Nova residência nasce na ESTG com 400 camas
Data de publicação

Empreitada inclui cantina, gabinete de saúde, ginásio e quartos adaptados, e integra plano estratégico que quase duplica a oferta de alojamento estudantil acessível no Politécnico de Viana.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) deu hoje mais um passo decisivo no reforço da sua política de apoio aos estudantes, com a consignação oficial da obra da nova residência académica a construir no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), junto à Praia Norte, em Viana do Castelo. A cerimónia decorreu esta quinta-feira na Biblioteca Professor Barbosa Romero.
Adjudicada ao consórcio formado pelas empresas Domingos da Silva Teixeira, S.A. e Cari Construtores, S.A., a obra representa um investimento de 15.397.000 euros, acrescidos de IVA, totalizando 18.938.310 euros. O prazo de execução é de 12 meses. A futura residência disponibilizará 400 novas camas, distribuídas por 160 quartos duplos, 40 quartos individuais, 10 quartos adaptados para estudantes com mobilidade condicionada, 10 estúdios individuais e 10 estúdios duplos. Todos os quartos serão equipados com casa de banho privativa.
O edifício incluirá ainda uma cantina e bar, gabinete de saúde, área de fitness e diversos espaços de utilização comum, desenhados para responder às necessidades académicas, sociais e de bem-estar dos estudantes. Esta nova infraestrutura, explica o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, “traduz-se uma aposta clara na qualidade das condições de vida estudantil e num modelo de alojamento funcional, acessível e inclusivo. Esta é uma obra com um impacto enorme na vida académica dos nossos estudantes. Não se trata apenas de alojamento, mas de criar um verdadeiro ambiente de bem-estar, segurança e integração para quem escolhe estudar no IPVC”. O presidente do IPVC sublinha ainda que “a residência da Praia Norte representa um novo paradigma de vivência universitária e vem reforçar a nossa missão pública de garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.”
Carlos Rodrigues rematou dizendo que o auto de consignação “é um dos momentos mais impactantes e mais satisfatórios pelos quais passei ao longo dos 36 anos de dedicação a esta instituição. É uma obra de extrema relevância quer para o IPVC e os seus estudantes, mas também para toda a região.”
Presente também na cerimónia do auto de consignação, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reforçou o papel do Politécnico de Viana do Castelo como “o maior projeto transformador do plano social do distrito”. Foi e continua a ser esse projeto transformador, porque, ao criar condições para garantir o futuro de milhares de estudantes, está, “mais uma vez, a assumir um papel estratégico no desenvolvimento do país. O IPVC é parceiro crucial nos principais projetos de desenvolvimento do concelho, e a construção desta residência é fundamental para a afirmação não só da instituição, mas de toda a região.”
Um investimento “nobre” que será “a casa” para 400 estudantes
Da Agência Erasmus, Andreia Godinho Lopes destacou a capacidade de “resiliência” do Politécnico de Viana do Castelo, assim como a capacidade da instituição em ultrapassar obstáculos, para avançar com a construção de “um tão importante equipamento” composto por 400 camas “a preços que os estudantes podem pagar. Poucos são os investimentos tão nobres como este. Mais do que uma residência, esta será a casa para os estudantes.”
Já Eurico Soares, representante do consórcio que venceu o concurso, afirmou que a construção de um equipamento de tão significativa envergadura representa, “para todos nós, muito mais do que a edificação de um conjunto de infraestruturas. Representa um investimento claro no futuro dos jovens, no acesso equitativo ao ensino superior e na criação de melhores condições de vida para os estudantes. Estamos profundamente conscientes de que este projeto significa construir não apenas um edifício, mas um futuro para os estudantes.”
A nova residência insere-se numa estratégia alargada do IPVC de reforço e qualificação da sua rede de alojamento estudantil, que já posicionava a instituição como uma das que disponibiliza maior número de camas a nível nacional. Com a construção da residência da Praia Norte, a par da nova residência em Valença (56 camas), da adaptação da antiga Escola Primária de Prado, em Melgaço (21 camas), e da reabilitação do edifício da antiga Pousada da Juventude no mesmo concelho (38 camas), a oferta do IPVC aproxima-se de duplicar face ao volume atual.
“Este investimento não é isolado. Faz parte de um plano consistente que cobre todo o território onde o IPVC está presente. Queremos garantir que nenhum estudante fica para trás por falta de alojamento condigno ou por razões económicas. Apostamos em soluções sustentáveis, próximas, bem equipadas e acessíveis”, acrescenta ainda o presidente do Politécnico de Viana.
Paralelamente, está em curso a renovação da residência do Centro Académico (132 camas), cuja conclusão está prevista para setembro deste ano. No final de junho também se iniciou a reabilitação da residência da Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), em Ponte de Lima (137 camas), seguindo-se a residência da Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), com 119 camas, também em Viana do Castelo.
Este reforço substancial da capacidade de alojamento reflete o compromisso do IPVC com a coesão territorial, o combate às desigualdades no acesso ao ensino superior e a valorização dos territórios onde está implantado. A criação de condições de alojamento a custos controlados, confortáveis e integrados nas dinâmicas locais é uma prioridade estratégica da instituição, que prossegue assim a sua missão pública de garantir ensino superior de qualidade com forte impacto regional.
Residência da Praia Norte do IPVC: Arquitetura Funcional, Sustentável e de Baixo Custo ao Serviço da Comunidade Académica
A Residência da Praia Norte distingue-se também pela sua abordagem arquitetónica funcional, sustentável e de baixo custo, ao serviço da comunidade académica. Com projeto assinado pelos arquitetos Edgar Marinho e Armando Viana, e coordenação técnica assegurada pela empresa Adão da Fonseca Engenheiros Consultores Lda, o edifício foi concebido com base em soluções modulares e construtivas inteligentes, adaptadas ao contexto costeiro e às exigências climáticas da zona. A escolha de materiais duráveis e de fácil manutenção, a orientação solar otimizada, a integração de energias renováveis e os sistemas eficientes de ventilação e climatização refletem um compromisso com a sustentabilidade ambiental e a racionalização de recursos. A linguagem arquitetónica é marcada pela simplicidade e sobriedade, garantindo conforto, eficiência energética e controlo de custos, pilares de uma construção pública responsável, contemporânea e centrada no bem-estar dos estudantes.
IPVC | Residências em Números 2025/26
Às cerca de 600 camas que o Politécnico de Viana do Castelo disponibiliza já no próximo ano letivo para a sua comunidade académica, vão juntar-se mais 400 novas camas, perfazendo um total próximo de mil camas para os seus estudantes. Estes números demonstram não só o compromisso do IPVC em apoiar os seus estudantes e respetivas famílias, mas também evidenciam a preocupação económica e social da instituição. Com a construção da nova residência na ESTG-IPVC, o Politécnico de Viana do Castelo afirma-se como uma das instituições nacionais com maior número de camas por estudante.
Fique a conhecer como vai ser a nova residência:
Inauguração da residência Académica em Valença
Esta quinta-feira foi também inaugurada a Residência Académica em Valença, que servirá os estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC). Trata-se de um investimento de mais dois milhões de euros.
Na construção deste edifício foram usados, pela primeira vez em obras públicas em Portugal, soluções construtivas inovadoras com o sistema híbrido e o método CREE ‘buildings’”, no âmbito do PRR.
O edifício tem três pisos: os dois superiores são reservados para a parte residencial, com capacidade para 56 camas, em 24 quartos duplos e oito individuais. No piso térreo, ficam instaladas as áreas comuns e uma sala multiusos.
Unidade | Número de camas |
Residência Centro Académico (Viana do Castelo) | 132 |
Residência dos Espiritanos (Viana do Castelo) | 109 |
Residência na ESDL-IPVC (Pousada - Melgaço) | 38 |
Residência na ESDL-IPVC (Escola do Prado – Melgaço) | 21 |
Pousada da Juventude de Viana do Castelo | 26 |
Residência AVV (Arcos de Valdevez) | 15 |
A Vianesa Guest House (Viana do Castelo) | 9 |
Residência na ESCE-IPVC (Valença) | 56 |
Pousada da Juventude de Ponte de Lima | 36 |
Residência Pastoral Universitária do Carmo (Viana do Castelo) | 37 |
Residência C. P. de Santa Maria Maior (Viana do Castelo) | 43 |
Outra unidade | 60 |
TOTAL | 582 |