Skip to main content

Lista de notícias

IPVC recebe distinção pela primeira vez

A distinção foi atribuída pela primeira vez ao Politécnico de Viana do Castelo e pretende reconhecer o trabalho desenvolvido pela instituição na criação de condições que permitem aos estudantes conciliar o percurso académico com a prática desportiva, reforçando o compromisso com a formação integral dos estudantes. Atribuído pelo IPDJ no âmbito da Semana Europeia do Desporto, o Selo Estudante-Atleta destaca as boas práticas das instituições de ensino superior no apoio a estudantes que conciliam treino, competição e estudo. Na edição deste ano, a terceira deste prémio, o Politécnico de Viana do Castelo foi uma das duas instituições a receber o selo pela primeira vez, juntando-se a um grupo restrito de instituições de ensino superior que se afirmam como referência na promoção da carreira dupla. A candidatura do IPVC obteve 82 pontos, ultrapassando largamente os 70 exigidos. O resultado traduz o trabalho estratégico desenvolvido pela instituição, que inclui acompanhamento pedagógico, flexibilização curricular, regulamentação própria, parcerias com entidades desportivas e a existência de infraestruturas como o Centro Desportivo do IPVC e o Gabinete de Saúde e Bem-Estar. A iniciativa de entrega dos “Prémios de Mérito Desportivo” decorreu no Teatro Municipal de Matosinhos e o Selo Estudante-Atleta atribuído ao Politécnico de Viana do Castelo foi recebido pela vice-presidente do IPVC, Ana Sofia Rodrigues. “Esta distinção valida a nossa visão sobre o papel do desporto na formação integral dos estudantes. O IPVC tem feito uma aposta crescente na promoção do desporto, e do desporto inclusivo, de forma a garantir as oportunidades, o reconhecimento e as condições para que os estudantes possam alcançar o seu melhor dentro e fora das salas de aula”, afirma Ana Sofia Rodrigues. Mais de 60% dos estudantes-atletas representam a instituição Atualmente, o Politécnico de Viana do Castelo conta com mais de uma centena de estudantes que competem em nome da instituição, dos quais 44 beneficiam do Estatuto de Estudante-Atleta. Destes, 27 representaram oficialmente o IPVC em competições nacionais e internacionais, o que significa que mais de 60% dos estudantes-atletas competem em representação da instituição. O Selo Estudante-Atleta é válido por dois anos, até 2027, e pretende incentivar a criação de ambientes académicos mais inclusivos e flexíveis para os estudantes-atletas, assegurando também condições para o desenvolvimento pós-carreira desportiva e reforçando o desporto como uma dimensão essencial da educação superior.

FISATUR já navega pelo Atlântico

A rota à vela culmina em Viana do Castelo, após escalas em França e Espanha, dando palco a projetos portugueses de turismo marítimo sustentável. O Trade Navigation Tour representa um marco no projeto FISATUR, juntando inovação, tradição e sustentabilidade ao longo de duas semanas de viagem marítima e encontros em terra. A rota inclui oito paragens principais — de Concarneau (França) a Viana do Castelo (Portugal) — e visitas complementares a comunidades locais com forte ligação ao mar, como Esposende, Caminha, A Guarda ou San Cibrao. Com atividades que vão de showcookings com algas em França a experiências de apanha de bivalves na Galiza ou a eventos culturais em Portugal, o TNT pretende valorizar o património marítimo e impulsionar a cooperação entre pescas, aquacultura, turismo e inovação. A comitiva que segue na viagem inclui, entre outros, representantes das entidades que se destacaram no projeto. De Portugal seguem viagem elementos do projeto vencedor da convocatória FISATUR, assim como um outro participante: Preservação do Património Marítimo em Esposende: projeto liderado por Fernando Ferreira, diretor do Museu Marítimo de Esposende, que combina restauro de embarcações tradicionais com tecnologia 3D e atividades educativas. “A nossa missão é trazer à vida a história marítima da região, aproximando novas gerações das tradições locais e da cultura náutica”, explica. Oficina do Mar: projeto que tem como objetivo preservar e promover o património cultural marítimo através de workshops práticos, construção de embarcações tradicionais e atividades ao ar livre, dinâmicas e sustentáveis. Goretti Silva, docente e investigadora do IPVC, responsável, em Portugal, pelo FISATUR, explica que o projeto promove “a diversificação das atividades ligadas ao mar através de práticas de turismo sustentável que aumentam a resiliência das comunidades costeiras num contexto de grandes mudanças ambientais e sociais.” Destaques 17 a 30 de setembro de 2025 Paragens de barco: 7 portos visitados em França, Espanha e Portugal Visitas em terra: 8 comunidades costeiras Atividades: workshops, dias abertos, fóruns regionais, eventos regionais de turismo marítimo, sessões B2B, atividades escolares Objetivo: valorizar o turismo marítimo sustentável e reforçar a cooperação atlântica Acompanhe todas as informações sobre a viagem em www.fisatur.org ou no linkedin.

Formação para estudantes IPVC

Arranca a terceira edição do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP), uma formação microcredenciada de curta duração e totalmente gratuita, que desafia os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo a pensar de forma criativa, a trabalhar em equipa interdisciplinar e a desenvolver projetos inovadores com impacto real. As candidaturas decorrem até 30 de setembro. O Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) regressa ao Politécnico de Viana do Castelo para a sua terceira edição, reforçando o compromisso da instituição com a promoção de metodologias de aprendizagem ativas e inovadoras. A formação, que confere 6 créditos ECTS, destina-se a todos os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo (CTeSP, licenciaturas ou mestrados) e permite uma experiência única de aprendizagem baseada em projetos, design thinking e cenários futuros. Ao longo do programa, os estudantes trabalham em equipas interdisciplinares, acompanhados por docentes que assumem o papel de facilitadores, e são desafiados a criar soluções inovadoras a partir de temas ou problemas com relevância atual e futura. No final, os projetos desenvolvidos são apresentados publicamente, promovendo competências de comunicação, planeamento, investigação, criatividade e trabalho em equipa. O PIP inclui, ainda, uma Semana Imersiva, que, nesta edição, irá decorrer no município de Caminha. Totalmente gratuita, esta formação microcredenciada de curta duração define-se como um espaço privilegiado de cocriação e experimentação pedagógica, aproximando os estudantes das dinâmicas de inovação e preparando-os para os desafios da vida profissional. Cartaz

Organização de eventos sustentáveis

Já estão abertas as candidaturas para a nova formação microcredenciada de curta duração em Interpretação ISO 20121:2024 – Sistemas de Gestão de Eventos Sustentáveis, promovida pelo Politécnico de Viana do Castelo. Dirigida a profissionais do setor, esta formação pretende capacitar os formandos para a implementação e melhoria de práticas sustentáveis no planeamento e organização de eventos, assegurando o alinhamento com os mais recentes referenciais internacionais. as candidaturas decorrem até 25 de setembro. O Politécnico de Viana do Castelo acaba de abrir candidaturas para a formação microcredenciada de curta duração em Interpretação ISO 20121:2024 – Sistemas de Gestão de Eventos Sustentáveis” uma aposta estratégica alinhada com os objetivos da Blue Design Alliance (PRR-BDA) e com a promoção da sustentabilidade na região. A formação tem como objetivo dotar os formandos de competências para interpretar e aplicar os requisitos da mais recente versão da norma ISO 20121. Este referencial internacional define boas práticas para integrar os princípios de sustentabilidade ambiental, social e económica em todas as fases da gestão de eventos, independentemente da sua dimensão. O programa combina sessões teóricas interativas com estudos de caso práticos, podendo ainda incluir simulações de auditoria em contexto real. Desta forma, os participantes são desafiados a aplicar o conhecimento adquirido a situações concretas, reforçando a ligação entre a norma e o quotidiano da gestão de eventos. A formação irá decorrer em formato online. Bolsa de incentivo Todos os participantes que concluam com sucesso esta formação terão direito a uma bolsa de estudo correspondente a 100% do valor da propina. As candidaturas decorrem através da plataforma do Politécnico de Viana do Castelo, em: https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/page.
Atualizado em 06/10/2025

Arquivo

Desculpe, não há resultados que correspondam à sua pesquisa.
Tente pesquisar um termo diferente ou use os filtros disponíveis para navegar.