momento houve o conhecimento que no Brasil estavam a trabalhar com um Thesaurus na área da saúde, traduzido do index médico. Entrou-se em contacto com a Bireme – Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, ao qual criou o vocabulário DeCS- Descritores em Ciências da Saúde, a partir desse momento, todas as escolas do país começaram a utilizar esse thesaurus como instrumento de trabalho, não sem antes se ter iniciado um trabalho baseado nas fichas Taube (ficha descritor e ficha documento), vindo de imediato a solucionar o problema

Em 1990, entra na Biblioteca a era da Informática, com a aquisição do primeiro computador e o início da criação de bases de dados no Programa “Isis 1.0”, versão oferecida pela UNESCO.

Posteriormente, foi adquirida a versão Porbase, tendo seguido toda a sua evolução e percurso até ao Porbase5 (Mind Prisma).

Em 1995, transferiu de local. Transferência que voltou a acontecer em 2013, com a construção do novo complexo pedagógico, ao qual a Biblioteca ai conseguiu encontrar um local que correspondesse às suas necessidades de forma a conseguir prestar um serviço mais eficiente.

Horário Biblioteca

Período Letivo:

Segunda a sexta-feira: 09h00 – 20h00

Paragem Letiva:

Férias de Natal, Carnaval e Páscoa

Segunda a sexta-feira: 09h00 – 13h00 | 14h00 – 17h00

Exceções:

Encerrado em Agosto

A Biblioteca terá os seus serviços encerrados em dias de Tolerância de ponto concedida pelo Governo ou Dispensa de serviço aos funcionários docentes e não docentes do IPVC concedida pelo Sr. Presidente do IPVC.

Instalações da Biblioteca

Com a mudança para as novas instalações a biblioteca possui uma sala de pesquisa e consulta presencial com 186.68 m2, e a capacidade para 20 mesas e 88 Lugares sentados, tal como quatro salas destinadas a trabalhos de grupo e um gabinete de trabalho.

Balcão de atendimento – É a zona do primeiro contato do utilizador com a Biblioteca, a partir da qual tem acesso aos diversos espaços públicos, onde pode efetuar a sua inscrição nos serviços, devolver ou requisitar documentos, obter informações.

Expositor – encontra-se um expositor das aquisições mais recentes feitas pela Biblioteca

Leitura geral– É onde se encontram os documentos para consulta local, o fundo de empréstimo domiciliário, assim como áreas de leitura, estudo e de trabalho com computadores portáteis.

Salas de estudo – Utilizadas para efetuar trabalhos de grupo

Acervo da Biblioteca

O acervo documental da Biblioteca da ESS é composto maioritariamente por documentação impressa.

Ao qual destacamos o livre acesso a uma média de 7300 obras em formato papel, tal como a assinatura e a oferta de um número bastante elevado de publicações periódicas.

A biblioteca permite que os utilizadores tenham acesso a documentação em suporte digital, estando os principais links disponíveis na página inicial da Biblioteca.

De forma a facilitar a consulta da documentação impressa está ordenada de acordo com a CDU (Classificação Decimal Universal), pelas seguintes áreas do conhecimento.

Serviços da Biblioteca

São fornecidos vários serviços de apoio aos utilizadores, devendo salientar entre eles:

– Livre acesso às estantes

– Acesso ao catálogo (Packweb)

– Atendimento personalizado

– Listagens com as temáticas solicitadas

– Ajuda na pesquisa dos documentos

– Ajuda na pesquisa dos documentos;

– Difusão seletiva da informação;

– Informação através de e-mails;

– Leitura de presença (revistas, teses) e domiciliária (livros);

– Localização de publicações periódicas, existentes a nível nacional e obtenção do referido artigo.

– Apoio aos alunos na elaboração das referências bibliográficas de acordo com a NP 405 (1, 2, 3, e 4) e APA;

– Empréstimo interbibliotecas

Atualizado em 18/03/2021