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Apresentação
O Técnico Superior Profissional em Serviços Educativos e Património Local está qualificado para implementar atividades que promovam a valorização e a proteção do Património, aplicando conceitos teóricos e aprendizagens práticas e interdisciplinares, numa abordagem técnica com ênfase educacional. Deverão também demonstrar autonomia na implementação de atividades relacionadas com o Património Natural e Cultural em serviços de extensão educativa.
O profissional deste curso apoia e participa em projetos e ações, de natureza educacional, que estimulem uma visão sustentável do Património e um sentido de pertença para as comunidades locais anfitriãs e para o público visitante, procurando dinamizar diferentes públicos e serviços educativos, nomeadamente junto de Áreas Protegidas, Geoparques, Geossítios, Centros Interpretativos, Museus, Casas-Museu e outros espaços de natureza educativa, com marcada vertente ambiental e cultural.
Procura, também, interagir com as forças vivas locais e regionais com o objetivo de potenciar e desenvolver recursos e estratégias que valorizem o território, as suas forças e os seus agentes e atores.
Dispensa dos exames nacionais para ingresso no Ensino Superior e obtenção de um Diploma Técnico Superior Profissional;
Estágio garantido em contexto real de trabalho (1 semestre);
Cursos com elevada empregabilidade;
Possibilidade de prosseguimento de estudos para Licenciaturas (com equivalências/creditações).
Comissão de curso
Acesso
Podem-se candidatar-se:
Também os maiores de 23 anos que tenham sido aprovados nas provas destinadas a avaliar a capacidade para frequência no Ensino Superior podem candidatar-se.
Contingentes
Candidatos nacionais ou equivalente;
Objetivos
O Técnico Superior Profissional em Serviços Educativos e Património Local está qualificado para implementar atividades que promovam a valorização e a proteção do Património, aplicando conceitos teóricos e aprendizagens práticas e interdisciplinares, numa abordagem técnica com ênfase educacional. Deverão também demonstrar autonomia na implementação de atividades relacionadas com o Património Natural e Cultural em serviços de extensão educativa.
Perfil do diplomado
O Técnico Superior Profissional em Serviços Educativos e Património Local está qualificado para implementar atividades que promovam a valorização e a proteção do Património, aplicando conceitos teóricos e aprendizagens práticas e interdisciplinares, numa abordagem técnica com ênfase educacional. Deverão também demonstrar autonomia na implementação de atividades relacionadas com o Património Natural e Cultural em serviços de extensão educativa.
Saídas Profissionais
Prosseguimento de Estudos
Os Diplomados com o CTeSP em Serviços Educativos e Património podem candidatar-se à licenciatura em Educação Básica da ESE/IPVC, com dispensa de prova de ingresso:
Plano de Equivalências
Plano de Creditações:
CTeSP – Serviços Educativos e Património Local | Licenciatura em Educação Básica (ESE-IPVC) | ||
---|---|---|---|
UC | ECTS | UC | ECTS |
Património Histórico-Cultural | 6 | Opção III: História, Arquivos e Museologia | 3 |
Literatura e Património Popular | 6 | Literatura Infanto-Juvenil | 6 |
Oficina de expressões artísticas locais | 6 | Opção II: Técnicas de Animação Artística e Cultural Expressão Dramática | 2 |
Planeamento de Projetos Artísticos | 3 | ||
Estudos Locais e Cidadania Patrimonial | 4 | Estudos Sociais | 5 |
Interculturalidade e Sociedades | 3 | ||
Artefactos com Ciência e Tradição | 3 | Opção I: Oficina das Ciências | 3 |
Estágio | 30 | Iniciação à Prática Profissional I | 3 |
Total | 58 | Total | 25 |
Plano de estudos
Unidade Curricular | Area | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Serviços Educativos I: mapeamento e competências | EFP | S1 | T:9.00 | TP:23.00 | 3.00 | Consultar |
Educação Linguística e Práticas Comunicativas | EFP | S1 | T:64.00 | 6.00 | Consultar |
Educação para o Património Natural | EFP | S1 | T:64.00 | 6.00 | Consultar |
Educação para o Património Histórico-cultural | EFP | S1 | T:64.00 | 6.00 | Consultar |
Pedagogias Ativas e Dinâmicas de Grupo | EFP | S1 | T:19.00 | TP:45.00 | 6.00 | Consultar |
Tecnologia Digital para Educar | EFP | S1 | T:9.00 | TP:23.00 | 3.00 | Consultar |
Educação Matemática e Património | EFP | S2 | T:19.00 | TP:45.00 | 6.00 | Consultar |
Interculturalidade e Sociedades | CPS | S2 | T:32.00 | 3.00 | Consultar |
Oficina de expressões artísticas locais | ADH | S2 | T:19.00 | TP:45.00 | 6.00 | Consultar |
Educação pra o Empreendedorismo | EFP | S2 | T:9.00 | TP:23.00 | 3.00 | Consultar |
Corpo, Movimento e Património | EFP | S2 | T:19.00 | TP:45.00 | 6.00 | Consultar |
Percursos Educativos de Valorização do Património Local | EFP | S2 | T:14.00 | TP:50.00 | 6.00 | Consultar |
Unidade Curricular | Area | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Serviços Educativos II: seminários temáticos | EFP | S1 | T:19.00 | TP:45.00 | 6.00 | Consultar |
Animação Cultural e Eventos | ADH | S1 | T:19.00 | TP:45.00 | 6.00 | Consultar |
Estudos Locais e Cidadania Patrimonial | CPS | S1 | T:9.00 | TP:23.00 | 3.00 | Consultar |
Literatura e Património Popular | ADH | S1 | T:19.00 | TP:45.00 | 6.00 | Consultar |
Técnicas de Comunicação e Relação Interpessoal | CPS | S1 | T:9.00 | TP:23.00 | 3.00 | Consultar |
Inglês | ADH | S1 | T:9.00 | TP:23.00 | 3.00 | Consultar |
Brinquedos com Ciência e Tradição | EFP | S1 | T:9.00 | TP:23.00 | 3.00 | Consultar |
Estágio | EFP | S2 | E:595.00 | 30.00 | Consultar |
Parcerias e estágios
Outras informações
– Convite do Município de Arruda dos Vinhos para coordenação de seminário especializado (2019)
– Participação nas Jornadas Europeias do Património, através da DRCN (2020)
Creditações Profissionais:
A experiência profissional é considerada como especialmente relevante na creditação de competências e saberes. O curso proporciona também um plano de creditações com a Licenciatura em Educação Básica:
Projetos
Até 2019:
Novos Media ao Serviço do Património Cultural do Alto Minho (financiado pela FCT)
Depois de 2020:
– Boas Práticas em Serviços Educativos na Região do Minho (equipa docente e discente)
– Produção de materiais pedagógicos e didáticos sobre o Património Local do Alto Minho (várias UC do Curso, nomeadamente Educação para o Património Histórico-Cultural e Natural, Pedagogias Ativas e Dinâmicas de Grupo, – Percursos Educativos de Valorização do Património Local e Educação Matemática e Património)
– Realização de mostras documentais periódicas e exposições na Escola Superior de Educação
Em 2021
-Exposição “O Vinho, a Arte e os Homens” – Rota do Românico (Comissariado Científico)
– Programa Eco-Escolas (ESE-IPVC)
Matilde Sobral – Dinamização do Serviço Educativo do Centro Interpretativo do Castro de São Lourenço, em Esposende – consiste na re(qualificação) da oferta de atividades do serviço educativo, destinadas a distintos públicos como o escolar, famílias e outros públicos locais, tendo em vista a sensibilização para a importância do Património Local e da Arqueologia em particular. Ana Barroso – Construção do Serviço Educativo do Centro Interpretativo de História Militar em Ponte de Lima – dinamização de exposição e visitas guiadas Ana Carolina Gomes – O Mosteiro de Vila Nova de Muia em Ponte da Barca (dinamização cultural e educativa através do projeto “Há Vida no Mosteiro” Maria do Carmo Tinoco – Estudo do percurso do aqueduto do Convento das Ursulinas (a publicar em revista científica nacional) Natália Azevedo – A Capela de Nossa Senhora do Norte na freguesia de Deão (estudo deste exemplar do património cultural local): projeto Rural 3.0 |
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