Alunos de Design do Produto vencem concurso de Design de Jogos de Tabuleiro Modernos
Data de publicação
Foram revelados os vencedores do 1º Concurso de Design de Jogos de Tabuleiro, uma iniciativa da ArtMatriz – Associação Cultural e Artística de Viana do Castelo que contou com a parceria da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da editora MEBO.
Este projeto teve início em fevereiro de 2021, durante o confinamento, com a intenção de promover a criatividade associada à criação de Jogos de Tabuleiro modernos alternativos e de tendência inovadora.
Os participantes, alunos do 2º ano do Curso de Design de Produto, orientados pelos professores João Martins e Luís Mota, tiveram várias sessões de acompanhamento à distância por membros e praticantes de jogos, onde lhes foi transmitido o que atualmente existe no panorama dos jogos de tabuleiro modernos e um pouco da história desta atividade.
No decorrer do desenvolvimento do projeto realizaram-se várias apresentações práticas, destacando-se a conversa com o Designer de Jogos Orlando Sá – autor de "Porto", ‘Rossio’ e, mais recentemente, do jogo "Pessoa" – que partilhou com os alunos o seu processo criativo e métodos de trabalho. Depois de terem sido apresentadas a concurso trinta e quatro ideias de protótipos, dezassete delas foram finalizadas. E os vencedores foram:
- º Lugar: "Hang" de Francisco Araújo, Patrícia Moreira e Sofia Teixeira
- º Lugar: "Ano 3000 Regresso a Casa" de André Antunes, António Ribeiro e Marco António
- º Lugar: "Agentes" de Alexandre Silva, Diana Sousa e Paulo Dias
Os jogos foram apresentados ao público na VianaCon 2021, convenção de jogos de tabuleiro modernos, que decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo nos dias 2 e 3 de outubro.