Design do Produto desenha novos produtos entre Portugal e a Índia
Data de publicação

Nos últimos anos, o curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] tem proporcionado aos alunos finalistas, ocasiões de projeto que simulam futuros cenários de trabalho e fortalecem as ligações com o mundo empresarial.
Este ano, os estudantes foram desafiados a cruzar as culturas Portuguesa e Indiana. Por um lado, através dos ensinos do Design ministrados na licenciatura em Design do Produto do IPVC e na School of Creative Practice of Pearl Academy Díli (Índia). Por outro lado, por meio da relação entre os processos produtivos artesanal e industrial das duas culturas. Esta escolha refere-se à ligação de cooperação antiga existente entre os dois países.
O projeto intitulado “Transgenx – A cultura melting pot entre Portugal e a Índia no design de novos produtos” está a ser desenvolvido no âmbito da UC de Projeto de Design em Empresas II pelos 41 alunos do 3º ano de Design do Produto sob a orientação dos docentes Liliana Soares e Ermanno Aparo. Este projeto académico e de investigação resulta de um protocolo entre o IPVC e a Pearl Academy e envolve uma equipa multidisciplinar de docentes do IPVC constituída por Liliana Soares, Ermanno Aparo, Jorge Teixeira, Patrícia Vieira e Antonieta Morais. Transgenx tem o apoio institucional do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e o suporte estratégico da AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo.
Neste momento, os futuros designers estão na fase de definição de conceitos e trabalho de campo, beneficiando de seminários com diferentes intervenientes: o dia 1 de março ficou marcado com a intervenção do presidente da AEVC Manuel Cunha Júnior, a semana seguinte foi assinalada com uma sessão com Emanuel Maia, alumno de Design do Produto [IPVC] e Dean-School of Creative Practice da Pearl Academy e o dia 22 de março foi destacado com um seminário subordinado ao tema “O Lusitano no Indo-europeu” proferido pela Professora Antonieta Morais.
Até ao final do segundo semestre os estudantes desenvolverão novas formas de criatividade e de empreendedorismo. Futuramente, o projeto será exposto na Índia em conformidade com as condições ditadas pela pandemia.