IEEE IPVC Student Branch

09/03/2021

IEEE IPVC Student Branch é oficialmente apresentado

Já está formalmente constituída o IEEE IPVC Student Branch, o ramo estudantil do Institute of Eletrical and Eletronics Engineers (IEEE) do IPVC, cuja apresentação oficial decorreu no passado dia 10 de março.  João Passos, Chair do IEEE IPVC Student Branch, sublinha a importância quer para o IPVC quer para os estudantes de Engenharia, desta instituição, que “oferece uma oportunidade aos seus membros estudantes em iniciar um caminho de excelência em áreas do seu interesse académico e profissional. Relembro, que o IEEE é uma organização profissional técnica global, e cuja missão se foca no avanço da tecnologia para o benefício da humanidade”, realçando que “ a criação deste ramo estudantil é de elevada importância, não só para o IPVC (alunos, professores, investigadores), mas também para a comunidade em que o IPVC se insere, uma vez que em Portugal, apenas 15 instituições de ensino superior têm o privilégio de ter um ramo estudantil do IEEE ativo”.

João Passos relembra que o caminho não foi fácil. “A criação do IEEE IPVC Student Branch só foi possível pela dedicação e entrega de um grupo de 16 alunos, de vários cursos ministrados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo: Engenharia de Redes e Sistemas de Computadores (ERSC), Engenharia Mecatrónica (EMEC), Engenharia de Computação Gráfica e Multimédia (ECGM), que  tiveram de formalizar a respetiva filiação na organização, condição essencial para a aprovação pelo IEEE”.

A perseverança de João Passos, aluno do curso de ERSC, e atual Chair do IEEE IPVC Student Branch, foi determinante para que, mesmo em tempo de adversidade, conseguiu mobilizar um conjunto significativo de alunos para avançar com o projeto.

“Contamos com o apoio do docente Sérgio Ivan Lopes e com os alunos conseguimos finalizar este processo que teve início em março de 2020. Mas nessa altura tivemos que parar, pois, foi quando se deu o primeiro confinamento. Mas não desistimos e, apesar do distanciamento imposto, fomos fazendo o nosso trabalho. ajuda incansável da secção Portuguesa (IEEE-PT) ajudou a tornar realidade este sonho. A 2 de fevereiro de 2021 conseguimos a notícia que tanto queríamos e o trabalho de uma equipa deu frutos e hoje conta já com 25 membros”.

O que é o Student Branch?

É um programa do IEEE (Institute of Eletrical and Eletronics Engineers) que consiste na formação de um ramo estudantil de Engenharia relacionada com IT. Este oferece inúmeras vantagens a nível académico e profissional, tais como o acesso a webinars, workshops, descontos em conferências internacionais, acesso a bibliotecas de renome, oportunidades de estágios e por fim, mas não menos relevante, ser membro de uma instituição mundial na vanguarda do desenvolvimento tecnológico.

Comité Executivo do IEEE IPVC SB:

• Bruno Gomes (Secretário, aluno do curso ERSC)
  • Rui Fornelos (Vice-Chair, aluno do curso ERSC)
  • João Passos (Chair, aluno do curso ERSC)
  • André Rocha (Vice-Chair, aluno do curso EMEC)
  • Ricardo Santil (Tesoureiro, aluno do curso ERSC)

Atualizado em 12/03/2021