ACAth[ON] Challenge chega ao IPVC
Data de publicação

O Grupo ACA, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) e o NEECA – Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil e do Ambiente, promove no próximo dia 29 de outubro o ACAth[ON] Challenge, um hackathon integrado no programa ACA Innovation Challenge.
O evento pretende estimular a criatividade e o pensamento inovador entre estudantes e investigadores, desafiando-os a desenvolver soluções para problemas reais nas áreas da construção, da água e do ambiente, numa tarde intensiva de colaboração e inovação.
A iniciativa decorrerá na Sala Bib.3.2 da ESTG-IPVC, entre as 14h30 e as 18h00.
O hackathon reunirá equipas multidisciplinares de estudantes das áreas de engenharia, arquitetura, gestão, tecnologias de informação e outras disciplinas relacionadas. Cada equipa poderá escolher um dos três desafios estratégicos propostos pelo Grupo ACA:
• Rodovias Verdes – reutilização de materiais em pavimentações rodoviárias
• Biomassa Florestal – novas aplicações para a biomassa além da produção de energia
• Reutilização de Areias nas ETARs – desenvolvimento de processos de lavagem e descontaminação para uso na construção civil
O programa inclui momentos de capacitação prática, ideação colaborativa e mentoria especializada, com o apoio de especialistas do Grupo ACA e peritos convidados.
Os participantes terão oportunidade de concorrer a 1.500€ de prémio por desafio, além de apoio à escalabilidade das soluções, networking com líderes do setor e potencial de investimento e colaboração futura com o Grupo ACA.
Programa:
• 14h30 – 14h50 | Abertura e Dinâmica de Acolhimento
Apresentação do evento, alinhamento dos 3 desafios e promoção da ligação entre participantes.
• 14h50 – 15h10 | Foco, Propósito e Problema
Clarificação do utilizador, do problema, do objetivo da solução e do ponto de partida.
• 14h10 – 16h10 | Geração de Soluções ou Diagnóstico da Solução
Estimulação de novas ideias ou consolidação/desafio de projetos já existentes, com vista à criação de uma solução clara.
• 16h10 – 16h40 | Mapa da Solução
Estruturação dos elementos principais da proposta de valor – beneficiários, solução, impacto e diferenciação.
• 16h40 – 17h40 | Estruturação para Submissão + Mentorias à Medida
Preenchimento e validação das respostas às 6 perguntas-chave do formulário, com apoio dos facilitadores.
• 17h40 – 18h00 | Wrap-up e Próximos Passos
Partilha de ideias-chave, incentivo à submissão final e motivação para os próximos desafios.
Inscreve-te já e aceita este desafio!
O futuro da construção, da água e do ambiente pode começar com as tuas ideias.
👉 Inscrições: https://forms.office.com/e/kjXxZ8cRJi