Início / (Português) Sobre a ESE / (Português) Serviços / Biblioteca / (Português) Projeto Desconexão Digital
Projeto Desconexão Digital
Curso | Disciplina | Professor | Semestre | Datas |
---|---|---|---|---|
ACD | Metodologias de Investigação em Arte | Susana Camanho | 1.º | |
APTA | Investigação e Documentação em Arte | Susana Camanho | 2.º | |
EB | Comunicação Oral e Escrita | Clara Amorim | Anual (1.º S) | |
ESG | Iniciação à Prática Profissional I | Raquel Gonçalves | 2.º |
Exposição de cartazes
Criação de 18 cartazes para serem expostos na ESE no ano letivo 2023-2024, na Unidade Curricular de Ilustração. Os autores destas obras foram estudantes do 3º ano da Licenciatura de Ates Plásticas e Tecnologias Artísticas que usaram a temática da distopia digital para reinterpretar a desconexão digital.
Ações de formação
Realização de ações de formações de literacia digital e mediática com o propósito de proporcionar aos estudantes da ESE competências em literacia digital e mediática, para perceberem conceitos como o “capitalismo da vigilância”, “business of generating behavioral predictions”, assim como, os perigos associados à desinformação (“fake news”, teorias de conspiração, discurso de ódio, informações publicadas em fontes não contrastadas, etc.), seguindo as recomendações da UNESCO para combater a desinformação.
Formações de literacia digital e mediática específicas para estudantes de gerontologia: nestas sessões pretende-se dar ferramentas a estes estudantes para que possam orientar os idosos dos perigos associados à conexão digital, como fraudes digitais por email, em grupos de redes sociais, sites fraudulentos, etc.
Clube de leitura
Criação de Clube de leitura aberto à comunidade académica do IPVC, como método de promoção da leitura, com obras que abordem o tema da distopia tecnológica e política.
Ciclo de cinema
Realização de sessões de cinema, onde serão projetados documentários e filmes que tratem da problemática da adição às redes sociais, assim como, dos perigos associados às mesmas, em que o Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) será colaborador ativo.
Serviço de referência
Extensão do serviço de referência da Biblioteca Professor Luís Mourão com conteúdo focado na configuração dos smartphones, essencialmente, em como controlar o tempo despendido nas redes sociais e a instalar apps de ajuda à concentração no estudo.
Acepto las condiciones - Usos y abusos de las tecnologías digitales
Media and information literate citizens: think critically, click wisely!
Crianças, jovens e media na era digital: consumidores e produtores?
Selfies, sexting, autoimagem física – materiais didáticos
Videos:
Vários:
Apps para concentração:
Estes cookies são necessários para o funcionamento da Plataforma e não se podem desativar nos nossos sistemas. Este tipo de cookies inclui apenas funcionalidades básicas, sendo que, estes não armazenam qualquer informação pessoal.
Estes cookies permitem que o portal forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.