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Apresentação
Os desafios que se colocam às sociedades contemporâneas, nomeadamente em matéria de educação e ensino e da afirmação de uma escola autónoma, democrática e de qualidade, requerem/exigem, dos contextos e profissionais educativos, respostas ajustadas às necessidades de transformação social, no contexto de um futuro cada vez mais incerto e complexo.
Este desiderato passa necessariamente pela criação de condições para o exercício da autonomia, por parte dos estabelecimentos de educação e de ensino, designadamente no domínio da formação de pessoal docente devidamente qualificado para o exercício de cargos e funções de administração e de gestão das escolas. Entende-se, por isso, de grande relevância a oferta de abordagens formativas sustentadas numa perspetiva de melhoria educativa que eleve a aprendizagem dos estudantes a uma dimensão ampla, ou seja, que englobe o ensino em sala de aula, a escola como um todo, a aprendizagem organizacional, as práticas de liderança, mas também o contexto macro das políticas educativas.
Este curso de Pós-Graduação, assumindo a modalidade b-learning, além de permitir consolidar o papel da ESE-IPVC na região como instituição de ensino superior de referência na formação de profissionais da educação, permitirá também ampliar o âmbito territorial de influência através de oferta regular de formação especializada que habilite para o exercício de cargos/funções Proposta de Criação de Cursos CRC-01/01 Rev. 2/ 2022.06.09 2/ 2 como Diretor de Agrupamento/Escola (formação reconhecida pelo Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua – CCPFC).
Neste contexto, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) constitui uma janela de oportunidade para alavancar a capacidade da ESE-IPVC responder a estes desafios, de capacitação do corpo docente para o exercício de cargos e funções de administração e de gestão das escolas, no âmbito específico da medida de impulso adulto, indo ao encontro das exigências inerentes à formação ao longo da vida numa perspetiva de capacitação e atualização destes profissionais.
Esta Pós-Graduação pretende capacitar para o exercício de cargos e funções de administração e de gestão das escolas.
Mais informação sobre o PRR|Baits: Ativar (ipvc.pt)
Comissão de curso
Acesso
Docentes (Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores do Ensino Secundário), e outros profissionais habilitados no domínio da educação, que exerçam ou pretendam vir a exercer funções no âmbito:
Da Direção de Escolas/Agrupamentos de Escolas (públicas e privadas);
Da Coordenação de setores específicos de Escolas/Agrupamentos de Escolas (i. e. Coordenação de Estabelecimento Educativo; Coordenação de Departamentos Curriculares; Coordenação de Turma);
Da Direção e Gestão técnica superior de organismos (centrais e regionais) do Ministério da Educação e de departamentos municipais de educação.
Objetivos
O curso de Pós-Graduação/especialização em Administração e Gestão Escolar e Inovação Educacional tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências que capacitem para exercício de cargos e funções de administração e de gestão das escolas.
Esta Pós-Graduação, visando qualificar para o exercício de funções de direção e de gestão pedagógica e administrativa nos estabelecimentos de educação e ensino, nomeadamente nas suas dimensões técnica (pedagógica), de conceção (gestão operacional), de relações humanas e de gestão externa, contempla diferentes domínios da gestão e administração escolar, contextualizando-os numa perspetiva nacional e internacional de melhoria das escolas, onde a inovação desempenha um papel nuclear e onde se destaca o movimento do School Improvement.
Com efeito, o conjunto das unidades curriculares que integra o plano de estudos desta Pós-Graduação pretende contribuir para uma formação de lideranças orientadas para o sucesso educativo em sentido abrangente, tendo por referência o regime jurídico da formação especializada de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário (D. L. n.º 95/97, de 23 de Abril) e o Despacho Conjunto SEEI/SEAE n.º 198/99, de 15 de fevereiro, que identifica as competências específicas para esta área de formação especializada.
Perfil do diplomado
Esta Pós-Graduação permite desenvolver várias competências.
1– Competências de análise crítica:
2- Competências de intervenção:
3- Competências de formação, de supervisão e de avaliação:
4- Competências de consultoria:
Prosseguimento de Estudos
Créditos:
– Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS): 60 créditos
Plano de estudos
Unidade Curricular | Area | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Políticas Educativas e Administração Escolar | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Desenho e Avaliação de Programas em Educação | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Escola, Inclusão e Sucesso Educativo | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Seminários em Métodos de Investigação e Inovação | EFP | S1 | TP:16.00 | 6.00 | Consultar |
TIC em Contextos Educativos (opcional) | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Processos de Mudança (opcional) | CPS | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Processos de Supervisão Pedagógica (opcional) | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Gestão Pedagógica e Inovação nas Escolas | EFP | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Inovação, Avaliação e Qualidade Educativa | EFP | S2 | TP:48.00 | 6.00 | Consultar |
Liderança e Gestão de Equipas Educativas | EFP | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Contabilidade e Gestão Financeira nas Organizações Educativas | EFP | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Seminários de Apoio ao Projeto: Gestão e Inovação Educacional | EFP | S2 | TP:32.00 | 9.00 | Consultar |
Outras informações
Tratando-se de um curso de natureza híbrida (b-learning), esta Pós-Graduação contará com:
– Sessões de formação presencial conjunta;
– Sessões de formação online síncrona (nomeadamente com especialistas e profissionais externos ao IPVC com conhecimento e experiência no âmbito das temáticas de cada UC);
– Sessões de formação online assíncrona (realização de atividades de trabalho autónomo, participação em fóruns; etc.).
Corpo docente