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IPVC homenageia mérito, inovação e percurso profissional

A cerimónia comemorativa dos 39 anos do Politécnico de Viana do Castelo realiza-se esta quinta-feira e homenageia estudantes, pessoal docente e não docente, assim como investigadores, num momento de celebração do percurso da instituição, projeção do seu futuro e valorização do trabalho desenvolvido nas unidades de investigação recentemente distinguidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O Politécnico de Viana do Castelo celebra, esta quinta-feira, 15 de maio, 39 anos de história, inovação e compromisso com a educação superior de qualidade. As cerimónias terão início às 14h30, no Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, e reunirão representantes institucionais, parceiros estratégicos e membros da comunidade académica, numa celebração que destaca o papel determinante do Politécnico no desenvolvimento da região e do país. O mês em que a instituição assinala o seu 39.º aniversário ficou já marcado pelo reconhecimento de nove unidades de investigação próprias ou em que participa (três classificadas de “Muito Bom” e as restantes com “Bom”), todas acreditadas e financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, nas áreas da sustentabilidade, agroalimentar, saúde, desporto, gestão, turismo, design, educação, tecnologia e inovação. Este resultado reforça o posicionamento do Politécnico na ciência aplicada e em redes nacionais de excelência, com impacto direto nas comunidades e no território. O 39.º aniversário será, por isso, ocasião para reconhecer o talento, o mérito e o empenho de toda a comunidade académica. O programa inclui a entrega do Prémio de Inovação Pedagógica, Bolsas de Mérito e Bolsas de Incentivo PRR Baits (sub-representação de género). Ao longo da tarde serão também entregues o Prémio de Melhor Classificação de Ingresso e os Prémios de Mérito a Estudantes, com o apoio de diversas entidades parceiras, como a Axis Viana Business & Spa, DomusVi Villa Carolina, Pingo Doce, Royal Canin, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, Ordem dos Engenheiros Técnicos, BorgWarner, AGEPOR, Cadem e Corticeira Amorim (Prémio Projeto Design Integrado). À semelhança do que já tem acontecido, a valorização do percurso profissional de quem contribui para o crescimento da instituição será também evidenciada com a entrega de Prémios de Reconhecimento de Carreira ao pessoal docente e não docente com 15, 25 e 35 anos de serviço, bem como a quem passou à condição de aposentado. A sessão solene contará com intervenções da presidente do Conselho Geral, Rosário Barros, do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Federação Académica do IPVC, Henrique Maciel, e do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre. A abertura da cerimónia será da responsabilidade da Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM e o encerramento contará com atuações da Hinoportuna, tuna académica do Politécnico de Viana do Castelo, e do Coro Académico do IPVC. A cerimónia de aniversário será também aproveitada para o presidente do Politécnico de Viana do Castelo felicitar publicamente todos os profissionais que contribuíram para o sucesso na avaliação das unidades de investigação. Trata-se de um marco histórico que legitima a estratégia científica da instituição e projeta o Politécnico para o próximo ciclo científico, no qual o investimento em recursos humanos qualificados, a internacionalização e os novos programas doutorais serão determinantes. PROGRAMA

No IPVC, o território é o novo manual de aprendizagem

A Semana Imersiva do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, desenvolvida no âmbito do PRR-Baits, envolveu estudantes e docentes de todas as escolas do IPVC em resposta a desafios reais da região. A segunda edição da iniciativa decorreu em Arcos de Valdevez e voltou a provar que a inovação no ensino começa no terreno. Fora da sala de aula, mas dentro da realidade. A segunda edição da Semana Imersiva do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), inserida no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, define-se como uma mudança de paradigma no ensino superior. Desenvolvida no âmbito do PRR-Baits, esta iniciativa, única e pioneira a nível nacional e internacional, que juntou estudantes e docentes das seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, para, em conjunto, trabalhar em respostas concretas a desafios da região, num processo rico e interdisciplinar. Através de uma abordagem baseada no design thinking, em ambientes colaborativos e com forte ligação a entidades externas, como empresas, associações e entidades autárquicas, os participantes mergulharam num autêntico “laboratório vivo” em Arcos de Valdevez, onde testaram soluções e criaram protótipos de soluções para desafios reais. O resultado? Projetos que ajudam a responder, por exemplo, ao desemprego entre pessoas com mais de 55 anos e formação superior, a uma necessidade de melhoria do marketing e a uma aposta mais vincada no marketing digital para promoção das atividades desenvolvidas no âmbito da recuperação e valorização do património material e imaterial da Porta do Mezio no Parque da Peneda-Gerês, estratégias de valorização de produtos locais como o Vinho Verde, entre muitos outros projetos e desafios lançados ao Politécnico de Viana do Castelo. “A semana imersiva tem um impacto muito, muito grande nos estudantes, nos professores e no território. Notámos um verdadeiro ‘boost’ de motivação. Os estudantes estavam fora da sala de aula, num terreno fértil de ideias, a comunicar com empresas, a receber inputs daquilo que estavam a apresentar. Queremos pessoas felizes a aprender. E vimos isso: estudantes felizes a aprender, professores felizes a ensinar. Esta semana imersiva só foi possível com a total colaboração do município dos Arcos de Valdevez, a quem agradecemos todo o apoio”, sublinha Ana Teresa Oliveira, pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica. Organizada de forma progressiva, a semana permitiu uma evolução constante dos projetos e das equipas. “Foi tudo pensado numa lógica de prototipagem, desenvolvimento de ideias e organização rigorosa das tarefas. Os estudantes viram as suas ideias ganharem forma, o que lhes deu ainda mais motivação para continuar”, refere Ana Teresa Oliveira. “Todas as equipas trabalharam imenso. Quando usavam o telemóvel, por exemplo, era para pesquisar, para construir. E isso é o que queremos: colocá-los felizes a aprender”, acrescenta a responsável. Com o envolvimento ativo dos parceiros locais, os estudantes puderam receber feedback dos trabalhos e das propostas apresentadas e avançam para a fase final de desenvolvimento dos projetos, com apresentação marcada para início de junho, momento em que também serão atribuídos prémios de reconhecimento e incentivo. O Politécnico de Viana do Castelo já prepara a próxima edição da Semana Imersiva, que irá decorrer no próximo ano letivo, tendo como palco mais um município do Alto Minho. Ana Teresa Oliveira diz ainda que este modelo está em análise, com o propósito de ser estudada a sua extensão para doutorandos e docentes do Politécnico, num reforço contínuo da transformação pedagógica. “A inovação pedagógica é transformar a forma como se ensina e aprende. E isso acontece quando criamos experiências de aprendizagem motivadoras. É isso que a Semana Imersiva faz”, conclui Ana Teresa Oliveira.

Descomplicar o digital: formações para não CTEAM

Estão abertas as candidaturas para três formações microcredenciadas do Politécnico de Viana do Castelo, com início ainda em maio e bolsas de incentivo no valor de 100 euros. Dirigidas a estudantes, professores e profissionais com formação em áreas não CTEAM, as ações focam-se em competências digitais aplicadas ao ensino e ao trabalho — Inteligência Artificial no Ensino, Programação Visual para Professores e Microsoft Excel. O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) avança com três formações microcredenciadas gratuitas com o objetivo de reforçar a literacia digital de estudantes, docentes e profissionais fora das áreas CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Todas as formações incluem bolsa de incentivo no valor de 100 euros para participantes que concluam com sucesso. As ações são promovidas em regime pós-laboral e atribuem créditos ECTS, permitindo que os formandos valorizem o seu percurso académico e profissional através de novas competências digitais com aplicação direta na sala de aula ou em contexto de trabalho. Três formações com impacto direto Inteligência Artificial no Ensino Capacita os participantes para integrar ferramentas e técnicas de IA em contextos educativos, com abordagem crítica aos desafios éticos e pedagógicos da IA generativa. Decorre entre 30 de maio e 8 de julho. Programação Visual para Professores Utiliza a ferramenta Scratch para desenvolver o pensamento computacional e criar recursos interativos para diferentes disciplinas. Promove uma aprendizagem ativa e baseada em projetos. Também decorre entre 30 de maio e 8 de julho. Microsoft Excel Forma os participantes no uso eficaz e autónomo de folhas de cálculo, desde a apresentação de dados à análise com funções avançadas e gráficos. Com início a 28 de maio, estende-se até 30 de junho, com sessões presenciais em horário pós-laboral. A formação confere 2 créditos ECTS. As candidaturas estão abertas até sexta-feira, 16 de maio, e destinam-se a maiores de 18 anos com formação de base em áreas não CTEAM — sejam estudantes do IPVC ou de outras instituições, docentes ou profissionais externos. Estas formações inserem-se no eixo “Start Digital” do projeto APNOR Digit’ALL, que aposta numa transformação real da forma como se aprende e ensina, tornando o digital acessível a todos os perfis. Mais informações e candidaturas AQUI.

Candidaturas para as provas avaliação

Concursos especiais para estudantes do ensino profissional: inscrições abertas até 13 de junho Decorrem até 13 de junho as inscrições para os concursos especiais de acesso ao ensino superior destinados a estudantes do ensino profissional. Os candidatos podem inscrever-se para realizar as provas obrigatórias de avaliação de conhecimentos e competências até ao dia 13 de junho. As provas terão lugar a 1 de julho. O Politécnico de Viana do Castelo integra a Rede Norte, juntamente com os Politécnicos de Bragança, do Cávado e do Ave e do Politécnico do Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em conjunto, estas instituições organizaram provas teóricas e práticas que permitem o ingresso em cursos de licenciatura. Podem candidatar-se: Estudantes com cursos profissionais; Estudantes dos cursos de aprendizagem; Alunos de cursos de educação e formação para jovens; Estudantes dos cursos da rede de escolas do Turismo de Portugal, I.P.; Alunos de cursos artísticos especializados (incluindo música); Titulares de cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores; Estudantes com cursos equivalentes do espaço europeu, com dupla certificação (escolar e profissional) e nível 4 do Quadro Europeu de Qualificações; Titulares de outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português com dupla certificação. A candidatura ao ensino superior está sujeita à aprovação nas provas e à compatibilidade entre a área de formação do curso de origem e a licenciatura pretendida. Como se inscrever? As inscrições para as provas da Rede Norte devem ser feitas através do portal oficial: https://www.apnor.pt/bo/ui/#/login Registe-se como "Novo Utilizador"; Ative a conta através do email de confirmação; Aceda à plataforma com os seus dados; Escolha a prova e veja as licenciaturas disponíveis para candidatura. E depois das provas? Após aprovação, a candidatura ao ensino superior é formalizada online, através da plataforma da DGES. Mais informações, datas e vagas disponíveis em: https://www.ipvc.pt/estudar/candidato-ipvc/provas-para-diplomados-de-vias-profissionalizantes/
Atualizado em 15/05/2025

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