Skip to main content

Impulsionar a transferência de tecnologia

Data de publicação

05/11/2025

Inovação e Transferência de Tecnologia | 25 ações para reduzir a distância entre investigação e setor empresarial, a realizar ao longo de 15 meses

Transformar o conhecimento em valor para as empresas é o grande desígnio do ciclo de iniciativas que o Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) promovem ao longo dos próximos meses.

Através do projeto PAT.Tech II – Potenciar, Aproximar e Transferir Tecnologia e Conhecimento Científico, financiado pelo Compete 2030, as duas instituições unem esforços para valorizar os resultados da investigação aplicada, segundo uma lógica de reforço da relação entre a academia, empresas e outras entidades do tecido económico e social, como meio para facilitar a transferência de novas tecnologias para o mercado.

O ciclo de atividades arranca na próxima semana, a 11 de novembro, às 14h30, com o workshop “Gestão da Propriedade Intelectual”, que terá lugar nas instalações do CiTin, em Arcos de Valdevez. Numa era em que a inovação é motor de competitividade, compreender os direitos de propriedade intelectual e industrial torna-se essencial para proteger ideias, marcas e invenções.

A sessão será dinamizada por Anabela Carvalho, especialista da Patentree, e abordará temas práticos sobre a proteção e valorização de ativos intangíveis, com partilha de casos de sucesso na transferência de tecnologia. Luís Paulo Rodrigues, pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia, defende ser “essencial” compreender os direitos de propriedade intelectual e industrial como forma de proteger ideias, marcas e invenções. “Este workshop aborda temas cruciais para quem pretende valorizar ativos intangíveis, evitar conflitos legais e garantir competitividade no mercado global. É uma oportunidade estratégica para empreendedores, criadores e profissionais”, explica o pró-presidente.

O segundo momento está marcado para o dia 26 de novembro, às 14h, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), com o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”.

O encontro propõe uma reflexão prática sobre o papel da inovação e da transferência de conhecimento como motores da competitividade empresarial, apresentando estruturas de apoio à inovação, tecnologias desenvolvidas pelo Politécnico de Viana do Castelo e pelo CiTin, e casos de sucesso em colaboração com empresas.

Na sessão de abertura estarão o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, e o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, seguindo-se a apresentação do ecossistema regional de apoio à I&D, por Luís Paulo Rodrigues.

Segue-se uma mesa-redonda dedicada ao tema “A inovação como motor do sucesso empresarial – uma perspetiva prática”, que reunirá a presidente do Programa Compete 2030, Alexandra Vilela, representantes das empresas MA Automotive Portugal S.A. e Hydrumedical S.A. & Bioceramed S.A., o diretor-geral do CiTin, Sérgio Lopes, e a diretora da unidade de investigação CISAS-IPVC, Manuela Vaz Velho.

“É fundamental criar um ecossistema de inovação robusto no Alto Minho que, através de atividades de investigação fundamental e aplicada, seja capaz de desenvolver novo conhecimento e produzir inovações com valor efetivo para as empresas, contribuindo não só para o sucesso individual de cada empresa, mas também para a competitividade dos diversos setores económicos da região, à escala nacional e internacional”, sublinha Luís Paulo Rodrigues, pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo.

Aproximar ciência e indústria para criar valor real

Ao longo dos próximos 15 meses, o projeto PAT.Tech II – Potenciar, Aproximar e Transferir Tecnologia e Conhecimento Científico irá promover uma série de iniciativas pensadas para reduzir a distância entre a investigação e o mercado, fomentando a interação entre a comunidade científica e o setor empresarial.

O objetivo é transformar o conhecimento produzido nas instituições de ensino superior em soluções, produtos e serviços inovadores, capazes de gerar valor económico e social para o território.

Atualizado em 05/11/2025
Font Resize