Colaborações internacionais e interculturais marcam Projetos dos estudantes de Design de Ambientes da ESTG
Data de publicação

O curso de Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) tem-se destacado pelas suas colaborações em projetos inovadores que envolvem estudantes de diferentes anos e parceiros de diversas partes do mundo.
Recentemente, os estudantes do 1º ano participaram no programa BIP (Blended Intensive Programme) intitulado "Nature – Driven – Design", em parceria com a Università degli Studi Mediterranea de Reggio Calabria (Itália) e a universidade de Işık, em Istambul, Turquia. O programa, realizado em abril e maio de 2024, combinou atividades online e presenciais. Durante a semana de 22 a 25 de abril, os alunos apresentaram as suas soluções para o espaço exterior das oficinas do Bloco Oficinal da ESTG tendo em vista melhorar de forma passiva o conforto térmico dentro das aulas, trabalho inserido na UC de Introdução ao Projeto II, sob a orientação dos docentes Diana Pereira, João Martins e Manuel Rivas. Em seguida, de 6 a 12 de maio, decorreu um encontro presencial em Reggio Calabria, onde foram realizadas diversas atividades relacionadas com o projeto.
Os estudantes do 2º ano, por sua vez, estão envolvidos na criação de uma proposta para o futuro Museu dos Beatles, que será instalado na cidade de Viana do Castelo a partir da coleção do Sr. Vitor Coutinho, um conhecido empresário local e admirador do grupo inglês. Orientados pelos docentes Rui Cavaleiro e Micael Miranda na Unidade Curricular de Projeto Ambiente II, os estudantes visitaram o local que abrigará o museu e examinaram os objetos que serão expostos. O próprio Vitor Coutinho já visitou a escola para acompanhar o progresso dos trabalhos. A apresentação das propostas dos estudantes está prevista para o dia 3 de julho, em local e horário a serem definidos.
Já os estudantes do 3º ano estão a trabalhar num projeto intitulado "Temporary Shelter of Nature Tourism" em colaboração com estudantes de Design de Interiores da Universidade de Coburg, Alemanha e da Escola d'Art i Superior de Disseny das Ilhas Baleares, Espanha. Com aproximadamente 60 estudantes envolvidos, o projeto aborda a criação de abrigos temporários para turismo de natureza em Vila Nova de Cerveira, Portugal. Sob a orientação dos docentes Rui Cavaleiro e Luís Mota, juntamente com o professor Michael Haverland (Alemanha) e Marta González (Espanha), os estudantes formaram grupos de trabalho internacionais e participaram de aulas transversais regulares para acompanhar o progresso do projeto. Os resultados finais serão apresentados no dia 28 de junho.
Estas colaborações demonstram o compromisso da ESTG-IPVC em proporcionar aos seus estudantes experiências práticas e interculturais que enriquecem sua formação académica e profissional, preparando-os para enfrentar desafios globais no campo do design de ambientes.