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Lista de notícias

Público: Formação de base em áreas não CTEAM

Curso de curta duração decorre em julho, é dirigido a maiores de 18 anos sem formação base nas áreas CTEAM e oferece bolsa de incentivo no valor de 100 euros. O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem abertas, até 16 de junho, as candidaturas à formação microcredenciada em Business Intelligence. Esta formação de curta duração é dirigida a quem não tem formação de base em áreas CTEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática). A frequência com sucesso dá acesso a uma bolsa de incentivo de 100 euros. A formação microcredenciada em Business Intelligence pretende dotar os formandos de competências essenciais para compreender e explorar dados e informação estratégica em contexto organizacional, utilizando ferramentas como o Microsoft Power BI. Ao longo da formação, os formandos vão aprender a modelar dados, desenvolver dashboards, identificar indicadores de desempenho (KPIs) e aplicar metodologias como ETL (Extração, Transformação e Carregamento de dados) e OLAP (processamento analítico online). O objetivo é proporcionar uma iniciação prática e aplicada ao universo dos dados, que complemente outros percursos académicos ou profissionais. Metodologia prática e multidisciplinar A formação conjuga aulas expositivas com aulas práticas, assim como a realização de um projeto prático em grupo, onde os participantes terão de desenvolver e implementar um modelo de data warehouse. Todo o processo será acompanhado por docentes, em regime presencial e online. As aulas irão decorrer ao longo do mês de julho. As candidaturas decorrem até 16 de junho e devem ser submetidas em https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/page. Mais informações sobre a formação AQUI.

Projetos pedagógicos com impacto social na comunidade

Foram apresentados os projetos vencedores da 2.ª edição dos Prémios Escola Inclusiva – Aprendizagem em Serviço, uma iniciativa institucional do Politécnico de Viana do Castelo que, ao longo de uma década, tem desafiado estudantes e docentes a desenvolverem soluções reais para problemas concretos da sociedade. Com uma década de existência, o projeto institucional de Aprendizagem em Serviço (ApS) do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) continua a afirmar-se como um motor de inovação pedagógica com impacto social. A segunda edição dos Prémios Escola Inclusiva – Projetos de Aprendizagem em Serviço, referentes ao ano letivo 2023/24, distinguiu três projetos, selecionados entre cerca de 30 propostas, envolvendo mais de 240 estudantes, 22 docentes e 20 entidades parceiras. O 1.º lugar foi atribuído ao projeto “Trilho por terras de Refoios”, coordenado pela docente Joana Nogueira, e que propôs a criação de um percurso pedestre circular com cerca de 7,5 km, com início e fim na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), em Ponte de Lima. Realizado em colaboração com a Junta de Freguesia de Refoios do Lima, o projeto pretende valorizar caminhos rurais já existentes, promovendo a mobilidade suave, o turismo de natureza e o reencontro da comunidade com o território. Projeto vencedor quer valorizar o património local, natural e cultural Colocar “Trilho por terras de Refoios” em prática levou dois anos letivos e envolveu mais de 30 estudantes do CTeSP em Turismo Rural e de Natureza e do curso de licenciatura em Engenharia do Ambiente e Geoinformática, ambas formações da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo. “Queríamos dar uma nova vida a trilhos que já existem, sem abrir novos caminhos, respeitando a sustentabilidade e valorizando o património local, natural e cultural”, explicou Joana Nogueira, na passada sexta-feira, durante a apresentação pública dos projetos vencedores do ano letivo 2023/24, que decorreu na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC). Além de promover o próprio trilho, o projeto permitiu ainda dar visibilidade ao turismo rural e a espaços gastronómicos, enquanto “reconectou” e permitiu que a comunidade “redescobrisse” o território. “É através de projetos assim que os estudantes associam a teoria com a prática, deixando algo que vai para além da sua passagem pela Escola.” Refood, como desenvolver um projeto que permita angariar voluntários e novos parceiros O 2.º lugar foi atribuído ao projeto “Conteúdo com impacto: Refood Viana Online”, coordenado pela docente Carla Rocha. Desenvolvido por estudantes do 2.º ano do CTeSP em Marketing Digital e E-Commerce, da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), o projeto teve como objetivo apoiar a delegação de Viana do Castelo da instituição Refood na criação de uma estratégia de marketing digital e no desenvolvimento de conteúdos capazes de aumentar a sua visibilidade, atrair novos voluntários e mais parceiros, e comunicar de forma eficaz a sua missão. “Este foi um projeto que teve impacto tanto nos estudantes como na própria instituição, reforçando a ligação entre a comunicação digital e o voluntariado. Foi fantástico ver como os estudantes se envolveram. Tudo foi enquadrado em conteúdos pedagógicos e percebemos que este género de projetos desafia efetivamente os estudantes, e permitem-lhes adquirir ferramentas diferenciadoras. Acredito que são projetos que os marca positivamente”, sublinha Carla Rocha. “Recriar” o espírito de Natal junto das crianças institucionalizadas da Associação Ajuda de Berço A fechar o pódio, o 3.º lugar distinguiu o projeto “Natal feliz: sorrisos que aquecem”, uma iniciativa que envolveu sete estudantes do curso de licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), no âmbito da unidade curricular de Artes, Pedagogia e Cidadania Crítica. Com coordenação das docentes Adalgisa Pontes e Linda Saraiva, o projeto foi desenvolvido junto da Associação Ajuda de Berço e incluiu 24 atividades temáticas, com jogos, danças e dinâmicas em torno do Natal. “Foi uma experiência transformadora. Trabalhámos com crianças institucionalizadas que, muitas vezes, não vivenciam esta época como num ambiente familiar. Procurámos proporcionar momentos de alegria e partilha, com impacto tanto para elas como para nós”, partilhou Ariana Pinheiro, uma das estudantes envolvidas. A par de Ariana, o projeto foi desenvolvido por Diliana Oliveira, Mariana Barros, Ana Monteiro, Adriana Lopes, Soraia Rocha e Madalena Feio. Escola Inclusiva do IPVC envolve mais de 90 projetos e meia centena de parceiros Desde o seu início, o projeto de Aprendizagem em Serviço do IPVC já envolveu mais de 90 projetos, 80 docentes, 50 parceiros e mais de 920 estudantes, afirmando-se como uma referência no desenvolvimento de práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas e pela ligação à comunidade. Durante a apresentação pública dos projetos, realizada na passada sexta-feira, a vice-presidente do IPVC, Ana Sofia Rodrigues, destacou que este é um projeto de cocriação, “só possível com as entidades que se associaram ao IPVC”, e que representa um compromisso institucional com a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e capazes de agir sobre os desafios concretos da sociedade. “É um modelo pedagógico enquadrado e multidisciplinar que permite aos estudantes aprender com o território, com as pessoas e com os problemas reais. Alguns projetos já estão implementados e outros estão prontos a sair para o terreno. Todos têm um denominador comum: o impacto positivo na comunidade e na formação de quem os desenvolve”, concluiu Ana Sofia Rodrigues. Poderá consultar todos os projetos da Escola Inclusiva em: AQUI

O futuro também se escolhe por experiência

Depois de uma semana imersiva de trabalho com empresas e entidades locais, em Arcos de Valdevez, chegou o momento de apresentação pública dos projetos do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica do Politécnico de Viana do Castelo. O grande vencedor desta segunda edição foi o projeto MIX – Minho Immersive Experience, uma proposta inovadora que pretende ajudar os alunos do 9.º ano a fazer escolhas académicas mais conscientes, livres de estereótipos e baseadas em experiências reais. Muitos alunos do 9.º ano escolhem a sua área de estudos com base em pressões sociais ou estereótipos de género, sem conhecerem verdadeiramente as possibilidades do ensino profissional. Foi para responder a esta realidade que nasceu o projeto MIX – Minho Immersive Experience, vencedor da segunda edição Final Event, desenvolvido no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica do IPVC. Proposto por uma equipa multidisciplinar de estudantes do Politécnico de Viana do Castelo – Joana Martins, estudante do 2.º ano do curso de licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, Nicole Fernandes e Rafael Julião, ambos estudantes do 2.º ano do curso em Design do Produto, e ainda Inês Lemos, aluna do 3.º ano da licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial – o projeto consiste num evento imersivo de três dias, onde jovens do 9.º ano poderão explorar diferentes áreas profissionais através de workshops práticos, contacto direto com estudantes do ensino profissional e momentos de partilha genuína, dentro das escolas. “Atualmente, muitos alunos escolhem com base em ideias pré-concebidas. O MIX oferece uma experiência prática que os ajuda a decidir com mais consciência, com base em vivências reais”, explica Joana Martins, que acrescenta, ainda, que o projeto visa “orientar os alunos na escolha do seu futuro, valoriza o ensino profissional e combate estereótipos, beneficiando alunos, famílias e escolas.” Cocriação, criatividade e impacto regional O Final Event – Processo de Cocriação Pedagógica decorreu na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), reunindo elementos das oito equipas de estudantes que apresentaram os projetos desenvolvidos ao longo das últimas semanas perante um júri composto por representantes de empresas, instituições locais e responsáveis académicos. Ao longo de todo o processo, as equipas foram acompanhadas e orientadas por um grupo de docentes “facilitadores”: Jorge Teixeira, Sónia Dias, João Martins e Susana Mendes. Este evento surge na sequência da semana imersiva realizada no mês passado, em Arcos de Valdevez, onde os estudantes tiveram contacto direto com empresas e entidades, num ambiente de trabalho colaborativo. Agora, os projetos passaram da ideia à apresentação final. “É bom sentir o pulsar daquilo que é uma estratégia institucional assente numa pedagogia aberta ao mundo, num contexto de criação, criatividade e cocriação”, afirmou a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Sofia Rodrigues, durante a sessão de encerramento. “Esta cocriação só é possível com parceiros que acreditam e contribuem para transformar ideias em realidade. O IPVC é um parceiro estratégico para a região, e estes projetos mostram que estamos a contribuir para formar jovens preparados para enfrentar desafios concretos e reais”, acrescentou, agradecendo particularmente ao Município de Arcos de Valdevez e aos restantes parceiros envolvidos, pela entrega, partilha e apoio ao longo de todo o processo. Ana Sofia Rodrigues destacou ainda que todas estas dinâmicas são fundamentais para a missão do IPVC: formar cidadãos responsáveis, academicamente sólidos e profissionalmente capazes de responder às necessidades do mercado de trabalho. 2.º lugar: NextGen Innovators | Comunicação mais eficaz para atrair jovens e empresas O segundo lugar foi conquistado pelo grupo NextGen Innovators, que respondeu ao desafio “Como captar de forma eficaz a atenção dos jovens e empresas para participarem nas iniciativas da In.Cubo”. A equipa propôs uma solução focada na melhoria da comunicação institucional, expansão da divulgação e aplicação de uma estratégia de atualização contínua, capaz de aproximar os públicos-alvo à incubadora de inovação. A equipa multidisciplinar foi composta por Mariana Mota, do curso de licenciatura em Gestão e Organização Empresais (3.º ano), Mariana Sousa, do curso de licenciatura em Design de Ambientes (2.º ano), Diogo Conceição, do curso de Design do Produto (3.º ano) e Inês Ribeiro, da licenciatura em Engenharia Alimentar (1.º ano). Para os estudantes, o projeto foi uma oportunidade de cruzar conhecimentos, conhecer entidades relevantes da região e reforçar competências pessoais e profissionais. “Foi uma experiência enriquecedora, tanto pelo conhecimento adquirido como pelo contacto com diferentes áreas e entidades. E ainda nos divertimos muito”, partilha Mariana Mota. 3.º lugar: Mentes em Movimento | Aplicação para ligar jovens e empresas O grupo Mentes em Movimento garantiu o terceiro lugar com o projeto “Desenvolvimento Integral: Preparando Talentos para o Mercado de Trabalho”. A proposta centra-se numa aplicação digital que facilita a interação direta entre empresas e estudantes, promovendo o desenvolvimento de competências práticas e o contacto real com o mundo profissional. A aplicação permite que jovens em fase de formação se conectem com empresas disponíveis para estágios, mentorias ou experiências de curta duração, aproximando o contexto académico das necessidades do mercado de trabalho. A equipa foi composta por Fátima Torres, estudante do 1.º ano do curso de licenciatura em Engenharia Alimentar, Sara Brito, do curso em Design de Produto (1.º ano) e Marisa Brito, do curso de Gestão (2.º ano). Fátima Torres destaca a aprendizagem prática, o contacto com novas tecnologias e a oportunidade de conhecer diferentes setores como as mais-valias do projeto. “Tivemos contacto direto com empresas, aprendemos a trabalhar com ferramentas novas e desenvolvemos algo que sentimos que pode realmente ter impacto na nossa formação”, sublinharam as estudantes. O Final Event integra o PIP – Projeto de Inovação Pedagógica do Politécnico de Viana do Castelo é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da iniciativa IPVC-BAITS. Através da cocriação entre estudantes, docentes e entidades da região, o Politécnico de Viana do Castelo reforça o seu compromisso com uma pedagogia inovadora, orientada para os desafios reais da sociedade, promovendo o desenvolvimento de soluções transformadoras e preparando os seus estudantes para um futuro mais informado, criativo e colaborativo.
Atualizado em 30/06/2025

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