Skip to main content

Estudantes de Design do Produto da ESTG-IPVC criam soluções sustentáveis, com dupla funcionalidade, para o Viana STARTS

Data de publicação

22/01/2025

No âmbito do projeto Viana STARTS, gerido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e tendo como parceiro, entre outras entidades, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, os estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Design do Produto, orientados pela docente Patrícia Vieira, na unidade curricular de Design e Comunicação do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, foram desafiados a criar uma embalagem-produto com dupla função, na qual a embalagem é o produto e o produto é a embalagem, promovendo a sustentabilidade e a redução de desperdício.

O objetivo do desafio foi desenvolver propostas práticas funcionais, que se adequassem a necessidades e tarefas a realizar num espaço de coworking, particularmente sobre as superfícies de trabalho, como mesas e secretárias, incorporando o espírito de cocriarão e experimentação que define o projeto. Os resultados visam expressar a ligação entre ciência, tecnologia e arte, pilares centrais do futuro espaço colaborativo, criativo e comunitário que será instalado no antigo Matadouro Municipal.

As propostas desenvolvidas pelos estudantes incorporam materiais ecológicos, principalmente de origem celulósica, e soluções funcionais, alinhando-se com os valores de sustentabilidade e inovação promovidos pelo Viana STARTS. Este projeto foi uma oportunidade para os futuros designers aplicarem os seus conhecimentos em desafios reais, reforçando a ligação entre a academia e a comunidade.

Os resultados, apresentados no passado dia 15 de janeiro aos gestores do Viana STARTS, culminaram numa coleção de 25 embalagens-produto, com potencial para enriquecer a identidade do projeto e contribuir para o seu impacto na região.

Atualizado em 23/01/2025