Início / Early Childhood and 1st Cycle of Basic Education
Apresentação
Este Mestrado tem como objetivo:
Saiba mais: Brochura Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Comissão de curso
Acesso
De acordo com as condições de ingresso definidas nos artigos 17.° e 18.° do Decreto-Lei n.° 79/2014, de 14 de maio, podem candidatar-se a este curso os titulares da Licenciatura em Educação Básica, que evidenciem o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.
A avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica é realizada através de uma prova, a agendar pela instituição, dividida em duas modalidades (prova de avaliação do domínio escrito; prova de avaliação do domínio oral - Entrevista), que visa avaliar a competência comunicativa do candidato, bem como o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.
A prova apresenta um conjunto de tarefas inscritas nos planos da compreensão e produção oral e escrita, nomeadamente de: interpretação e compreensão de textos de tipologia diferente; análise e síntese de enunciados; construção de linhas de argumentação lógica, pertinente e fundamentada; estruturação de textos/enunciados com recurso a estratégias discursivas e linguísticas adequadas à defesa de um ponto de vista; uso adequado e proficiente da gramática.
Licenciatura ou equivalente legal com um mínimo de 30 créditos em Português, 30 créditos em Matemática, 30 créditos em Estudo do Meio (Ciências da natureza e História e Geografia de Portugal), 30 créditos em Expressões ; 15 créditos em Formação Educacional Geral e 15 créditos em Didáticas Específicas.
Níveis e ciclos abrangidos: Todas as áreas da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.
Objetivos
Plano de estudos
Unidade Curricular | Area | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Didáctica da Matemática | EFP | S1 | TP:96.00 | 8.50 | Consultar |
Mudança e Inovação Educacional (opcional) | EFP | S1 | TP:48.00 | 4.50 | Consultar |
Contextos Educativos e Relação Pedagógica (opcional) | EFP | S1 | TP:48.00 | 4.50 | Consultar |
Música para Crianças (opcional) | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Arte Plásticas nos Primeiros Anos (opcional) | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Oficina de Drama (opcional) | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Linguística Aplicada ao Ensino | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Temas Atuais em Matemática | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Didáctica das Expressões Artísticas | EFP | S1 | TP:64.00 | 8.00 | Consultar |
Práticas de Educação Inclusiva (opcional) | EFP | S1 | TP:48.00 | 4.50 | Consultar |
Jogo e Atividade Lúdico Motora (opcional) | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Didáctica do Português | EFP | S2 | P:96.00 | 8.00 | Consultar |
Práticas de Ecologia nos Primeiros Anos (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Educação e Património Histórico (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Métodos e Técnicas de Investigação em Educação | EFP | S2 | P:48.00 | 3.50 | Consultar |
Observação e Práticas Educativas na Primeira Infância | EFP | S2 | P:32.00 | 4.00 | Consultar |
Didáctica do Estudo do Meio | EFP | S2 | P:96.00 | 8.50 | Consultar |
Didáctica da Motricidade | EFP | S2 | P:32.00 | 3.00 | Consultar |
Oficina de Matemática via Steam no Ensino Básico (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Literatura e Imaginação em Espaços Escolares (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Brinquedos com Ciências (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Unidade Curricular | Area | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Seminário de Integração Curricular | EFP | A | P:96.00 | 9.00 | Consultar |
Prática de Ensino Supervisionada | EFP | A | P:154.00 | E:390.00 | 51.00 | Consultar |
Parcerias e estágios
Outras informações
Diário da República, 2.ª série — N.º 165 — 25 de agosto de 2015 http://www.ipvc.pt/sites/default/files/Educacao_Pre_Escolar_Ensino_1_Ciclo_EB_plano_estudos.pdf |
Projetos
MaSCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
Escolas Transformadoras:
Contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola Get Up and Goals! Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs
ALMAF - Atividades Lúdico – Motoras de Apoio à Família
Projeto Geoparque Litoral de Viana do Castelo
Fostering and Assessing Students Creativity and Critical Thinking in higher education
NMSPCAM: Novos Media ao serviço do património Cultural do Alto Minho
M&M –Math & Movement (Move your Mind)
NMSPCAM: Novos Media ao serviço do património Cultural do Alto Minho.
O projeto envolveu a utilização de novas tecnologias em contexto formal – jogos didáticos – para a aprendizagem em torno do património histórico e cultural local.
- Decreto-Lei n.º 79/2014 que aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário https://dre.pt/application/conteudo/25344769 - Regulamento dos Mestrados Despacho n.º 9767/2015 de 26 agosto de 2015 https://dre.pt/home/-/dre/70108511/details/maximized - Alteração às normas do Mestrado: http://www.ipvc.pt/sites/default/files/despacho_2459_2016 - Regulamento dos Cursos de Mestrado que conferem habilitação profissional para a docência http://portal.ipvc.pt/images/ipvc/ese/pdf/reg_pes2_mest_03_2017.pdf |
With Accreditation in 2022, for four years | Maximum number of admissions: 24
Initial Registration: R/A-Cr 153/2015 of 31/07/2015
Amendment Registration:
R/A-Cr 153/2015/AL01 of 29/06/2022
Estes cookies são necessários para o funcionamento da Plataforma e não se podem desativar nos nossos sistemas. Este tipo de cookies inclui apenas funcionalidades básicas, sendo que, estes não armazenam qualquer informação pessoal.
Estes cookies permitem que o portal forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.