Performativity(ies) of Memory(ies)
Data de publicação

Interdisciplinary Conference
23-24 October 2025
Escola de Educação
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Viana do Castelo, Portugal
Convenor: Frederico Dinis (ESE-IPVC, ID+)
A Conferência Interdisciplinar Performativity(ies) of Memory(ies) convida artistas, investigadores e académicos de todo o mundo a participar num diálogo crítico sobre as interseções entre performatividade e memória. O evento é organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pelo Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), em cooperação com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
A edição deste ano contará com conferências plenárias de Eleni Ikoniadou (Universidade Aristóteles de Salónica, Grécia), Laura Castro (Universidade Católica Portuguesa, Portugal), Leonor Areal (Universidade NOVA de Lisboa, Portugal) e Sarah Bay-Cheng (Universidade de Toronto, Canadá). A programação inclui ainda performances de cody.xv e Patrícia Oliveira, bem como sessões de comunicação com 70 autores de 25 países.
Desde as célebres William James Lectures de J.L. Austin, em 1955, o conceito de performatividade tem influenciado profundamente o pensamento crítico em áreas tão diversas como a linguística, a filosofia, o teatro, os estudos de género e os media. Na contemporaneidade, marcada pelas novas tecnologias e pela hibridez dos media, a performatividade assume novas formas, abrindo espaço a perspetivas teóricas e artísticas inovadoras.
A memória, por sua vez, continua a ser um campo central de estudo na compreensão de como indivíduos e comunidades constroem as suas identidades. De memória coletiva (Halbwachs) a teatros da memória (Banu), memória incorporada (Taylor) ou memória como ato performativo em curso (Schneider), as teorias da memória exploram os espaços fluidos entre passado e presente, privado e público, individual e coletivo. Através da prática artística e cultural, a memória revela a sua força performativa – produzindo presenças, amplificando emoções e criando novas materialidades, quer em experiências corporizadas, quer mediadas pela tecnologia.
A Conferência Interdisciplinar Performativity(ies) of Memory(ies) pretende abordar a memória na criação contemporânea em três dimensões principais:
- Memória e processo criativo: como a memória molda e é moldada pela investigação artística.
- Memória como espaço em construção: corpos, textos, sons, imagens e narrativas enquanto lugares de produção de memória.
- Políticas da memória: como as sociedades contemporâneas e as práticas artísticas negociam a recordação e o esquecimento.
Ao reunir uma comunidade internacional de investigadores e artistas, a conferência procura fomentar o debate interdisciplinar e destacar abordagens criativas que aproximam a prática artística da investigação e da memória.
Mais informações: https://pmic2025.wordpress.com/