Skip to main content

FISATUR já navega pelo Atlântico

Data de publicação

24/09/2025

A rota à vela culmina em Viana do Castelo, após escalas em França e Espanha, dando palco a projetos portugueses de turismo marítimo sustentável.

O Trade Navigation Tour representa um marco no projeto FISATUR, juntando inovação, tradição e sustentabilidade ao longo de duas semanas de viagem marítima e encontros em terra. A rota inclui oito paragens principais — de Concarneau (França) a Viana do Castelo (Portugal) — e visitas complementares a comunidades locais com forte ligação ao mar, como Esposende, Caminha, A Guarda ou San Cibrao.

Com atividades que vão de showcookings com algas em França a experiências de apanha de bivalves na Galiza ou a eventos culturais em Portugal, o TNT pretende valorizar o património marítimo e impulsionar a cooperação entre pescas, aquacultura, turismo e inovação.

A comitiva que segue na viagem inclui, entre outros, representantes das entidades que se destacaram no projeto. De Portugal seguem viagem elementos do projeto vencedor da convocatória FISATUR, assim como um outro participante:

  • Preservação do Património Marítimo em Esposende: projeto liderado por Fernando Ferreira, diretor do Museu Marítimo de Esposende, que combina restauro de embarcações tradicionais com tecnologia 3D e atividades educativas. “A nossa missão é trazer à vida a história marítima da região, aproximando novas gerações das tradições locais e da cultura náutica”, explica.
  • Oficina do Mar: projeto que tem como objetivo preservar e promover o património cultural marítimo através de workshops práticos, construção de embarcações tradicionais e atividades ao ar livre, dinâmicas e sustentáveis.

Goretti Silva, docente e investigadora do IPVC, responsável, em Portugal, pelo FISATUR, explica que o projeto promove “a diversificação das atividades ligadas ao mar através de práticas de turismo sustentável que aumentam a resiliência das comunidades costeiras num contexto de grandes mudanças ambientais e sociais.”

Destaques

  • 17 a 30 de setembro de 2025
  • Paragens de barco: 7 portos visitados em França, Espanha e Portugal
  • Visitas em terra: 8 comunidades costeiras
  • Atividades: workshops, dias abertos, fóruns regionais, eventos regionais de turismo marítimo, sessões B2B, atividades escolares
  • Objetivo: valorizar o turismo marítimo sustentável e reforçar a cooperação atlântica

Acompanhe todas as informações sobre a viagem em www.fisatur.org ou no linkedin.

Atualizado em 24/09/2025