IPVC integra o projeto PAS GRAS de prevenção e reversão da obesidade na Europa
Data de publicação

Nos dias 29 e 30 de junho de 2023, o Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra recebeu a apresentação do projeto internacional “PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos”, projeto financiado em 9,5 milhões de euros pela Comissão Europeia, através do programa Horizonte Europa.
O projeto conta com a participação de 16 parceiros de 8 países europeus, entre eles o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com uma equipa multidisciplinar, coordenada por Isabel Araújo, docente e investigadora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
"O número de pessoas com excesso de peso está cada vez mais a aumentar e este projeto tem como objetivo, a longo prazo, até 2050, diminuir em 15 por cento a obesidade nos adultos e em 30 por cento nas crianças e adolescentes", refere Isabel Araújo.
De entre as várias componentes do projeto, destacam-se a criação e implementação de um programa designado RAT, Risk Assesment Toolbox, que facilite, de um modo personalizado, a identificação e caracterização do risco de obesidade de uma pessoa. E, paralelamente, o desenvolvimento de ferramentas de literacia em cocriação, procurando compreender os motivos pelos quais as pessoas não respondem de um modo efetivo à literacia e material já existente.
A equipa multidisciplinar do IPVC é constituída por investigadores de 3 das suas unidades orgânicas, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Saúde. São eles: Isabel Araújo, Patrícia Vieira, Pedro Faria, Rita Pinheiro, Carla Faria e Carminda Morais, os quais estarão envolvidos na investigação e desenvolvimento de processos de coprodução criativa de plataformas e conteúdos digitais interativos, de suporte a diversos media como imagens, vídeos, animações, cartoons, entre outros, "a serem utilizados com o objetivo de sensibilizar a população para os problemas da obesidade, e contribuir para a mudança de hábitos alimentares, assim como a alteração de comportamentos, de modo a reduzir a prevalência da doença", como refere Isabel Araújo.
Deste modo, o projeto PAS GRAS ambiciona poder ter uma intervenção efetiva em cerca de 50 milhões de cidadãos dos 27 estados-membros, até 2035.