Skip to main content

JORNADAS EM CIÊNCIAS AGRONÓMICAS

 

Enquadramento e objetivos

A evolução da sociedade e da economia nas últimas décadas, tem-se operado a um ritmo estonteante, o que implica uma elevada capacidade de adaptação às mudanças dos mercados, das políticas e da legislação em vigor e, consequentemente, dos planos curriculares dos cursos nas instituições de Ensino Superior (IES).

  • A “nova realidade” despoletada pela pandemia Covid-19, acelerou ainda mais o ritmo das referidas mudanças com a introdução generalizada do ensino à distância durante os períodos de confinamento. A rápida vulgarização de plataformas de ensino à distância veio alterar de forma considerável as formas de ensino, exigindo uma rápida adaptação por parte de todos os intervenientes nos processos formativos.
  • Por outro lado, a procura por cursos da área das ciências agrárias, continua a ser muito baixa a nível nacional, numa altura em que esta área é considerada como sector estratégico para a economia nacional.

São precisamente estes dois aspetos que serão discutidos nestas jornadas de Ciências Agronómicas. O primeiro, relacionado com os desafios que se colocam ao nível das novas metodologias de ensino, será abordado numa conferência proferida pelo Prof. Doutor Bento Silva do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Relativamente ao segundo aspeto, é pertinente auscultar as entidades empregadoras, acerca do perfil dos técnicos que melhor responde aos desafios atuais e futuros das empresas e demais organizações. Para tal, contaremos com a presença de profissionais ligados aos sectores da produção, distribuição, administração local, associações desenvolvimento local e de apoio técnico, numa mesa-redonda moderada pelo Dr. Samuel Silva, jornalista do “Público”, especializado em políticas do Ensino superior.

Com estas “9as Jornadas das Ciências Agronómicas” pretende-se reforçar e consolidar a ligação entre a ESA/IPVC e o tecido empresarial, no sentido de dar resposta aos constantes desafios que se colocam às IES, tendo em conta os interesses e expetativas dos estudantes de cursos da área das Ciências Agrárias, Mestrado em Agricultura Biológica, Mestrado em Engenharia Agronómica, Licenciatura de Agronomia e Cursos de Técnico Superior Profissional em Gestão da Empresa Agrícola e em Fruticultura, Viticultura e Enologia.

Comissão organizadora

Raúl Rodrigues, Luísa Moura, Joana Nogueira, Laura Soares, Marinho Cardoso, Isabel Mourão, Miguel Brito, Fernando Nunes e Sofia Rodrigues.

 

Local

Auditório Eugénio de Castro Caldas, ESA-IPVC, Refoios do Lima, Ponte de Lima.

 

Programa

9h30 – Cerimónia de abertura
Isabel Valin (Diretora da ESA) e Raúl Rodrigues (Coordenador do Curso de Agronomia).

9h45 – Desafios que as Tecnologias Digitais colocam à Educação.
Bento Silva (Instituto de Educação – Universidade do Minho)

10h30 –Debate.

10h45 – Intervalo para café.

11h15 – Mesa redonda: Passado e futuro – Visão dos empregadores no sector agrícola

Moderador: Samuel Silva – Jornalista do Público.

Oradores convidados:

  • José Mota Alves (ATHACA – Associação para o Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave)
  • João Vasconcelos Porto (Sogrape)
  • Vitor Araújo (Kiwi Greensun)
  • Natália Costa (Câmara Municipal de Braga)
  • António Ferreira (ABLN – Associação para o Apoio à Bovinicultura Leiteira do Norte)
  • Vasco Croft (Aphros wine – viticultura biológica)
  • Marta Barradas (Clube de Produtores Sonae)

12h45 – Encerramento

 

logo-agronómicas

Atualizado em 2022-11-15 14:31:08