Projetos aprovados com apoio do Norte 2030
Três projetos estratégicos do Politécnico de Viana do Castelo foram aprovados no âmbito do Programa Regional Norte 2030, representando um investimento superior a 3,4 milhões de euros. As iniciativas reforçam a aposta da instituição na investigação aplicada, na transição energética e na internacionalização científica, pilares centrais da sua estratégia de desenvolvimento e inovação.
O Centro para a Transição Energética e Telecomunicações do Politécnico de Viana do Castelo, que será construído na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), é um dos projetos aprovados pela CCDR-N no âmbito do Norte 2030. Inserido no projeto 3AS – Ambientes de Aprendizagem Ativa Sustentáveis, o novo centro integra a estratégia de modernização das infraestruturas pedagógicas da instituição, promovendo novos modelos de ensino-aprendizagem baseados na sustentabilidade, digitalização e inovação tecnológica.
Aprovado está também o 3IC – Potenciar o Crescimento e Internacionalização da Investigação no IPVC, um projeto centrado na criação de condições estratégicas para o reforço da investigação aplicada e da cooperação científica internacional. O investimento permitirá consolidar o posicionamento do IPVC em redes e consórcios de investigação europeus e apoiar o desenvolvimento de projetos que promovam a internacionalização e a visibilidade da ciência produzida na instituição.
Completa o conjunto de aprovações o projeto Manutenção Preditiva de Estruturas em Sistemas de Energia Renovável Offshore (inserido no projeto Maintenance4Sea 4.0), que aposta na investigação e aplicação de soluções tecnológicas avançadas para a monitorização e manutenção de infraestruturas energéticas, num contributo direto para a transição energética e a sustentabilidade ambiental, e está alinhado com a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo.
No total, os três projetos representam um investimento global superior a 3,4 milhões de euros, dos quais 2,9 milhões são comparticipados pelo Norte 2030, no âmbito da criação da nova Rede Temática Regional “Valorização do Ensino Superior e do Conhecimento no Norte”, formalizada recentemente em Guimarães, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.
O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, sublinha que “estes projetos traduzem o compromisso do IPVC com a inovação e a valorização do conhecimento, promovendo uma ciência aplicada e orientada para os desafios reais das comunidades e das empresas.”
“Estamos a investir de forma sustentada na criação de infraestruturas, redes e condições que potenciem a investigação e a transferência de conhecimento. Estes investimentos consolidam o posicionamento do Politécnico de Viana do Castelo como instituição moderna, inovadora e internacionalmente relevante”, afirma o presidente.
O Politécnico de Viana do Castelo tem ainda submetidos dois projetos estruturantes adicionais, as Infraestruturas Tecnológicas SUSTEMARE, a construir no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), em Viana do Castelo, e 3AR, a ser edificado na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), em Ponte de Lima, que aguardam aprovação e prometem reforçar a ligação entre investigação científica, sustentabilidade e inovação tecnológica, consolidando a presença do IPVC entre as instituições de ensino superior mais ativas na produção e transferência de conhecimento no Norte do país.
O SUSTEMARE responde a uma prioridade assumida na Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte (S3 NORTE 2027), que identificou o binómio Energias Oceânicas / Alto Minho – Viana do Castelo como estratégico. A partir desse enquadramento, o Politécnico de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o apoio de centros de I&D de excelência como o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESCTEC) e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), mas também a Universidade do Minho, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Centro de Interface Tecnológico Industrial CiTiN, nascido no seio do IPVC, lançaram as bases para um centro de tecnologia e inovação aplicada às reais necessidades do tecido económico. (mais informações sobre o SUSTEMARE AQUI)
Já o 3AR nasce da articulação entre o Politécnico de Viana do Castelo, os municípios de Ponte de Lima e Melgaço, a CIM do Alto Minho, o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e os seus polos regionais, de Vairão e Braga, assim como um vasto leque de empresas, cooperativas, associações de produtores e entidades científicas. (Mais informações sobre o 3AR AQUI).
28/10/2025