EPIC | Prémio de Inovação Pedagógica
Data de publicação
Reconhecer, valorizar e divulgar práticas inspiradoras de ensino é o objetivo do novo Prémio de Inovação Pedagógica, lançado pelo Politécnico de Viana do Castelo no âmbito do Consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação. A iniciativa pretende distinguir docentes que, durante o ano letivo 2024/2025, se destaquem pela implementação de metodologias inovadoras e transformadoras no ensino superior.
Numa época em que o ensino superior enfrenta desafios crescentes, o Prémio de Inovação Pedagógica surge como uma oportunidade para valorizar o papel dos docentes enquanto agentes de mudança educativa, capazes de promover experiências de aprendizagem dinâmicas, criativas e socialmente relevantes.
Desenvolvida no âmbito do Consórcio EPIC, esta iniciativa reconhece práticas pedagógicas que reflitam novas formas de ensinar e aprender, alinhadas com os quatro percursos de transformação pedagógica do modelo EPIC:
- +Digital – transformação digital das experiências de ensino e aprendizagem;
- +Estudante – integração dos estudantes na cocriação das atividades letivas e promoção do sucesso académico;
- +Rede – desenvolvimento de experiências educativas em articulação com a sociedade e o território;
- +Plural – reforço da acessibilidade e inclusão através do desenho universal da aprendizagem.
O prémio principal tem o valor de 1.500 euros, sendo ainda atribuídas duas menções honrosas no valor de 500 euros cada. As candidaturas decorrem até 25 de novembro e deverá ser feita na ON . IPVC.
Consulte os critérios de avaliação e o regulamento em Despacho-IPVC-P-95/2025
Prémio de Inovação Pedagógica do Consórcio EPIC.
Para a pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Inovação Pedagógica e Flexibilidade Curricular, Ana Teresa Oliveira, “este prémio representa o reconhecimento institucional do valor da docência e do impacto que a inovação tem na aprendizagem dos nossos estudantes. É também uma forma de incentivar a partilha de boas práticas e de afirmar o IPVC como instituição de referência na transformação educativa”.