IPVC organiza seminário sobre Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal

24/11/2022

Durante a sessão serão apresentados os modelos de gestão de conciliação desenvolvidos por várias instituições, nomeadamente o que está implementado no IPVC. O Politécnico de Viana do Castelo irá também receber a certificação de Conformidade em Sistemas de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal e será hasteada a bandeira que atesta esse selo público.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organiza, no próximo dia 7 de dezembro, o seminário Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal – partilha de práticas e implementação do Sistema de Gestão, desenvolvido no âmbito do programa IPVConcilia.

Durante a sessão serão apresentados os modelos de gestão da conciliação desenvolvidos pelas várias instituições certificadas pelo SGC – Sistemas Integrados de Gestão.

O seminário terá lugar no auditório Professor Lima de Carvalho, junto aos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, a partir das 14h30.

Depois das boas-vindas pelo presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, a sessão irá prosseguir com a apresentação dos projetos que estão em funcionamento nos Politécnicos de Portalegre e de Tomar, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e na Câmara Municipal do Porto.

A encerrar, será apresentado o projeto IPVConcilia, em vigor no Politécnico de Viana do Castelo, pela pró-presidente para a Qualidade e Responsabilidade Social, Ana Sofia Rodrigues.

Donativos revertem na totalidade para projetos de responsabilidade social

O seminário é aberto a toda a comunidade interna e externa ao IPVC, sendo necessária inscrição obrigatória. A par da inscrição, os participantes são também convidados a fazer um donativo, que irá reverter na totalidade, tal como o valor da inscrição, para o financiamento de projetos de responsabilidade social, desenvolvidos por estudantes do IPVC para instituições de solidariedade social, no âmbito da Escola Inclusiva IPVC, que combina a formação académica com o conceito de servir a comunidade.

Em causa estão quatro projetos: “Hospital dos Brinquedos” e “Horta Pedagógica”, ambos desenvolvidos por alunos do IPVC; “O meu Quarto e a minha Sala”, da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo; e o projeto de reorganização e remodelação de espaço envolvente da Fundação AMA Autismo.

Inscrições para o seminário sem donativo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd9CwZd5yGUMuBfZ7cURizIbauvKe8l2TL5o5JOsVwO5nX8xg/viewform. Inscrições com donativo: https://ppl.pt/causas/ipvc.

A sessão irá culminar com a entrega do certificado pelo SGS, valido até 2025, e com o hastear da bandeira do SGC.  O diploma configura-se um selo público, que valida as práticas existentes no Instituto, definidas e trabalhadas com o intuito de aumentar os níveis de bem-estar, qualidade de vida e satisfação dos seus colaboradores e estudantes.

Certificação abrange todas as unidades e serviços do IPVC

Esta Certificação de Conformidade em Sistemas de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal abrange todas as atividades realizadas nas unidades e serviços do IPVC: Serviços de Ação Social, Escola Superior de Saúde, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Desporto e Lazer (Melgaço), Escola Superior Agrária (Ponte de Lima) e Escola Superior de Ciências Empresariais (Valença).

Recorde-se que o IPVC foi uma das primeiras instituições do país a ter um Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal certificado, tendo sido, de resto, a primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a assinar o Pacto de Conciliação, que tem como fundamento promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres.

Refira-se que o IPVC recebeu, recentemente, duas menções honrosas, na 8.ª Cerimónia do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial. O IPVC viu reconhecidos não só o programa IPVConcilia, como também o programa para a Igualdade.

Atualizado em 24/11/2022