(Português) Projeto Desconexão Digital
(Português)
(Português)
Curso | Disciplina | Professor | Semestre | Datas |
---|---|---|---|---|
ACD | Metodologias de Investigação em Arte | Susana Camanho | 1.º | |
APTA | Investigação e Documentação em Arte | Susana Camanho | 2.º | |
EB | Comunicação Oral e Escrita | Clara Amorim | Anual (1.º S) | |
ESG | Iniciação à Prática Profissional I | Raquel Gonçalves | 2.º |
(Português)
Exposição de cartazes
Criação de 18 cartazes para serem expostos na ESE no ano letivo 2023-2024, na Unidade Curricular de Ilustração. Os autores destas obras foram estudantes do 3º ano da Licenciatura de Ates Plásticas e Tecnologias Artísticas que usaram a temática da distopia digital para reinterpretar a desconexão digital.
Ações de formação
Realização de ações de formações de literacia digital e mediática com o propósito de proporcionar aos estudantes da ESE competências em literacia digital e mediática, para perceberem conceitos como o “capitalismo da vigilância”, “business of generating behavioral predictions”, assim como, os perigos associados à desinformação (“fake news”, teorias de conspiração, discurso de ódio, informações publicadas em fontes não contrastadas, etc.), seguindo as recomendações da UNESCO para combater a desinformação.
Formações de literacia digital e mediática específicas para estudantes de gerontologia: nestas sessões pretende-se dar ferramentas a estes estudantes para que possam orientar os idosos dos perigos associados à conexão digital, como fraudes digitais por email, em grupos de redes sociais, sites fraudulentos, etc.
Clube de leitura
Criação de Clube de leitura aberto à comunidade académica do IPVC, como método de promoção da leitura, com obras que abordem o tema da distopia tecnológica e política.
Ciclo de cinema
Realização de sessões de cinema, onde serão projetados documentários e filmes que tratem da problemática da adição às redes sociais, assim como, dos perigos associados às mesmas, em que o Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) será colaborador ativo.
Serviço de referência
Extensão do serviço de referência da Biblioteca Professor Luís Mourão com conteúdo focado na configuração dos smartphones, essencialmente, em como controlar o tempo despendido nas redes sociais e a instalar apps de ajuda à concentração no estudo.
(Português)
(Português)
Acepto las condiciones – Usos y abusos de las tecnologías digitales
Media and information literate citizens: think critically, click wisely!
Crianças, jovens e media na era digital: consumidores e produtores?
Selfies, sexting, autoimagem física – materiais didáticos
Videos:
Vários:
Apps para concentração: