27º Concurso Gastronómico “Feijão Tarreste”
Data de publicação

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai realizar o seu 27º Concurso Gastronómico “Feijão Tarreste”, com o patrocínio da Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, Carsiva - Meat Solutions, Lda., Frutas Douro ao Minho e Panilima - Padaria e Pastelaria, Lda., no dia 17 de julho de 2025 (quinta-feira), no Mosteiro de Refóios.
Programa:
20h00 – Concurso Gastronómico "Feijão Tarreste"
20h30 – Jantar com momento musical: Mafarricos
22h30 – Entrega dos Prémios
23h00 – Atuação da TUNESA
23h15 – Atuação da TESA
24h00 – Convívio no BESA (Bar da Associação de Estudantes da ESA)
Tema do Concurso:
O Feijão Tarreste das Serras da Peneda e Soajo é um feijão miúdo, de pele fina com formato de rim. Apresenta uma grande variabilidade de padrões e cores onde predominam os beges, mas que também incluem os brancos, amarelos, castanhos, pretos e vermelhos e cujo padrão pode ser liso ou rajado. Este feijão tem na sua composição nutricional altos valores de fibra bruta e de ácidos gordos insaturados o que pode contribuir para a redução dos níveis plasmáticos de colesterol e triglicéridos, características que o tornam um Alimento Funcional.
Fonte: -arcos.pt/o-melhor/gastronomia-e-vinhos/produtos-locais/feijaotarreste. https://www.visit:
Retrospetiva de Concursos:
A ESA-IPVC com o apoio de várias organizações, associações de criadores e produtores, tem promovido e divulgado anualmente produtos animais e vegetais do Entre Douro e Minho (EDM): coelho (1996), cabrito (1997), porco (1998), vitela barrosã (1999), frango de campo (2000), produtos vegetais (2001), vinho na gastronomia (2002), anho de entre douro e minho (2003), vitela minhota (2004), fumeiro de melgaço (2005), carne de pato e kiwi (2006), agricultura biológica (2007), carne de cachena (2008), raças autóctones de galinhas (2009), cogumelos (2010), cabrito em modo de produção biológico (2012), leitão de raça bísara (2013), coelho no mosteiro (2014), truta no mosteiro (2015), porco bísaro (2016), sardinha (2017), leite e produtos lácteos (2018), galo de barcelos (2019) e ovos no mosteiro (2022), carne aberdeen-angus (2023), carne biológica de raça minhota (2024)
Contamos com a vossa presença como “concorrentes” ou participantes no convívio.