Início / Oferta Formativa / Licenciaturas / Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Apresentação
A Licenciatura de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia visa acompanhar e antecipar as necessidades de um sector de atividade em crescimento e deficitário no número de profissionais qualificados.
O plano de formação contempla uma forte componente interdisciplinar que pretende formar profissionais com sólidos conhecimentos em Computação Gráfica e Multimédia Interativa. Salienta-se uma elevada componente prática que conduz a um domínio profundo dos conceitos, equipamentos e tecnologias bem como ao desenvolvimento de metodologias de trabalho compatíveis com as necessidades e competitividade do mercado de trabalho.
Comissão de curso
Acesso
Provas de ingresso:
um dos seguintes conjuntos: |
[16] Matemática ou |
[07] Física e Química e [16] Matemática ou |
[10] Geometria Descritiva e [16] Matemática
Preferência regional
50 % para candidatos residentes nos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo
Habilitações preferenciais
Dada a extensão do número de áreas possíveis, queira por favor consultar o Guia de Acesso ao Ensino Superior, publicado pelo Ministério da Educação.
Vagas: 50 (sujeito a alterações)
Regimes Especiais
– Missão Diplomática Portuguesa no Estrangeiro
– Portugueses Bolseiros no Estrangeiro ou Funcionários Públicos em Missão Oficial no Estrangeiro
– Oficiais das Forças Armadas Portuguesas
– Bolseiros dos PALOP
– Missão Diplomática Estrangeira Acreditada em Portugal
– Praticantes Desportivos de Alto Rendimento
– Naturais de Timor-Leste
Concursos Especiais
Reingresso, Mudança de PAR/Instituição/Curso
Objetivos
O objetivo geral do ciclo de estudos é a formação de engenheiros com uma visão global das tecnologias, sistemas, serviços e conteúdos com uma forte componente de Interação, Computação Gráfica e Multimédia. A formação é apoiada em bases científicas sólidas e formação em Engenharia Informática, com particular enfoque na área da Computação Gráfica e Multimédia, complementada por formação em Comunicação e Design.
O ciclo de estudo estrutura-se com o objetivo de desenvolver competências que permitirão a realização de atividades abarcando diferentes valências, através de uma forte componente de aplicação prática alicerçada numa formação teórica consistente, conferindo ao graduado a qualificação para enfrentar os desafios profissionais no mercado de trabalho.
A formação inicial nas áreas do Design Multimédia tem por objetivo conferir capacidade de integração em equipas multidisciplinares e de, no seio destas, propor, interpretar e concretizar conceitos.
Perfil do diplomado
O Licenciado em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia estará preparado para o desempenho de funções de quadro superior, detendo competências para utilizar técnicas específicas e para integrar equipas de desenvolvimento.
Estará também apto a liderar equipas de projetos e desenvolvimento.
Desenvolverá ainda competências de intervenção estrutural.
Saídas Profissionais
São diversas as áreas em que os diplomados poderão exercer a sua atividade, nomeadamente ao nível da conceção, do desenvolvimento e da gestão, a saber:Produtos e serviços multimédia interativos;
Educação à distância, comércio eletrónico, promoção produtos/organizações, produtos culturais e lúdicos, sistemas de realidade virtual, instalações multimédia;
Aplicações gráficas;
Sistemas de informação geográfica, simulação, interfaces, visualização;
Sistemas de redes e serviços;
Arquiteturas multimédia distribuídas, sistemas de informação em rede, bases de dados multimédia.
Audiovisuais;
Animação por computador, produção áudio e vídeo, formação, docência e investigação.
Plano de estudos
Unidade Curricular | Area | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Propedêutica da Matemática | MAT | S1 | TP:48.00 | PL:32.00 | 6.00 | Consultar |
Álgebra Linear e Geometria Analítica | MAT | S1 | TP:40.00 | PL:16.00 | 5.00 | Consultar |
Arquitecturas e Sistemas de Computadores | ET | S1 | TP:32.00 | PL:32.00 | 6.00 | Consultar |
Design Gráfico | ADH | S1 | TP:24.00 | PL:24.00 | 6.00 | Consultar |
Introdução à Programação | EIM | S1 | TP:32.00 | PL:32.00 | 7.00 | Consultar |
Matemática | MAT | S2 | TP:40.00 | PL:32.00 | 6.00 | Consultar |
Sistemas Operativos | EIM | S2 | TP:32.00 | PL:32.00 | 6.00 | Consultar |
Design Multimédia | ADH | S2 | PL:48.00 | 5.00 | Consultar |
Modelação 3D | EIM | S2 | PL:48.00 | 4.00 | Consultar |
Algoritmia e Programação | EIM | S2 | TP:32.00 | PL:32.00 | 6.00 | Consultar |
Fotografia | EIM | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Unidade Curricular | Area | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Matemática para a Computação Gráfica | MAT | S1 | TP:32.00 | PL:32.00 | 6.00 | Consultar |
Bases de Dados | EIM | S1 | TP:24.00 | PL:24.00 | 5.00 | Consultar |
Produção Audiovisual | EIM | S1 | TP:24.00 | PL:32.00 | 5.00 | Consultar |
Animação 3D | EIM | S1 | TP:24.00 | PL:40.00 | 6.00 | Consultar |
Empreendedorismo | OLM | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Programação de Interfaces Gráficas | EIM | S1 | TP:24.00 | PL:32.00 | 5.00 | Consultar |
Interacção Homem-Máquina | EIM | S2 | TP:24.00 | PL:24.00 | 5.00 | Consultar |
Redes e Sistemas de Comunicação de Dados | ET | S2 | TP:24.00 | PL:32.00 | 5.00 | Consultar |
Pós-Produção Audiovisual | EIM | S2 | TP:24.00 | PL:32.00 | 5.00 | Consultar |
Laboratório de Programação | EIM | S2 | PL:48.00 | 5.00 | Consultar |
Tecnologias Web | EIM | S2 | TP:32.00 | PL:32.00 | 5.00 | Consultar |
Engenharia de Software | EIM | S2 | TP:24.00 | PL:24.00 | 5.00 | Consultar |
Unidade Curricular | Area | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Sistemas Multimédia | EIM | S1 | TP:24.00 | PL:32.00 | 5.00 | Consultar |
Sistemas de Informação Geográfica | EIM | S1 | TP:24.00 | PL:32.00 | 5.00 | Consultar |
Computação Gráfica | EIM | S1 | TP:24.00 | PL:40.00 | 5.00 | Consultar |
Programação Web | EIM | S1 | TP:32.00 | PL:32.00 | 5.00 | Consultar |
Projeto e Desenvolvimento | EIM | S1 | PL:80.00 | 10.00 | Consultar |
Realidade Virtual, Aumentada e Mista | EIM | S2 | TP:32.00 | PL:32.00 | 5.00 | Consultar |
Tecnologias Interativas | EIM | S2 | TP:32.00 | PL:48.00 | 6.00 | Consultar |
Computação Móvel | EIM | S2 | TP:32.00 | PL:32.00 | 6.00 | Consultar |
Organização de Eventos Técnico Científicos | EIM | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Projecto Final / Estágio | EIM | S2 | PL:80.00 | 10.00 | Consultar |
Empregabilidade
96,6%
Consulte informação em: http://infocursos.mec.pt/dges.asp?code=3163&codc=8407
Projetos
Corpo docente
“Entrei no IPVC em 2013 para um CET e, em 2014, ingressei na licenciatura em ECGM. Estudei nesta instituição durante 4 anos. Foi um percurso de aprendizagem e experiências que me marcaram enquanto pessoa e aluno e que me deram técnicas que têm tido grande influência na minha vida. Atualmente colaboro na ESTG como docente e está a ser mais uma experiência nesta instituição, agora numa outra vertente. Uma das coisas que mais gosto nesta instituição é a forma como acolhe alunos e colaboradores.”
Acreditação e registo
Com Acreditação em 2020, por 6 anos | Limite de admissões fixado: 58
Registo inicial: R/A-Ef 688/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração:
R/A-Ef 688/2011/AL01 de 24-05-2017
Mais informação em Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior-A3ES: https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/engenharia-da-computacao-grafica-e-multimedia-1
Informação Geral
180 ECTS | 6 Semestres | CNAEF 523 Eletrónica e automação | Código: 8407
Grau atribuído: Licenciado
Estes cookies são necessários para o funcionamento da Plataforma e não se podem desativar nos nossos sistemas. Este tipo de cookies inclui apenas funcionalidades básicas, sendo que, estes não armazenam qualquer informação pessoal.
Estes cookies permitem que o portal forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.