Palestra “Circularidade na Construção. A relevância da Valorização dos Resíduos”
Data de publicação

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) viu recentemente aprovado o projeto "FiberRec - Valorização de materiais de construção em fim de vida: processamento de fibras numa perspetiva de economia circular", financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (Projeto n.º 2022.09272.PTDC).
A investigação associada ao projeto FiberRec visa desenvolver uma solução para a valorização de resíduos com amianto, através dos princípios da economia circular e da sustentabilidade com reintrodução dos resíduos na cadeia produtiva.
No dia 5 de julho, pelas 10h00 no Anfiteatro 1.2 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, será promovida uma palestra pela Professora Maria de Lurdes Lopes, especialista de elevado renome na área da economia circular, que estará presente na ESTG para uma sessão técnica subordinada ao tema "Circularidade na Construção. A relevância da Valorização dos Resíduos".
A inscrição no evento não tem qualquer custo associado e será emitido Certificado de Participação no final.
Breve Nota Biográfica:
Maria Lurdes Lopes é Professora Catedrática do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Investigadora Integrada do Instituto de Estruturas e Construção I&I (CONSTRUCT), membro do seu Conselho Gestão e Coordenadora da Linha Temática de Investigação "Novos Materiais de Construção. Reciclagem e Valorização". A principal área de atividade científica é a Economia Circular em ambiente de construção, incluindo a valorização de resíduos como materiais de construção. Outras áreas de investigação são os Geossintéticos e a Geotecnia Ambiental, nomeadamente a caracterização mecânica, física, bioquímica e mecânica do comportamento dos resíduos urbanos e o desenvolvimento de métodos de dimensionamento da estabilidade de aterros sanitários. Desde 1997, participou em 40 projetos de investigação, tendo sido coordenadora de 24. Orientou mais de 100 trabalhos científicos (pós-doc; doutoramento; mestrado) e publicou como autora /co-autora mais de 350 trabalhos científicos em livros, capítulos de livros, revistas e congressos. http://orcid.org/0000-0002-2390-4825.
É Vogal da Direção da ASWP, desde 2015, representante da UP no Laboratório Colaborativo para a Economia Circular (CECOLab) e Administradora Executiva do CECOLab, desde 2000. É Presidente da Direção do Laboratório de Ensaios de Materiais de Construção da UP, desde 2017.É/foi Membro do Comité do Conselho Consultivo Científico Internacional para a Área de Investigação Prioritária de Clima e Proteção Ambiental e Energia da Universidade de Tecnologia da Silésia, Polónia. Membro do Conselho da Int Geosynthetics Society (IGS), 2000/04. Presidente da IGS PT Chapter, 2008/12. Diretora do Laboratório de Geossintéticos da (2000-2021). Perito da Agenda de I&I para a Economia Circular da FCT (2017) e co-coordenadora científico desta Agenda