Skip to main content

esdl s4dc logo

Sport for Development Center - Escola Superior de Desporto e Lazer - (S4DC - ESDL)

O desporto tem o potencial para fortalece a capacidade dos jovens para que estes moldem o seu futuro e se tornem cidadãos ativos. É também uma fonte de solidariedade, de espírito de equipa, possibilitando a criação de bem-estar, tendo por base uma compreensão holística das necessidades físicas, psicológicas e emocionais das pessoas, bem como da sua dignidade enquanto seres humanos.

Em 2001, a Organização das Nações Unidas criaram o Escritório das Nações Unidas do Desporto ao serviço do Desenvolvimento e da Paz (UNOSDP) tendo em perspetiva que o desporto e o jogo são vitais para promover o desenvolvimento e a paz. Em 2013 foi instituído o dia 6 de abril como o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz.

O Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz (DSDP) é um campo caracterizado por um pluralismo teórico, sendo que para a ESDL- S4DC o DSDP é definido como “o uso do desporto para exercer uma influência positiva na saúde pública, na socialização das crianças, jovens e adultos, na inclusão social, no desenvolvimento económico de regiões e Estados e na promoção da interculturalidade e na resolução de conflitos”1. As atividades promovidas têm por objetivo o uso do desporto como uma ferramenta para alcançar, por exemplo, empowerment das pessoas evolvidas, construção da paz, educação para a saúde, igualdade de gênero, e inclusão social de pessoas com deficiência.

Missão da ESDL- S4DC
Promover o desporto enquanto veículo do desenvolvimento e da paz, contribuindo para a construção de um mundo socialmente mais justo e equitativo.

Objetivos da ESDL- S4DC

Promover projetos e serviços de assistência técnica onde o deporto e os valores olímpicos são utilizados como ferramentas ao serviço do desenvolvimento, da paz e da mudança social;
Promover a produção de conhecimento e a docência sobre o desporto ao serviço do desenvolvimento, da paz e da mudança social;
Criar e fortalecer redes/ parcerias para aprofundar o conhecimento sobre o desporto como promotor do desenvolvimento, da paz e da mudança social;
Promover a transferência de conhecimentos, competências e recursos no âmbito do desporto ao serviço do desenvolvimento, da paz e da mudança social;
Promover o desenvolvimento de capacidade no âmbito do desporto ao serviço do desenvolvimento, da paz e da mudança social;
Funcionar como uma plataforma (hub) de referência em Portugal na promoção do deporto e dos valores olímpicos enquanto ferramentas ao serviço do desenvolvimento, da paz e da mudança social;

Valores da ESDL- S4DC

Cidadania global;
Multidisciplinaridade;
Interculturalidade;
Solidariedade;
Excelência;
Amizade;
Respeito.

A ESDL- S4DC perspetiva o desporto como uma forma de aprendizagem ao longo da vida onde crianças, jovens e adultos adquirem competências para a vida que os ajudam a lidar com os desafios cotidianos e a moldar ativamente as suas vidas.

A ESDL- S4DC tem uma abordagem tendo por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis das Nações Unidas2, nomeadamente:

Saúde: Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar (ODS 3);
Educação: Garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade (ODS 4);
Mulheres e meninas: Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e meninas (ODS 5);
Empregabilidade: desenvolver competências transferíveis para o emprego (ODS 8);
Sociedade Inclusiva: criar comunidades que abraçam diferenças étnicas, culturais e físicas (ODS 11);
Sociedades pacíficas: resolução de conflitos, promoção da paz e criação de espaços seguros (ODS 16).

A intervenção da ESDL- S4DC terá sempre em consideração as especificidades do contexto onde atua, sem nunca perder de vista os princípios fundadores do desporto ao serviço do desenvolvimento, da paz e da mudança social. O ESDL- S4DC parte do pressuposto que o desporto promove o bem-estar, tendo por base uma compreensão holística das necessidades físicas, psicológicas e emocionais das pessoas, bem como da sua dignidade enquanto seres humanos, contribuindo para a construção de um mundo socialmente mais justo e equitativo.

A ESDL- S4DC promove a utilização de múltiplos desportos, incluindo os de aventura/ ação, tendo em consideração que estes últimos têm uma cultura desportiva própria, com normas e um sistema de valores que deve ser respeitado, que incluem, entre outros, um ambiente antiautoritário, não competitivo, individualista e criativo3.

__________________
1 Lyras, A. Peachey, J. W. (2011) Integrating sport-for-development theory and praxis. Sport Management Review. 14(4) 311-326.
2 http://www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-development-goals/
3 Thorpe, H. (2016). Action sports for youth development: Critical insights for the SDP community. International Journal of Sport Policy and Politics, 8, 91-116.

Contactos:
Bruno Silva (coordenador) silvabruno@esdl.ipvc.pt
Ricardo Lima (cocoordenador) ricardo.lima@esdl.ipvc.pt

Tel. +351 258 809 678

Atualizado em 07/01/2021