Skip to main content
Projeto Desconexão Digital

Projeto Desconexão Digital

Apresentação e missão do projeto

O projeto Desconexão Digital no Ensino Superior surge da participação da Biblioteca Professor Luís Mourão no 14º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, no qual foi apresentado um poster na seção: “Capacitação e protagonismo numa sociedade aberta e sustentável" https://doi.org/10.48798/congressobad.2915 .

Este projeto tem como objetivo divulgar informação, sensibilizar e promover a desconexão dos alunos de Ensino Superior às Redes Sociais.
Pretendemos que Biblioteca Professor Luís Mourão tenha um papel interventivo e educativo sobre os efeitos nocivos da utilização desinformada das redes sociais e dos media. Foi, por isso, criado um programa de formações e atividades para aprofundar a problemática das redes sociais e das “fake news”, a nível individual e coletivo.

Calendário de formações

Curso Disciplina Professor Semestre Datas
ACD Metodologias de Investigação em Arte Susana Camanho 1.º
APTA Investigação e Documentação em Arte Susana Camanho 2.º
EB Comunicação Oral e Escrita Clara Amorim Anual (1.º S)
ESG Iniciação à Prática Profissional I Raquel Gonçalves 2.º

Atividades

Exposição de cartazes
Criação de 18 cartazes para serem expostos na ESE no ano letivo 2023-2024, na Unidade Curricular de Ilustração. Os autores destas obras foram estudantes do 3º ano da Licenciatura de Ates Plásticas e Tecnologias Artísticas que usaram a temática da distopia digital para reinterpretar a desconexão digital.

Ações de formação
Realização de ações de formações de literacia digital e mediática com o propósito de proporcionar aos estudantes da ESE competências em literacia digital e mediática, para perceberem conceitos como o “capitalismo da vigilância”, “business of generating behavioral predictions”, assim como, os perigos associados à desinformação (“fake news”, teorias de conspiração, discurso de ódio, informações publicadas em fontes não contrastadas, etc.), seguindo as recomendações da UNESCO para combater a desinformação.
Formações de literacia digital e mediática específicas para estudantes de gerontologia: nestas sessões pretende-se dar ferramentas a estes estudantes para que possam orientar os idosos dos perigos associados à conexão digital, como fraudes digitais por email, em grupos de redes sociais, sites fraudulentos, etc.

Clube de leitura
Criação de Clube de leitura aberto à comunidade académica do IPVC, como método de promoção da leitura, com obras que abordem o tema da distopia tecnológica e política.

Ciclo de cinema
Realização de sessões de cinema, onde serão projetados documentários e filmes que tratem da problemática da adição às redes sociais, assim como, dos perigos associados às mesmas, em que o Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) será colaborador ativo.

Serviço de referência
Extensão do serviço de referência da Biblioteca Professor Luís Mourão com conteúdo focado na configuração dos smartphones, essencialmente, em como controlar o tempo despendido nas redes sociais e a instalar apps de ajuda à concentração no estudo.

Galeria de pósters

Alexandre Ferreira
Tinta da china sobre papel
Ana Alves
Tinta da china e pintura digital
Ana Pinto
Pintura digital
Ana Sá
Impressão com carimbos sobre papel
Alexandre Ferreira
Ana Taveira
Desenho vectorial
Anna Kanska
Grafite e aguarela sobre papel
Filipa Correia
Grafite e aguarela sobre papel
Filipa Saavedra
Técnica mista sobre papel
Gabriela Castro
Desenho vectorial
Iris Santos
Pintura digital
Juliana Silva
Desenho vectorial
Karolina Novotná
Aguarela e edição digital
Mariana Ribeiro
Técnica mista
Michaela Absolonová
Desenho vectorial
Olga Dragosz
Pintura digital
Atualizado em 27/10/2023