Apresentação do Projeto “Opus Fibrae”

19/03/2024

No próximo dia 20 de março, pelas 18:00 horas, os resultados do projeto “Opus Fibrae” desenvolvido pelos estudantes do Mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), serão apresentados no espaço da Oficina Cultural do IPVC.

O projeto foi construído em parceria com a dstelecom, empresa responsável pela construção, operação e manutenção da primeira e maior rede multioperador de fibra ótica da Europa.

O Design Integrado IPVC e a dstelecom compartilham preocupações ambientais e a importância do papel da criatividade em processos que invocam a ação do Design como um fator importante para definir percursos de inovação fundamentados na sustentabilidade empresarial, ambiental, societal e cultural.

O objetivo principal do projeto “Opus Fibrae” era utilizar restos de fibra ótica, como recurso, para encontrar novas aplicações noutros âmbitos, oferecendo uma dimensão inovadora. Os alunos foram desafiados a iniciar o processo de Design a partir da noção de reaproveitamento da fibra ótica, lendo as caraterísticas e as propriedades do material e analisando novas cadeias de valores e cenários de utilização e fruição como, por exemplo, mobiliário para interior e exterior, componentes para acessórios de moda, utensílios ou, ainda, elementos espaciais para serem integrados no espaço.

Os 21 estudantes do curso de Mestrado em Design Integrado foram acompanhados pelos docentes Ermanno Aparo, Manuel Rivas e António Labrincha, trabalhando o projeto durante 5 semanas. A existência de tipologias de cabos de fibra ótica distintas disponibilizadas pela empresa e o acompanhamento contínuo de representantes da dstelecom no projeto, possibilitaram praticar uma metodologia de cooperação, articulação e integração, alcançando grandes resultados e beneficiando todos os que parceiros envolvidos no projeto. À luz dos novos desenvolvimentos, a aplicação de um processo de co-design contribui para a transformação do mundo académico e do contexto empresarial.

Destaca-se que o evento terá a entrada livre ao público.

Atualizado em 19/03/2024