Skip to main content

Lista de notícias

2.ª fase de candidaturas até 20 de julho!

Está a decorrer a 2.ª fase de candidaturas aos mestrados do Politécnico de Viana do Castelo. O período estende-se até 20 de julho. O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem abertas candidaturas para os diversos mestrados que vão funcionar no próximo ano letivo. A segunda fase de candidaturas decorre até ao próximo dia 20. O IPVC volta a apresentar um leque diversificado de mestrados, alinhado com as exigências do mercado de trabalho e com as necessidades emergentes da sociedade. Com uma oferta atualizada, o Politécnico de Viana do Castelo apresenta programas de mestrado em áreas estratégicas como Saúde, Educação, Gestão, Engenharias, Turismo, Tecnologia, Marketing e Desporto As candidaturas são exclusivamente online. Confira abaixo os calendários dos diferentes programas de mestrado: Mestrados IPVC 2.ª Fase de candidaturas – até 20 de julho Mestrados APNOR 1.ª Fase de matrículas – 02 a 09 de julho 2.ª fase de candidaturas – 01 a 22 de agosto  Mestrados Profissionalizantes da Escola Superior de Educação do IPVC O IPVC apresenta ainda três mestrados de habilitação profissional para a docência, que têm um calendário próprio: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico 1.ª Fase de candidaturas – 16 de junho a 27 de julho A aposta do Politécnico de Viana do Castelo na formação pós-graduada reflete o seu compromisso com o desenvolvimento do território, a qualificação dos profissionais e a promoção de respostas académicas ajustadas aos desafios contemporâneos. As candidaturas são exclusivamente online e devem ser submetidas em: Candidaturas (ipvc.pt). Mais informações através do seguinte link.

Escolhe já a tua pós-graduação no IPVC!

Está a decorrer a 1.ª fase de candidaturas às pós-graduações do Politécnico de Viana do Castelo para o ano letivo 2025/26. A oferta formativa inclui duas novas formações especializadas: Cuidados Paliativos Pediátricos, na Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC), e Direito, Desporto e ESG, na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESL-IPVC). As candidaturas para estas e para todas as pós-graduações do IPVC são feitas exclusivamente online até 9 de julho. O Politécnico de Viana do Castelo abriu o período de candidaturas às suas pós-graduações para o próximo ano letivo, com um portefólio que continua a crescer e a diversificar-se. A oferta para 2025/26 integra duas novas formações que vêm responder a necessidades emergentes da sociedade e do mercado de trabalho: Cuidados Paliativos Pediátricos, promovida pela Escola Superior de Saúde, Direito, Desporto e ESG, dinamizada pela Escola Superior de Desporto e Lazer. Estas novas pós-graduações reforçam a ligação da instituição às dinâmicas regionais e nacionais, cruzando saberes académicos com a realidade profissional e social. Mas há muito mais para descobrir no leque de opções de formações que o Politécnico de Viana do Castelo tem para oferecer no próximo ano letivo. As candidaturas decorrem até 9 de julho e são submetidas exclusivamente online, através do portal: https://candidaturas.ipvc.pt. Poderá consultar AQUI todas as pós-graduações que o IPVC terá a funcionar no próximo ano letivo, nomeadamente ciclo de estudos, vagas, regime de funcionamento ou critérios de seriação.

Novas informações sobre a prova

Candidatura à Prova de Avaliação de Conhecimentos, do Concurso Especial de Acesso e Ingresso no Ensino Superior para titulares de Cursos de Dupla Certificação do ensino secundário e dos cursos artísticos especializados. Todos os candidatos foram contactados via e-mail ao longo destas últimas semanas. A Prova realiza-se no dia 1 de julho de 2025 (terça-feira): Local: Escola Superior de Educação (ESE-IPVC) – Avenida Capitão Gaspar de Castro, 4901-908 Viana do Castelo Hora da Prova – 14H30 O(a) Candidato(a) deve apresentar-se no local às 14h00, com o documento de identificação, com caneta azul ou preta.  Para os candidatos que vão realizar a prova de Economia: deverão ser portadores de calculadora não alfanumérica, não programável. Para os candidatos que vão realizar a prova de Matemática: poderão ser portadores de uma calculadora científica. Mais se informa que a Prova tem a duração 120 minutos + 30 minutos de tolerância. Informa-se que a distribuição por salas das provas, a realizar no dia 1 de julho, é a seguinte: Variante Biologia – (sala 8 e sala 9) Variante Economia – (sala 7) Variante História da Cultura e das Artes – (sala 8) Variante Matemática – (salas 10, 11 e 12) Variante Psicologia – (sala 7) A distribuição nominal por salas, nomeadamente nas variantes de matemática e de biologia, encontra-se afixada na Escola Superior de Educação, no hall de entrada. Pela Comissão Organizadora, REDE NORTE ( IPB, IPCA, IPP, IPVC, UTAD)

IPVC reforça liderança na inovação pedagógica

Especialistas da OCDE e da Sorbonne Université participam no encontro que junta cerca de duas centenas de docentes e projetos transformadores. O EPIC: Estratégia Pedagógica de Inovação e Criatividade acontece ao longo de todo o dia de sexta-feira. É já esta sexta-feira que o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe o II Fórum EPIC – Estratégia Pedagógica de Inovação e Criatividade, um evento que pretende transformar Viana do Castelo no centro da discussão sobre o futuro da pedagogia no ensino superior. A iniciativa, que irá juntar cerca de duas centenas de participantes, irá decorrer no Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, e reúne especialistas nacionais e internacionais, que irão debater e apresentar projetos de inovação pedagógica, assim como representantes das instituições que integram o consórcio EPIC. O encontro será um espaço de debate e partilha sobre práticas de ensino mais inclusivas, digitais e centradas no estudante. Entre os nomes em destaque no programa estão Stéphan Vincent-Lancrin, perito da OCDE em Políticas Educativas, e Joana Daaboul, Diretora de Relações Internacionais da Université de Technologie de Compiègne (Sorbonne Université) e membro da Universidade Europeia SUNRISE. Além das sessões plenárias, o Fórum contará com sessões paralelas onde serão apresentados projetos inovadores desenvolvidos no âmbito dos quatro percursos do EPIC – +Digital, +Estudante, +Plural e +Rede –, conduzidos por docentes e equipas das instituições parceiras. Momentos informais como o “Tasting & Talking” e o “Grazing & Gathering” foram pensados para estimular o diálogo e a criação de redes entre participantes. “Acolher este Fórum é um sinal do compromisso do Politécnico de Viana do Castelo com a transformação do ensino superior. É também uma oportunidade para reforçar a ligação entre instituições, partilhar boas práticas e refletir sobre os próximos passos da inovação pedagógica em Portugal”, afirma Ana Teresa Oliveira, Pró-Presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica. O EPIC: Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação é um projeto financiado pelo PRR, através da medida “Impulso Mais Digital”, e coordenado pela Universidade do Minho. O consórcio integra seis instituições públicas de ensino superior e visa criar Centros de Excelência em Inovação Pedagógica, com foco na capacitação docente e na criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e eficazes. O consórcio EPIC, liderado pela Universidade do Minho, integra mais cinco instituições públicas de ensino superior: Universidades de Aveiro e da Beira Interior e os Politécnicos de Viana do Castelo, do Cávado e do Ave e Leiria. O EPIC assume-se como motor da transformação pedagógica no ensino superior, apostando na capacitação dos docentes, na valorização do desempenho pedagógico e na criação de ecossistemas de aprendizagem mais flexíveis, interativos e centrados no estudante. PROGRAMA
Atualizado em 03/07/2025

Arquivo

Desculpe, não há resultados que correspondam à sua pesquisa.
Tente pesquisar um termo diferente ou use os filtros disponíveis para navegar.