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Lista de notícias

Com.Sigo | Refletir sobre luto ou doença mental

Promover o sucesso escolar e combater o abandono escolar através da partilha, da reflexão e do pensamento conjunto. É esta a base por detrás do Com.Sigo, projeto do Politécnico de Viana do Castelo, que se tem desdobrado em webinares, programas de mentoria e tutoria e avança agora com vários podcasts e videocasts. As primeiras temáticas prometem fazer uma reflexão sobre o que é o luto, formas de o encarar, mas também sobre a saúde e a doença mental, a pressão académica e as drogas levas. Para ler e assistir nos links abaixo. Inserido no Com.Sigo IPVC, projeto dedicado à promoção do sucesso académico e ao combate ao abandono escolar, o Politécnico de Viana do Castelo já promoveu webinares, programas de mentoria e tutoria, mediação e também academias de líderes UBUNTU. E prepara-se para avançar com mais um ciclo de iniciativas que promete deixá-lo a pensar, através de um conjunto de podcasts e videocasts. Estas plataformas digitais proporcionam uma abordagem inovadora, abrangente e acessível com temas relevantes para todos e que a todos dizem respeito. O luto, que se expressa da forma mais comum – a perda de alguém –, mas também o luto que é necessário fazer quando há uma desilusão, uma rutura, uma expectativa que não foi correspondia, um caminho que se revelou errado ou até um exame que correu menos bem. O luto será uma das temáticas centrais a abordar. Patrícia Sousa dedicou boa parte da sua vida profissional ao jornalismo e agora é o rosto do projeto “O amor supera tudo”. Ao longo de uma série de episódios, vai procurar demonstrar que o sofrimento é um processo e que o caminho de cada um é isso mesmo, o caminho que cada um tem e precisa de percorrer durante esse processo de luto. Patrícia Sousa desafia-nos a conversar e a refletir. Abre as portas da sua própria experiência para demonstrar que “o melhor (e único) medicamento para a dor que cada um sente é apenas SENTIR”, porque, na verdade, “não existe nenhum remédio para a dor mais dolorosa do mundo”: a dor da perda, que “precisa ser ouvida, vista e sentida. Precisa de espaço e de atenção”. Dos mitos às verdades absolutas, dos lutos não reconhecidos às perdas secundárias, Patrícia Sousa quer provar que não tem de estar sempre tudo bem. E não há mal nenhum nisso. Partilhamos com a Patrícia a ideia de que o diálogo é fundamental para enfrentar esse desafio universal. Este primeiro ciclo de podcasts e videocasts conta também com a presença do psicólogo clínico e psicoterapeuta, Luís Pedro Fernandes. Ao longo de quase uma vintena de episódios, promete colocar a academia, mas não só, a pensar sobre saúde e doença mental, ensino superior e doença mental, pressão e rendimento académico, mas também vai colocar-nos a refletir sobre o modelo educativo e o mito das drogas leves. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Luís Pedro Fernandes vai demonstrar que o conhecimento não é indolor e falar também da autorregulação emocional. Promete despir o estigma que envolve estas temáticas, abrindo espaço à compreensão e à solidariedade. São temas que nos levam para jornadas únicas e desafiadoras, através das quais podemos encontrar oportunidades de transformação. Ao partilhar histórias e reflexões, o Politécnico de Viana do Castelo, através do projeto Com.Sigo, ajuda na construção de pontes e para uma compreensão mais profunda. São temas que impactam não apenas o corpo, mas também a mente, capazes de transformar a empatia em linguagem universal. Partilhe as discussões com amigos, familiares e colegas para, juntos, construirmos uma comunidade mais informada e solidária. Ficaram curiosos? Podem assistir a todos os podcasts videocasts através dos links abaixo, porque, juntos, podemos mesmo inspirar mudanças positivas na vida de muitos! Junte-se a nós nesta missão de tornar a educação e o apoio acessíveis a todos. O Com.Sigo é um projeto cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano. Links para o Spotify e Youtube: https://open.spotify.com/episode/3piZbrFOzqrOYeoIJyXXra IPVC PODCASTS : " Vamos Conversar?" - Patrícia Sousa / Luís Pedro Fernandes - YouTube

Trabalho de três anos apresentado na OCDE

A cimeira internacional é uma plataforma para estimular discussões e partilhar ideias e ações inovadoras, destinadas a transformar a Educação no século XXI. O Politécnico de Viana do Castelo conta com contributos de uma vasta expressão da sua comunidade, entre docentes e estudantes. O Politécnico de Viana do Castelo é a única instituição portuguesa a marcar presença na Cimeira da Criatividade na Educação, que acontece esta quinta e sexta-feira, na sede da OCDE, em Paris. Trata-se de um encontro que inclui educadores, docentes, decisores políticos, investigadores e empresários de todo o mundo. Organizada conjuntamente pelo Centro de Investigação e Inovação Educacional da OCDE (CERI) e pelo Instituto Global de Pensamento Criativo (GIoCT), esta cimeira internacional dedica-se a explorar as últimas tendências, abordagens e práticas em matéria de pensamento criativo e crítico nas instituições de ensino superior. Desde a sua criação, em 2019, a Cimeira da Criatividade na Educação tem sido uma plataforma para estimular discussões e partilhar ideias e ações inovadoras, destinadas a transformar a Educação no século XXI. A cimeira reúne um leque diversificado de intervenientes, que partilham um objetivo comum: promover a criatividade na e para a Educação. O Politécnico de Viana do Castelo será a única instituição nacional presente neste evento, no qual irá apresentar os resultados de três anos de um trabalho que envolveu 28 docentes, as suas Seis Escolas Superiores e mais de 1400 estudantes. Capacitação da comunidade académica, mudanças curriculares e pedagógicas e, ainda, a integração na rede da OCDE em matéria de intervenção pedagógica, elaboração de políticas, alterações curriculares e investigação. São estes os projetos do consórcio internacional. Tratou-se, afirma a pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo e representante do IPVC nesta cimeira, Ana Teresa Oliveira, de um projeto audacioso, mas “crucial para o desenvolvimento estratégico do IPVC”, cruzando-se com pilares fundamentais como o desenvolvimento profissional dos docentes, a inserção numa rede internacional de aprendizagem, a partilha de conhecimentos e o desenvolvimento de competências em matéria de pensamento crítico e criativo na comunidade académica. “Somos a terceira instituição com maior representatividade, o que espelha bem a envolvência de toda a comunidade do IPVC neste projeto”, aclara Ana Teresa Oliveira. “Desenvolvemos metodologias de trabalho com os nossos docentes, tendo sido experimentadas diferentes formas de desenvolver criatividade e pensamento crítico nos estudantes. Foram reformulados cursos e unidades curriculares, que podem ser eventualmente integradas em diferentes ofertas formativas do IPVC. Agora, a convite da ODCE, apresentamos o trabalho que desenvolvemos”, esclarece Ana Teresa Oliveira. E acrescenta: “Propomo-nos a apresentar a forma como organizamos e como fortalecemos a comunidade IPVC, através da capacitação, e como é que os docentes trabalham as suas unidades curriculares, vocacionando, em cada área, para o ensino da criatividade e do pensamento crítico nos estudantes”. O projeto envolve 25 instituições de ensino superior de todo o mundo, distribuídas por 13 países tão dispares como EUA, China, Reino Unido, Austrália ou Dinamarca. Trata-se de uma rede internacional bastante alargada de instituições de ensino superior que, ao longo deste período, trabalharam para agora apresentarem os seus contributos em matéria de criatividade e pensamento crítico. Com VÍDEO.  

Plano Estratégico | Temáticas Focus Group

No âmbito do Plano Estratégico 2024-2028, ainda se poderá inscrever para o focus group de forma a dar o seu contributo para o rumo do Politécnico de Viana do Castelo. Faça a sua inscrição AQUI Modelo focus group 30 min para convidado/a (caso exista); 30 min para questões a convidado/a; 10 min organização de mesas de trabalho/4 a 5 pessoas por mesa; 1h30 de trabalho de grupos; 30 min para dinamizadores compilarem resultados; 20 min para conclusões) AGENDA e temáticas propostas a debate e reflexão: - 27/11 tarde: ID&T (Responsável: Luís Paulo Rodrigues) Contratação de investigadores de carreira em full-time e em exclusividade; Gestão de Ciência - 29/11 tarde: RH-Pessoal docente/investigadores, técnico e operacional (Responsáveis: Luís Paulo Rodrigues, Paula Silva, Luís Ceia) Promoção na carreira; Progressão de carreiras através de mobilidade interna; Valorização das Pessoas; Contratação de coordenadores de área nos SAS - 30/11 tarde: Campus Sustentável e Inclusivo (Responsável: António Curado) Residências ou locais para viver - 05/12 tarde: Serviços de Suporte (Responsáveis: Ana Paula Vale, Paula Silva, Luís Ceia) Até 2028 eliminar o papel em todos os procedimentos/ impressos do IPVC; Implementação do processo aquisitivo dos SAS na ON-IPVC; Interligação do SASocial com ERP Primavera; Desenvolvimento plataforma SASocial - 06/12 tarde: Estudantes (Responsáveis: Ana Teresa Oliveira, Luís Ceia) Mentoria; Criar protocolos com empresas; Serviço de Psicologia - 07/12 manhã: Transição Digital - Smart Campus 5.0 Sistemas de Informação/Digitalização do IPVC (Responsável: Sara Paiva) - 12/12 tarde: Parcerias e relações com a comunidade (Responsável: Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues) Publicação do Relatório de Sustentabilidade do IPVC; Cursos de Curta Duração - 13/12 tarde: Formação, Inovação Pedagógica, Flexibilização Curricular (Responsável: Ana Teresa Oliveira) Implementar modelos de tutoria e estudo autónomo em lugar de aulas normais - 14/12 tarde: Internacionalização (Responsável: Ana Paula Vale) - Outro eixo proposto Reorganização do tópico proposto; Traçar metas de comunicação/divulgação entre UO do IPVC
Atualizado em 30/11/2023

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