JORNADAS EM CIÊNCIAS ANIMAIS E VETERINÁRIAS

Enquadramento e objetivos

O lugar e a importância dos animais na sociedade sofreu uma evolução positiva ao longo dos últimos anos. Os animais de companhia, os animais exóticos, e em alguns casos especiais, os próprios animais de produção, são considerados como uma parte da família. Neste sentido, e para acompanhar uma sociedade cada vez mais exigente, no que se refere aos cuidados veterinários prestados aos animais, a ESA-IPVC criou o curso de Enfermagem Veterinária no ano letivo de 2006/2007. A evolução do curso tem sido extremamente positiva, com melhorias e inovações contantes ao nível das infraestruturas, e através da promoção de mestrados, cursos e seminários que visam a formação dos nossos jovens, no sentido de prestarem os melhores e mais atualizados cuidados de saúde aos nossos animais. O objetivo final é a formação politécnica e profissionalizante, que confira as competências mínimas exigíveis de qualificação e treino para o exercício de tarefas no âmbito das ciências e técnicas de saúde veterinária, nas suas múltiplas valências, nomeadamente as de índole clínica e cirúrgica, sanidade e medicina preventiva de populações animais, higiene dos alimentos e saúde pública.

A I&D+i e o ensino de pré-graduação (CTESP de Cuidados Veterinários), de licenciatura (Enfermagem Veterinária) e de mestrado (Zootecnia) na ESA-IPVC acompanham os avanços técnico-científicos, e as necessidades dos estudantes e da sociedade.

No âmbito da 2ª Semana das Ciências da Terra e da Vida, nomeadamente nas 2ªs Jornadas de Ciências Animais, pretende-se apresentar e discutir temas atuais que abrangem as diferentes áreas da Veterinária e da Produção Animal, nomeadamente os animais de companhia, animais exóticos, espécies pecuárias, e a área de qualidade e segurança alimentar, por individualidades de reconhecido mérito académico e profissional.

Estas Jornadas têm o objetivo de complementar as áreas de ensino desenvolvidas na ESA-IPVC na área da Enfermagem Veterinária, possibilitando desta forma aos alunos e docentes uma visão mais atualizada desta área. Além disso, têm o intuito de aumentar o interesse, as expectativas e os objetivos profissionais dos nossos alunos.

Comissão organizadora

Joana Reis, José Pedro Araújo, Joaquim Cerqueira.

9h30 – Abertura

09h45 – A dor nos animais de companhia: monitorização e abordagens terapêuticas – Susana Silva (Zoetis)

10h30 – Contenção e cuidados na manipulação de espécies silvestres – Hugo Oliveira (Parque Biológico de Gaia)

11h15 – Influência do bem-estar animal na qualidade de carne bovina – Vítor Gonçalves (PEC Nordeste)