7ª Semana das Ciências da Vida e da Terra | Terra.ECO

15/11/2022

Apresentação

A 7ª Semana das Ciências da Vida e da Terra | Terra.ECO vai decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de 21 a 23 de novembro de 2022.

Esta semana conta com a realização de Jornadas e Workshops nas diversas áreas de ensino da Escola, organizados pelas Comissões de Curso, bem como um Workshop de Competências Transversais.

JORNADAS

DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2022

Jornadas em Ciências Animais e Veterinárias - Programa

Jornadas em Ciências Biotecnológicas - Programa

DIA 22 DE NOVEMBRO DE 2022

Jornadas em Ciências Agronómicas - Programa

Jornadas em Ciências e Engenharia do Ambiente - Programa

WORKSHOPS

A participação nos workshops é feita mediante inscrição, para o e-mail gab.acursos@esa.ipvc.pt.

DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2022

- Inscrições até 18 de novembro de 2022

• Workshop Exame Físico e Fisioterapia em Equinos” (Pavilhão Zootécnico, das 14h00 às 18h00)

Comissão organizadora: Joana Reis

• Workshop “Nós pela Natureza – Turismo e Sustentabilidade” (21 de novembro, Sala 4, 10h00 – 12h00)

O workshop será dinamizado pela empresa Explore Iberia (Isabel Sousa) abordando a forma como as empresas de turismo podem contribuir para preservar o ambiente e restaurar a natureza – o caso da CETS – Carta Europeia de Turismo Sustentável e o processo subjacente à adesão das empresas (consórcio, diagnóstico, compromissos, resultados).

Comissão organizadora: Joana Nogueira e Sara Simões

Nº máximo de participantes: 25

• Workshop “Coberturas e paredes verdes: do projeto e construção aos serviços de ecossistema” (21 de novembro, Sala 11, 9h30 – 12h30)

Comissão organizadora: Ana Cristina Rodrigues, Gabriela Dias, Sandra Silva e Isabel Valín

Nº mínimo de participantes: 5; Nº máximo de participantes: 25

• Workshop “Aplicações de sensor LIDAR na monitorização ambiental” (21 de novembro, Sala 1, 9h30 – 12h30)

O workshop será dinamizado pela empresa Detalhe Virtual – Sistemas Técnicos, Lda. e prevê a demonstração de sensores e tecnologias LIDAR

Comissão organizadora: Joaquim Alonso e Cláudio Paredes

Nº máximo de participantes: 25

DIA 22 DE NOVEMBRO DE 2022

- Inscrições até 20 de novembro de 2022

WorkshopResponsávelCurso/ÁreaLocalNº limite de alunos
  • Sistemas bioeletroquímicos: da planta ao microbioma
Ana Cristina Rodrigues
(Patrícia Fonte, Francisca Puga, Carlos Gomes)
Biotecnologia09h30-11h00

Sala 11 e Laboratório de Biotecnologia Vegetal (workshop 1)

15, máximo 20
  • Deteção de OGM em matrizes alimentares (PCR e eletroforese horizontal)
Júlio César Lopes
Isabel Afonso
Biotecnologia11h00-12h30

Laboratório de Sanidade (workshop 2)

máximo 20
  • Deteção de Adulterações em produtos alimentares contendo proteínas lácteas ou proteína do ovo – deteção por testes imunoquímicos.
Isabel Afonso
Júlio César Lopes
Biotecnologia10h00-12h30

Laboratório 3 (workshop3)

Máximo 20

Comissão organizadora: Ana Cristina Rodrigues, Ana Isabel Ferraz, Álvaro Queiroz, Isabel Afonso Paula, Júlio César Lopes, Ana Patrícia Guedes

• Workshop de Prova de Vinhos (Sala 11, 22 de novembro, 15h00 às 17h00)

– Diferentes loureiros de uma só quinta – Quinta do Ameal, com o enólogo Lourenço Charters (Esporão)

– Vinhos da Quinta da Torre – com o enólogo Anselmo Mendes

Comissão organizadora: Raúl Rodrigues, Luísa Moura, Joana Nogueira, Laura Soares, Marinho Cardoso, Isabel Mourão, Miguel Brito, Fernando Nunes e Sofia Rodrigues.

Participação gratuita com inscrições obrigatórias.

DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2022

• Workshop de Desenvolvimento de Competências Transversais (Sala 11, das 10h00 às 12h00)

Título: “os sonhos acontecem quando os fazemos acontecer – saúde mental positiva & resiliência”

Workshop realizado no âmbito dos projetos Projeto RES4ALL e Projeto INPEC+, focados na otimização de sinergias orientadas para o desenvolvimento de competências transversais com a Academia IPVC, designadamente a comunicação, a autoregulação, a resiliência e mais recentemente a saúde mental positiva.

Estimativa de duração: 90 minutos

Nº mínimo de participantes: 10; Nº máximo de participantes: 60

EXPOSIÇÃO

A 7ª Semana das Ciências da Vida e da Terra, que decorre de 21 a 23 de novembro, integra, ainda, a exposição itinerante INFO-RISK “Informar sobre os riscos associados às alterações climáticas no Alto Minho"