Skip to main content
Biblioteca

Biblioteca

AVISO

Informa-se que será suspensa a contagem do tempo de empréstimo domiciliário entre 12 de julho e 13 de setembro de 2021.

A BIBLIOTECA DA ESE-IPVC DESEJA A TODOS UMAS EXCELENTES FÉRIAS COM BOAS LEITURAS.

Procura no catálogo da Biblioteca o livro que te vai acompanhar nestas férias.

 

A Biblioteca encerra de 6 a 20 de agosto de 2021.

Apresentação

A Biblioteca da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESEVC) presta apoio bibliográfico e documental a todos os membros da Comunidade Académica do IPVC, bem como a leitores externos.

Funciona em regime de livre acesso, permitindo aos utilizadores consultarem livremente os documentos disponíveis, quer em suporte papel quer em suporte digital, tais como:

 

           

História e Missão

A funcionar desde 1986/87, ano em que se iniciaram os primeiros cursos de formação de professores nesta Instituição, a Biblioteca tem vindo a crescer em documentos e serviços. Do antigo fundo do Magistério Primário que herdou aos dias de hoje, conta com mais de 37 500 documentos organizadas segundo a Classificação Decimal Universal (CDU), que apoiam todas as áreas de formação lecionadas; educação – formação de educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico, gerontologia e artes.

A Biblioteca Infantojuvenil (BIJ) com mais de 3 300 documentos, e o Centro de Recursos do Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) com mais de 2 700 obras, são duas mais-valias que contribuem para melhorar a qualidade da formação, assim como o acesso a bases de dados científicas através da B-on.

Funciona em regime de estante aberta permitindo a consulta presencial, a requisição domiciliária, e o empréstimo interbibliotecas a todos os membros da Comunidade Académica do IPVC, bem como a elementos exteriores.

A Biblioteca da ESE-IPVC tem como missão gerir, tratar, conservar e difundir os recursos bibliográficos existentes e produzidos no IPVC, bem como apoiar na aprendizagem, na docência e na investigação da sua comunidade académica.

Instalações

Distribui-se em dois pisos, onde encontramos a sala de consulta presencial e de estudo, salas de trabalho em grupo e terminais com acesso à internet, bem como os serviços técnicos e de arquivo. Existem ainda duas unidades documentais de fundos específicos a funcionar; a Biblioteca Infanto-Juvenil (anexa à Biblioteca Geral) e o Centro de Recursos do Gabinete de Estudos para a Educação e o Desenvolvimento (no Departamento de Estudos para a Educação e o Desenvolvimento).

Documentos e equipamentos distribuem-se pelas seguintes áreas funcionais:

1.º PISO
Balcão de atendimento – É a zona do primeiro contacto do utente com a Biblioteca, a partir da qual tem acesso aos diversos espaços públicos. Neste balcão poderá efetuar a sua inscrição nos serviços, requisitar, renovar ou devolver documentos, obter informações, solicitar fotocópias de documentos não passíveis de empréstimo domiciliário ou impressão de documentos.

Exposição e Publicações Periódicas – Na entrada encontram-se expostas as aquisições mais recentes da Biblioteca. Dispõe ainda de uma área mais informal, onde pode também consultar publicações periódicas, jornais e catálogos.

Leitura geral – É onde se encontram os documentos para consulta local em acesso aberto, o fundo de empréstimo domiciliário, assim como áreas de leitura, estudo e de trabalho onde podem ser usados computadores portáteis.

Gabinetes de trabalho – Podem acolher pequenos grupos de utilizadores que desejem efetuar trabalhos de grupo, trabalhos em computador ou pesquisas na Internet.

2.º PISO
Galeria – No piso superior da Biblioteca os utentes têm para além de mais áreas de leitura, estudo e de trabalho com computadores portáteis, terminais para a realização de trabalhos ou pesquisas. Este espaço pode ainda ser usado como galeria de exposição de trabalhos dos alunos da ESE-IPVC ou exposições externas.

Arquivo – Ocupa parte do segundo piso, com acesso a partir da sala de leitura geral. É uma zona de acesso condicionado aos leitores. Estão concentradas neste espaço as obras mais antigas, fundos reservados, bem como as publicações periódicas inativas.

Fundos Específicos
Biblioteca Infanto-Juvenil (BIJ) – Com entrada própria ou a partir da Biblioteca Geral, este espaço está dotado com literatura nas línguas portuguesa, francesa e inglesa. Também possui uma área dedicada à consulta e uso de documentos não-livro, particularmente jogos e meios para atividades de dramatização, conto e outras. A disposição dos móveis é passível de rápidas alterações, a fim de satisfazer diferentes necessidades, modificando espaços ou gerando novas áreas.

Centro de Recursos do Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) – Encontra-se no Departamento de Estudos para a Educação e Desenvolvimento. Disponibiliza informação ligada às temáticas da cooperação e educação para o desenvolvimento, voluntariado e educação para todos, contribuindo desta forma para a pesquisa e a docência sobre as questões da cooperação internacional na área da educação.

Serviços disponíveis

A Biblioteca da Escola Superior de Educação oferece um conjunto de serviços que visa satisfazer as diferentes necessidades dos seus utilizadores:

Acesso livre – O acesso à sala de leitura, bem como, a consulta dos documentos em estante aberta e utilização dos terminais nas bibliotecas em que são disponibilizados, é livre.

Leitura presencial – Todos os documentos existentes na Biblioteca que não estão em livre acesso são passíveis de consulta mediante a respetiva solicitação.

Trabalho em grupo – Existem espaços destinados aos utilizadores que pretendam efetuar trabalhos de grupo, estudo individual ou coletivo. Em situações pontuais pode ser solicitada a sua reserva.

Empréstimo domiciliário – Todas as publicações podem ser requisitadas para leitura domiciliária, exceto publicações periódicas, obras de referência e documentos devidamente assinalados, de acordo com o definido no Regulamento da Biblioteca. Qualquer documento para empréstimo deve ser apresentado no balcão de atendimento, onde será emitido e assinado o respetivo talão de requisição.

Renovação – A renovação dos documentos pode ser efetuada pelo próprio utilizador na sua área pessoal, diretamente no balcão de atendimento da Biblioteca onde solicitou o seu empréstimo, ou ainda por telefone ou e-mail.

Empréstimo interbibliotecas – Para ter acesso a documentos inexistentes nas Bibliotecas do IPVC poderá tentar obtê-los por empréstimo interbibliotecas (livros, artigos, etc.). Este serviço deve ser solicitado no balcão de atendimento da sua escola mediante preenchimento de formulário próprio existente para o efeito ou através de e-mail.

Referência e apoio a pesquisas – Informações de caráter geral, ou assistência em pesquisas bibliográficas, devem ser solicitadas no balcão de atendimento. Para pesquisas bibliográficas especiais e outras questões relacionadas com a difusão de informação, contatar os serviços de atendimento na Biblioteca ou através de e-mail.

Fotocópias e impressões – É possível fotocopiar ou imprimir na biblioteca. Solicite informação sobre este serviço no balcão de atendimento.

 

Formação

Formação em contexto de sala de aula

A Biblioteca da ESE-IPVC coloca à disposição várias ações de formação, de modo a ir ao encontro das necessidades dos diferentes tipos de utilizador:

  • Formação 1 – Apresentação dos serviços da biblioteca;
  • Formação 2 – Formação PACWEB (Catálogo Coletivo das Bibliotecas do IPVC);
  • Formação 3 – Repositório IPVC;
  • Formação 4 – B-on (Biblioteca do Conhecimento on-line) com informação de outros recursos eletrónicos em acesso aberto disponíveis no IPVC – Exemplo: SCOPUS, Web of Science, etc.
  • Formação 5 – Normas APA
  • Formação 6 – Software de referências bibliográficas Mendeley.

As formações poderão ser solicitadas por qualquer docente/coordenador de curso interessado.

Como solicitar estas ações:

Envie e-mail para a direção da ESE direcao@ese.ipvc.pt, com o conhecimento da Bibliotecária Sónia Silva  sonia.silva@ese.ipvc.pt, facultando as seguintes indicações:

  • Tipologia da ação de formação
  • Data / Horário
  • Curso / unidade curricular / ano/ turma

NOTA: As ações de formação devem ser solicitadas com uma antecedência mínima de 2 semanas. A confirmação far-se-á através de correio eletrónico logo que possível.

Formação de apoio

Formações de cariz prático que procuram ir ao encontro das necessidades da comunidade académica, com o objetivo de fornecer competências e ferramentas de gestão eficaz da informação, ao nível da pesquisa e investigação, seleção e avaliação de diversas fontes de informação, referenciação bibliográfica e software de gestão de referências bibliográficas Mendeley.

  • Pesquisar: e agora?!
  • APA 7th: Descomplicar com o Mendeley

Horário

ANO LETIVO 2020/2021

PERÍODO LETIVO

Segunda a sexta-feira: 09h00 – 17h30

 

PARAGEM LETIVA

Segunda a sexta-feira: 09h00 – 12h30 | 13h30 – 17h00

 

EXCEÇÕES

Exames – Época de Recurso e Época Especial

Segunda a sexta-feira: 09h00 – 12h30 | 13h30 – 17h00

 

AVISO

A Biblioteca encerra de 6 a 20 de agosto de 2021.

Contactos

Balcão de atendimento

Tel. +351 258 806 205
Tlm. +351 937 300 015
E-mail geralbiblioteca@ese.ipvc.pt

Bibliotecária

Nome Categoria E-Mail
Sónia Silva Técnico Superior sonia.silva@ese.ipvc.pt

 

Morada:
Av. Capitão Gaspar de Castro
4901-908 Viana do Castelo
PORTUGAL

GPS:
Latitude: 41º 42’08” N
Longitude: 08º 49’15” W

 

Atualizado em 06/07/2021