Skip to main content
Print Friendly, PDF & Email

Alunos de excelência fazem do IPVC a primeira opção no acesso ao ensino superior

Data de publicação

29/09/2021

Beatriz Pinto foi a aluna com a melhor média a entrar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) este ano letivo. A jovem, residente em Arcos de Valdevez, entrou na primeira opção no curso de Design de Ambientes na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) com 18,79. Também Joana Silva entrou na primeira opção no curso de licenciatura em Enfermagem Veterinária na Escola Superior Agrária (ESA) com a média 18,06. A ESTG-IPVC recebe ainda a aluna com a terceira melhor nota de ingresso deste ano. Vanessa Costa entrou na primeira opção no curso de Gestão com 17, 85.

Apaixonada pela organização de espaços interiores e exteriores, Beatriz Pinto não teve dúvidas na hora de decidir o futuro. O curso de Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo foi a primeira opção. “Quando andava à procura de informação sobre os cursos gostei de tudo o que vi e li sobre o IPVC e percebi que este era um curso à minha medida, por isso, decidi arriscar e apostei no Politécnico de Viana do Castelo”, confessou a jovem proveniente de Arcos de Valdevez, que tinha “quase a certeza que entrava”. A nova aluna do IPVC ainda está “a saborear” a boa notícia, e “ansiosa” pelo início das aulas. “Agora começa uma nova fase e as expetativas são boas. Acredito que o curso me vai trazer mais conhecimento na área que eu gosto, vai permitir desenvolver o meu lado criativo e adquirir mais experiência”, sublinhou.

Já Joana Silva, de Viana do Castelo, optou pelo curso de Licenciatura em Enfermagem Veterinária na Escola Superior Agrária do IPVC. O gosto por animais e o exemplo da irmã, que terminou recentemente o mesmo curso na ESA-IPVC, foram “decisivos” na hora de decidir. “Acompanhei todo o percurso da minha irmã, segui de perto os estágios, os relatórios, os trabalhos e isso despertou ainda mais o meu interesse no curso”, justificou a jovem, confessando que todo este processo “foi muito tranquilo, porque sabia que tinha nota para entrar”. A irmã já está a trabalhar em Vila Nova de Cerveira e isso também deixa a nova aluna “com esperança no futuro”.

Com a terceira melhor nota de ingresso no IPVC, Vanessa Costa queria o curso de Gestão desde o 9.º ano. “Sempre me identifiquei com as áreas de Economia, de Gestão e de Contabilidade. Depois de pesquisar algumas universidades optei pela ESTG-IPVC. Primeiro gostei muito do conteúdo que será lecionado em cada uma das cadeiras e depois queria muito ficar em Viana do Castelo, é a minha cidade e decidi ficar cá”, justificou. As expetativas são “muito altas” e Vanessa Costa acredita que o curso de Gestão da ESTG-IPVC “foi e será a melhor opção”.

“Sempre ouvi falar muito bem do Politécnico de Viana do Castelo e é onde se formam os melhores enfermeiros”.

Juliana Araújo foi a melhor aluna a ingressar na Escola Superior de Saúde (ESS) na licenciatura em Enfermagem com 17,75. Residente em Melgaço, Juliana Araújo sempre quis “cuidar e comunicar com pacientes”. A jovem escolheu Viana do Castelo, porque é “perto de casa” e “sempre” ouviu dizer que “é onde se formam os melhores enfermeiros”. As expectativas são as melhores. “Quero focar-me ao máximo para tirar a licenciatura, depois especializar-me e ir trabalhar o mais rápido possível”, assumiu Juliana Araújo, confidenciando que esta fase de espera “foi horrível”. “Nunca estive tão nervosa e ansiosa na minha vida, mas faz parte do processo”, confessou a nova aluna do IPVC, que, entretanto, se vai mudar para Viana do Castelo.

 

Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas volta a atrair alunos de excelência

Já Ana Paula Vieira foi a melhor aluna a entrar na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC) no curso de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas com 17,20. Residente em Viana do Castelo, Ana Paula ainda começou a “namorar” a ideia de ir para Design de Ambientes, mas colocou Artes com primeira opção onde acabou por ficar colocada. “Sempre ouvi falar muito bem da instituição e da forma como tratam os alunos. Também está na minha zona de residência e facilita nos custos”, justificou a nova aluna. As perspetivas são as melhores. “Acredito que vou ter sucesso, pelo menos vou fazer tudo por isso”, assegurou. Já o ano passado Ana Luísa Sá, natural de Esposende, ingressou no curso com uma média de 18,80.

Na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), Beatriz Carvalhido foi a aluna que entrou com melhor nota (17,32). A primeira opção da jovem foi a licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística porque sempre gostou “de ter tudo organizado e da área empresarial”. Residente em Viana do Castelo, Beatriz Carvalhido defendeu que “não vale a pena ir para longe, quando se tem uma boa escola e que dá a oportunidade de estudar o que se pretende perto de casa”. A jovem, que vai utilizar o Bus Académico, um transporte de baixo custo disponibilizado pelo Politécnico de Viana do Castelo, e que liga as seis escolas superiores do IPVC, já teve aulas e acredita que “vai tudo correr muito bem”, referindo que a escola “é muito acolhedora e familiar”.

Entretanto, na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) os melhores alunos do curso de Desporto e Lazer entraram com a nota de 15,99. Tiago Amaral sempre esteve ligado ao desporto e, por isso, a escolha foi óbvia. A ESDL- IPVC foi a primeira opção porque o jovem teve “muitas e boas indicações” e o local onde está situada a escola também é uma “mais-valia”. Tiago Amaral está “entusiasmado” e acredita que “tem tudo para correr bem”. A morar em Monção, o novo aluno do IPVC também está “feliz” porque vai ficar perto de casa.

Na hora de escolher, Johnathan Amorim optou sem qualquer hesitação pelo curso de Desporto e Lazer da ESDL-IPVC. “Sempre gostei de desporto e toda a gente fala muito bem da escola e, por isso, foi a primeira e única opção”, confirmou o jovem, que durante o processo de acesso ao ensino superior esteve “tranquilo” por saber que tinha notas para entrar. Ainda sem saber o que vai acontecer, o jovem vai mudar-se de Viana do Castelo para Melgaço, mas está “pronto para o novo desafio”.

 

Atualizado em 29/09/2021