Estudante de Ilustração e Produção Gráfica premiado

12/03/2024

Um dos vencedores no concurso ibérico Calendário Inapa 2024

O estudante William Andrade Lucena, do Curso Técnico Superior Profissional de Ilustração e Produção Gráfica da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, foi o vencedor do mês de Março, com a ilustração “Esgrima” para o Calendário Inapa 2024, com o tema dos Jogos Olímpicos que este ano se realizam em Paris.

Nesta edição, os estudantes do CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica da ESE, foram convidados a participar com mais 12 politécnicos e universidades de Portugal e Espanha, no desenvolvimento das propostas de ilustração para o Calendário Inapa. Para a realização deste projeto, foram avaliados os trabalhos de mais de 500 alunos a nível ibérico, que apresentaram propostas para os 12 temas de modalidades olímpicas ilustradas em cada mês e capa do calendário “Inapa Olympic Games”.

O Calendário Inapa é um projeto desenvolvido na unidade curricular de Produção Gráfica, acompanhado e orientado pelo docente Sérgio Dias da ESE. Para este projeto, os alunos do curso de Ilustração e Produção Gráfica receberam formação em parceria com a Inapa na área gráfica: papel, tipos de impressão e acabamentos. Cada aluno apresentou a sua proposta argumentando a sua criatividade, o papel e a técnica de impressão escolhidos.

O Grupo Inapa é uma das empresas líder na distribuição de papel na Europa e produtos para as artes gráficas, embalagens e comunicação visual. A parceria entre o CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica e a Inapa, pretende proporcionar uma maior ligação dos estudantes à indústria gráfica, promovendo não só a criatividade, mas também uma adaptação ao formato e técnica de impressão para dar um resultado de produção de alta qualidade.

A seleção final dos trabalhos é feita por um júri de uma das agências criativas a nível internacional, como é o caso da Unlock, em 2024, que escolhe os que considera de melhor qualidade em cada instituição de ensino. Todos os anos são produzidos e distribuídos 4000 exemplares na Península Ibérica, utilizando as mais diversas técnicas de impressão e papéis, divulgando a criatividade dos estudantes ao longo do ano.

Na edição 2023 do Calendário Inapa “Desenhando Fantasias”, em que o IPVC participou pela primeira vez, foi também selecionada a estudante Patrícia Ribeiro, do CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica da ESE, com a ilustração “Sinalização Viscom na Fábrica de Chocolate”.

Este ano, a Inapa promove uma nova formação e apresentação do briefing para o Calendário Inapa 2025, aos alunos da unidade curricular de Produção Gráfica na ESE.

Atualizado em 27/03/2024