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Apresentação
O Curso de Especialização em Administração Escolar e Inovação Educacional visa qualificar para o exercício de funções de direção e de gestão pedagógica e administrativa nos estabelecimentos de educação e ensino, nomeadamente nas suas dimensões técnica (pedagógica), de conceção (gestão operacional), de relações humanas e de gestão externa (Santos, 2009)1.
O desenvolvimento do seu Plano de Estudos contempla diferentes domínios da gestão e administração escolar, contextualizando-os numa perspetiva nacional e internacional de melhoria das escolas, onde a inovação desempenha um papel nuclear e onde se destaca o movimento do School Improvement.
Esta perspetiva de melhoria educativa eleva a aprendizagem dos estudantes a uma dimensão ampla, ou seja, que engloba o ensino em sala de aula, a escola como um todo, a aprendizagem organizacional, as práticas de liderança, mas também o contexto macro das políticas educativas. Por essa razão, o conjunto das unidades curriculares que integra o plano de estudos do curso pretende contribuir para uma formação de lideranças orientadas para o sucesso educativo em sentido abrangente, tendo por referência o despacho conjunto nº198/99, de 15 de Fevereiro que identifica as competências específicas para esta área de formação especializada.
1 Santos, B. (2009). O Gestor Escolar segundo a Inspeção-Geral da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Tese de Mestrado).
Brochura: Administração Escolar e Inovação Educacional
Comissão de curso
Acesso
Docentes (Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores do Ensino Secundário) e outros profissionais da educação que exerçam ou pretendam vir a exercer funções no âmbito:
– Da Direção de Escolas/Agrupamentos de Escolas (públicas e privadas);
– Da Coordenação de setores específicos de Escolas/Agrupamentos de Escolas (i.e. Coordenação de Estabelecimento Educativo; Coordenação de Departamentos Curriculares; Coordenação de Turma);
– Da Direção e Gestão técnica superior de organismos (centrais e regionais) do Ministério da Educação e de departamentos municipais de educação.
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Para efeitos de progressão na carreira docente nos termos do artigo 54º do ECD: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores do Ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, cinco anos de serviço docente.
Objetivos
Este curso visa qualificar para o exercício das funções de direção e de gestão pedagógica e administrativa nos estabelecimentos de educação e de ensino.
Perfil do diplomado
Competências a desenvolver:
1– Competências de análise crítica:
1) Analisar e interpretar a escola e a organização escolar à luz dos contributos teóricos das ciências da educação, designadamente nos domínios da sociologia da educação e da escola, da política educativa ou da educação comparada, da teoria curricular e das ciências da organização, e ainda da administração pública e do direito administrativo;
2) Fundamentar o processo de tomada de decisão em procedimentos de investigação e de inovação educacional.
2– Competências de intervenção:
1) Liderar processos de inovação, envolvendo a comunidade educativa e criando redes de apoio à mudança na escola;
2) Promover a participação da comunidade educativa nos processos de tomada de decisão;
3) Utilizar métodos e técnicas de planeamento e gestão educacional, organizacional, patrimonial, de recursos humanos e financeiros, designadamente na programação do ano letivo;
4) Utilizar modelos de gestão curricular na organização dos programas educacionais;
5) Elaborar projetos educacionais e financeiros, respeitando o primado da dimensão pedagógica;
6) Avaliar contextos, situações, programas, processos e produtos educativos, quer a nível institucional quer a nível intermédio, com vista a melhorar a qualidade dos projetos educativos;
7) Coordenar e dinamizar programas de apoio educativo, de apoio social e de flexibilização curricular;
8) Estabelecer programas de interação entre a escola e o território educativo e, nomeadamente, entre a escola e a família;
9) Promover um clima de relações humanas adequadas nas organizações escolares e gerir os conflitos.
3– Competências de formação, de supervisão e de avaliação:
1) Coordenar a organização de planos e programas de formação do pessoal docente e não docente;
2) Coordenar programas de orientação educativa e de animação social na escola;
3) Coordenar ações e programas de investigação que permitam quer a compreensão dos fenómenos e processos educativos quer a concretização de transformações organizativas;
4) Supervisionar a execução dos programas e processos organizativos e o desempenho do pessoal;
5) Coordenar a avaliação do pessoal docente e não docente e dos programas de gestão curricular, de recursos humanos, de recursos físicos e financeiros.
4– Competências de consultoria:
1) Colaborar na instrução e esclarecimento dos dossiers e matérias relativas ao bom desempenho das competências dos membros dos diferentes órgãos da escola;
2) Assessorar os membros dos órgãos de administração e gestão da escola, do conselho local de educação, do centro da área educativa e do centro de formação da associação de escolas, na instrução de processos, nomeadamente para a tomada de decisão.
Prosseguimento de Estudos
Créditos:
– Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS): 60 créditos
– Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC): 10 créditos
Plano de estudos
Unidade Curricular | Area | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Políticas Educativas, Liderança e Administração Escolar | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Desenho e Avaliação de Programas em Educação | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Inclusão e Sucesso Educativo | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Seminários em Métodos de Investigação e Inovação | EFP | S1 | S:16.00 | 6.00 | Consultar |
TIC em Contextos Educativos (opcional) | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Gestão Pedagógica e Inovação nas Escolas | EFP | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Inovação, Qualidade Educativa e Planos de Melhoria | EFP | S2 | TP:48.00 | 6.00 | Consultar |
Gestão e Avaliação de Recursos Humanos em Educação | EFP | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Contabilidade e Gestão Financeira nas Organizações Educativas | EFP | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Processos de Supervisão Pedagógica (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Processos de Mudança (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Seminários de Apoio ao Projeto: Gestão e Inovação Educacional | EFP | S2 | S:32.00 | 8.00 | Consultar |
Corpo docente
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