Nova Pós-graduação em Design de Interiores
Data de publicação

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG_IPVC) disponibiliza, a partir do próximo ano letivo de 2021/2022, a Pós-graduação em Design de Interiores.
Sendo uma das áreas do domínio do design mais reconhecidas, o design de interiores sempre se pautou por se situar entre o domínio do design do produto e da arquitetura, sobretudo a arquitetura de interiores.
A necessidade de formar especialistas capazes de intervir e criar as interfaces que operam entre os espaços e os utilizadores, o design de interiores assume-se como uma cultura e uma atividade próprias que medeiam a relação que o homem manifesta para com os espaços, os objetos que os constituem e as relações interpessoais que aí se verificam.
A Pós-Graduação em Design de Interiores do IPVC constitui-se como uma formação multidisciplinar, de carácter vincadamente prático, capaz de articular o saber académico e o mercado de trabalho, através de uma proposta de ensino conjunta entre o corpo docente, das diferentes áreas do IPVC, e profissionais e empresas especializadas na área da produção / construção de espaços interiores.
Ao longo da formação, através de projetos de diferentes tipologias de espaços interiores, os formandos integrarão exercícios onde serão convidados a experienciar contextos e constrangimentos de trabalho similares ao que se verifica no âmbito da atividade do design de interiores em contexto laboral. Para isso, a estrutura curricular e o modelo de ensino implementado baseiam-se no envolvimento de entidades e especialistas das mais diversas áreas complementares ao design de interiores.
O perfil de designer de interiores assume-se como um profissional especialista na conceção, desenvolvimento e apoio à produção/construção de espaços interiores, podendo interferir na sua (re)definição na configuração dos espaços. As suas capacidades permitem desenvolver propostas que visem dar resposta às necessidades dos utilizadores, das sociedades contemporâneas, bem como das empresas especializadas na produção e construção de interiores.
Como saída profissional os designers de interiores estão aptos a colaborar em:
• Gabinetes especializados;
• Empresas de produção/construção especializadas;
• Própria empresa
A formação em Design e Interiores permite dotar o formando de capacidades para se assumir autonomamente no desempenho das suas funções na área da formação, enquanto profissional liberal.
Inscrições: 1ª Fase (1 a 25 de julho)
Informações: direcao@estg.ipvc.pt / luismota@estg.ipvc.pt